Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Investigação apura se hospitais fazem esquema que encarece plano de saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Promotores e procuradores iniciaram apurações em todo o país para averiguar a existência de superfaturamento em custos hospitalares. Os profissionais envolvidos na iniciativa são da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCon), órgão não governamental composto por servidores estaduais e federais que atuam na defesa do consumidor.

EFEITO COLATERAL
O objetivo é verificar possíveis ilegalidades nos valores repassados aos planos de saúde, o que, segundo a MPCon, teria impacto direto no preço cobrado dos clientes.

MIRA
E o Procon-SP lançou um abaixo-assinado pedindo o arquivamento do projeto de lei para mudar as regras dos planos de saúde. Segundo o órgão, a proposta que tramita na Câmara dos Deputados pode representar perda de direitos para os consumidores. O deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), relator do texto, diz que "é um direito" coletar as assinaturas.

IR E VIR
A defesa de Cesare Battisti pediu à Justiça para revogar a obrigação de que ele use tornozeleira eletrônica e tenha que comparecer todo mês a uma audiência. Por causa do processo a que responde por evasão de divisas, o italiano está usando o equipamento e cumprindo ordens que incluem não sair sem autorização de sua cidade, Cananeia (SP).

IR E VIR 2
Battisti, que foi preso em outubro suspeito de querer sair do Brasil rumo à Bolívia com mais dinheiro que o permitido, não se enquadra nos critérios para a aplicação das medidas cautelares, dizem seus advogados no recurso. Ele não representa risco nem pensa em fugir, afirmam.

IR E VIR 3
No Supremo Tribunal Federal, onde a possível extradição do italiano está sendo debatida, o ministro Luiz Fux espera informações pedidas ao governo Michel Temer.


VERSO PARA O FUTURO
"Quem fala que boneca/ É só pra menininha/ Não, cê tá errado/ Eu sou pra todas criancinhas/ A separação de gênero/ É uma coisa antiga/ Eu fui fabricada/ Pra alegrar sua vida."

Os versos são um trecho do single "Barbie Black", que a rapper MC Soffia, 13, lança no dia 2 de fevereiro. Ela, que escreve as letras desde os dez anos junto com a mãe, conta que o tema da música é a falta de bonecas negras nas prateleiras das lojas. "E as que tem são de um padrão só", diz.


NO COMANDO
O general Antonio Hamilton Mourão, exonerado da Secretaria de Economia e Finanças do Exército depois de falas sobre intervenção militar e de dizer que a gestão Michel Temer se equilibra mediante um "balcão de negócios", ainda não se afastou da função. Em dezembro, o governo decidiu que ele viraria adido na secretaria-geral da instituição. O substituto de Mourão tomará posse quando acabar a transição no posto.

OUTROS OLHARES
A SP-Arte, de 11 a 15 de abril, terá mais de 140 expositores de 15 países. Na edição deste ano, 26 galerias de arte vão estar na programação pela primeira vez. Espaços internacionais de renome, como David Zwirner e Marian Goodman, de Nova York, e White Cube, de Londres, também participarão.

BARRACÃO CHIQUE
O estilista Walério Araújo vai novamente assinar fantasias de famosas para o baile de Carnaval da revista "Vogue". Ele produz os figurinos de convidadas como Carol Celico, a funkeira Jojo Todynho e a atriz Suzana Pires. Suas inspirações vão desde Aleijadinho e Lampião até Iemanjá. Walério também será responsável por vestir Sabrina Sato para uma "aparição surpresa" na semana da folia.

FÉ RENOVADA
A Igreja do Passo, no centro histórico de Salvador, fechada desde 1998, será reaberta no dia 5 de fevereiro. O Iphan (órgão nacional de patrimônio) realizava uma obra de restauração no local desde 2014. O templo é tombado.


CLÁSSICOS POPULARES
A cantora Mariana Aydar foi a atração do Festival de Pré-Carnaval da Casa do Baixo Augusta, na quinta (11). O ator Júlio Andrade, sua mulher, Elen Cunha, e a cineasta Monique Gardenberg passaram por lá.


AQUECENDO A FOLIA
A cantora Mariana Aydar foi a atração do Festival de Pré-Carnaval da Casa do Baixo Augusta, na quinta (11). O ator Júlio Andrade, sua mulher, Elen Cunha, e a cineasta Monique Gardenberg passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

Começa nesta segunda (15) o curso de férias de Betty Gervitz. Às 20h, no Espaço Steps.

FIA Business School ganhou o terceiro lugar do John Molson MBA International Case Competition, em Montreal, no Canadá.

A peça "O Desmonte" estreia nesta segunda (15). Às 20h, no Sesc Consolação.

Começa nesta segunda (15) e vai até sexta (19) a semana da Índia no Condessa Bistrô.


com JOELMIR TAVARES (interino), BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.