Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2010 - 20h04

Israel mata comandante de grupo rival do Hamas em Gaza

GUILA FLINT
DA BBC BRASIL, EM TEL AVIV (ISRAEL)

O comandante do grupo Exército do Islã, Islam Yassin, foi morto nesta quarta-feira no centro da cidade de Gaza quando uma aeronave da Força Aérea israelense lançou um míssil contra o veículo em que ele estava.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Pouco depois da ação, o Exército israelense assumiu a autoria do ataque e afirmou que Yassin estava preparando um atentado contra turistas israelenses no deserto do Sinai, no Egito.

Segundo os serviços médicos da cidade de Gaza, o irmão de Yassin, Mohamed, que estava com ele no carro, também foi morto no ataque, e mais duas pessoas que passavam pelo local ficaram feridas por destroços do veículo.

Há uma semana, o governo israelense publicou uma advertência quanto ao risco de um atentado iminente contra turistas israelenses no deserto do Sinai, instruindo-os a se retirarem imediatamente da região.

De acordo com a imprensa local, a advertência se referia à operação planejada por Yassin.

SEQUESTRO

Segundo os serviços de inteligência de Israel, Yassin também esteve envolvido no sequestro do jornalista da BBC Alan Johnston, que ficou quatro meses em cativeiro em Gaza em 2007.

Há duas semanas, Mohamed Nimnim, outro comandante do Exército do Islã, foi morto em um ataque semelhante da Força Aérea israelense, também na cidade de Gaza.

O grupo Exército do Islã, cujo líder é Momtaz Durmush, é considerado uma facção ligada à Jihad Global e à Al Qaeda e disputa o poder na Faixa de Gaza com o grupo Hamas, que controla a região.

O Hamas já realizou várias operações militares contra o Exército do Islã, matando dezenas de seus militantes.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página