André Barcinski

Jornalista e diretor de TV, autor de “A Explosão da Música Pop no Brasil” e “Pavões Misteriosos”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

André Barcinski

Clássico de Oliver Stone, filme sobre Kennedy é lançado em Blu-ray com cenas extras

Goste ou não do cinema de Oliver Stone, uma coisa não dá para negar: o sujeito dá a cara para bater. Poucos cineastas norte-americanos fizeram filmes tão contundentes e abordaram tantos assuntos polêmicos.

Em uma carreira de 40 anos, Stone criticou o apoio norte-americano a ditaduras ("Salvador - O Martírio de um Povo"), a guerra do Vietnã ("Platoon", "Nascido em 4 de Julho"), a obsessão americana pela violência ("Assassinos por Natureza"), a ganância yuppie dos anos 80 ("Wall Street - Poder e Cobiça") e fez perfis pouco elogiosos de presidentes ("Nixon", "W.").

Mas seu melhor filme é "JFK - A Pergunta que Não Quer Calar", sobre o assassinato de John Kennedy. Por ocasião do aniversário de 50 anos do atentado em Dallas, em 22 de novembro de 1963, o filme está sendo lançado em Blu-ray, com 17 minutos a mais que a versão exibida em 1991 nos cinemas americanos.


FILME

SOB O DOMÍNIO DO MEDO ****
Sam Peckinpah (Versátil, R$ 44,90)
Esqueça a refilmagem de 2011. A Versátil lançou esta bomba atômica de Sam Peckinpah sobre um intelectual (Dustin Hoffman) que liberta seus instintos animalescos quando sua mulher é ameaçada. Causou polêmica em 1971 e continua chocante.


DISCO

LIGHTNING BOLT ***
Pearl Jam (Universal, R$ 42,90)
Décimo disco da banda de Seattle, tem um clima mais pesado e triste que o disco anterior, "Backspacer". O Pearl Jam já virou "classic rock", uma megabanda de rock de arena. Não traz nenhuma novidade, mas nunca decepciona.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.