Vídeo: alemães querem 'trabalhar menos' e governo busca mão de obra estrangeira

País europeu tem alta taxa de emprego e queda na

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deutsche Welle

O trabalho nunca foi tão popular e acessível na União Europeia. Em países como a Alemanha, sobra emprego. A questão é que os moradores dos países europeus mais ricos estão preferindo mais tempo livre.

Ou seja, a Alemanha pode até ter a taxa de emprego bem alta, acima de 80%. Mas a média de horas trabalhadas no geral está caindo. Um dos motivos é que muita gente está preferindo vagas de período reduzido. Os países mais ricos tentam descobrir o que fazer.

Na Alemanha, o governo oferece creches, alívios ficais e horas de trabalho mais flexíveis. Além de estar buscando mão de obra no exterior. Um desafio, porque especialistas dizem que essa é uma tendência.

A chamada geração "baby boomer" —nascida até meados dos anos 1960 na Europa —está se aposentando. E as gerações seguintes não querem trabalhar tanto.

Um estudo da Câmara da Indústria e Comércio apontou que mais de 60% dos empregadores veem a nova geração de alemães como desmotivada e pouco flexível. Outra pesquisa mostrou que jovens alemães entre 18 e 24 anos prefeririam ficar desempregados, a manter um emprego que não gostam.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.