Descrição de chapéu Indústria 4.0

Vale investe em óculos que medem nível de cansaço de trabalhadores em minas

Dispositivo analisa velocidade de movimento das pálpebras 500 vezes por segundo para evitar acidentes

São Paulo

A Vale investiu R$ 15 milhões para adotar sistema de segurança baseado no uso de óculos inteligentes que detectam sinais de sonolência.


O equipamento é usado por profissionais que trabalham conduzindo caminhões nas operações de minas da empresa. 

O aparelho detecta o cansaço do operador e emite alertas visual e sonoro na cabine do equipamento e na central de monitoramento. 

Para fazer isso, o dispositivo mede a velocidade do movimento das pálpebras do operador 500 vezes por segundo. 
A partir do momento em que é acionada a ignição do veículo e o operador coloca os óculos é iniciado o monitoramento, em tempo real, a partir de uma central com controladores dedicados à sonolência. 

No painel de controle do caminhão, há uma tela de sete polegadas em que o empregado acompanha a sua condição física numa escala de 0 a10, sendo que a partir de 4,5 já é considerado um estado de atenção e, acima de 5, estado crítico. 
"Se necessário, o empregado é conduzido para uma sala de descanso e é substituído para evitar acidentes. 

Esse trabalho funciona a partir do cruzamento de dados com as equipes que controlam toda a frota de equipamentos móveis da Vale, via GPS.

O sistema, conhecido como Optalert, já foi instalado em mais de 160 equipamentos, envolvendo 1.200 empregados das minas do Sudeste do Pará. 

A mesma tecnologia foi implantada, inicialmente, em Moçambique (África) e começa a ser testada em Minas Gerais.

Rogério Costa, operador de caminhão fora de estrada, usando o dispositivo (optalert) de segurança
Rogério Costa, operador de caminhão fora de estrada, usa o dispositivo (optalert) de segurança - Salviano Machado/Vale

o alerta, momento em que a equipe de controle, se necessário, interage com o empregado", explica em comunicado Rafael Gomes, supervisor da área de treinamento operacional e responsável pela Gestão do Sistema Optalert.

A empresa afirma que, diante da complexidade das operações, especialmente em relação àqueles que trabalham a noite e de madrugada, a utilização desse tipo de tecnologia e plataformas digitais está trazendo ganhos nos índices de saúde e segurança, além da conservação de ativos e aumento da produtividade. 

"Nesta nova era da indústria 4.0, o uso de ferramentas que permitem maior velocidade das informações e geração de indicadores com alta confiabilidade são essenciais para mantermos ambientes cada vez mais seguros", diz Gomes.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.