Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2010 - 01h39

Contêineres de produtos químicos são recuperados em rio na China

Publicidade

DA EFE, EM PEQUIM

Um total de 6.387 contêineres foram retirados do rio Songhua, situado na província chinesa de Jilin, enquanto as autoridades debatem se os barris chegaram a contaminar o curso d'água.

Todos os contêineres retirados foram recuperados dentro dos limites de Jilin, informou a agência oficial de notícias Xinhua, que também cita as autoridades desta província, que afirmaram que as mostras de água do rio analisadas demonstraram que o caudal não tinha sido contaminado.

As autoridades de Jilin asseguraram que os mais de 7.000 contêineres, propriedade de duas plantas químicas locais, estavam selados.

No entanto, em declarações também recolhidas por este meio de comunicação, Du Jiahao, vice-governador de Heilongjiang, província vizinha ao norte de Jilin, assinalou que os exames de qualidade do Songhua em sua passagem por este território provaram que existe contaminação por vazamentos químicos.

As águas afetadas do rio chegaram a Heliongjian no sábado pela tarde, assegurou Du, e poderiam chegar até a Rússia em sua desembocadura no rio Heilong, que divide a fronteira entre China e Rússia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página