Vídeo: Cidade alemã oferece ônibus gratuito para todos

Erlangen, na Baviera, quer convencer seus moradores a deixarem os carros na garagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deutsche Welle

Como incentivar que os alemães apaixonados por carros usem transporte público? Tornando os gratuitos.

Pelo menos essa foi a ideia do Prefeito de Erlangen, Florian Janik . "Não é preciso nenhuma passagem. Posso entrar e andar em um ônibus o quanto quiser em uma determinada zona", diz.

"É realmente irritante, nas cidades, os carros procurando por uma vaga para estacionar e andando em círculos", completa.

Essa cidade na Baviera não é a primeira a oferecer transporte público gratuito. Iniciativas semelhantes já surgiram em Luxemburgo e Estônia. Mas na Alemanha esse é um projeto emblemático. "Melhor impossível, no centro as pessoas podem circular livremente", opina um morador.

"Esse dinheiro para o transporte público tem que vir de algum lugar. Isso significa que os contribuintes têm que pagar por isso", rebate outro. "Os carros são geralmente mais práticos, porque você pode usar quando precisa."

Críticos Dizem que o transporte público gratuito apenas dentro da cidade não é suficiente. "Em Erlangen, há muita migração pendular e as pessoas preferem usar carros porque, para elas, a frequência dos ônibus é muito baixa", diz Hans Thomas Benz do Clube de Transporte Alemão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.