Descrição de chapéu União Europeia

Vídeo: Ambientalistas pedem que franceses parem de comer rãs

Espécies selvagens se encontram sob ameaça em diversos países exportadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deutsche Welle

"Franceses, parem de comer rã!". Esse foi um apelo feito por ambientalistas ao presidente Emmanuel Macron. Mais de 500 cientistas querem que esse bichinho tenha um destino diferente. Eles afirmam que o apetite dos franceses por rãs é "destrutivo para a natureza".

A União Europeia importa todos os anos mais de 4 mil toneladas de pernas de rã, a maior parte para a França. Como resultado, em países exportadores como Indonésia, Vietnã e Turquia, várias espécies selvagens estão ameaçadas.

O grupo de cientistas denuncia que as populações de rãs na União Europeia são protegidas por lei. Mas que o bloco ainda tolera a captura de milhões desses animais em outros países, mesmo que isso represente um risco.

A intenção dos ambientalistas é pressionar para a ampliação da política de proteção europeia, e querem que a França - como maior consumidora - encabece a causa.

Foto mostra uma rã sozinha em um grande gramado
Ambientalistas fizeram um apelo ao presidente da França, Emmanuel Macron, pedindo que os franceses não consumam carne de rã - Marlon Costa/AGIF

Não é só uma questão de parar de comer rãs, não, viu? Os cientistas alertam que a extinção desses anfíbios poderia levar a um aumento de pragas de insetos, como os que transmitem a malária, por exemplo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.