Descrição de chapéu Como É Que É? pantanal

Por que os incêndios florestais estão batendo recordes no Brasil?

Priscila Camazano recebe o repórter Jorge Abreu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A luta contra o fogo na amazônia parece não ter fim para quem atua, há anos, no combate direto, como é o caso dos voluntários da Brigada de Alter —em referência ao distrito de Alter do Chão, em Santarém (PA).

Eles enfrentaram em 2023, junto a uma força-tarefa nacional, o aumento de incêndios florestais na região conhecida como Baixo Tapajós, no oeste do Pará. E agora se preparam para mais um ano difícil.

Um estudo divulgado pela rede internacional de cientistas WWA (World Weather Attribution) apontou que as mudanças climáticas agravaram em 40% as condições que levam aos incêndios recorde que assolam o pantanal neste ano.

O estudo concluiu também que as alterações no clima causadas pelas ações humanas aumentaram de quatro a cinco vezes as chances de ocorrerem no pantanal as queimadas catastróficas de junho, mês utilizado para a análise.

Para falar o por que os incêndios florestais estão batendo recordes no Brasil?, a apresentadora Priscila Camazano recebeu o repórter Jorge Abreu, no Como É que É? desta terça-feira (13).

Transmitido ao vivo direto da Redação da Folha, no centro de São Paulo, o programa da TV Folha vai ao ar de segunda a sexta-feira, pelos canais do jornal no YouTube, no Instagram, no Facebook e na Twitch.

Depois da transmissão, a íntegra das conversas segue disponível no canal da TV Folha no YouTube e também em versão áudio nos principais agregadores de podcasts.

Além do programa diário, a TV Folha publica no YouTube entrevistas, reportagens e minidocs sobre diferentes temas do noticiário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.