Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

A BGC, uma das maiores corretoras de valores do mundo, reuniu seus principais clientes nesta segunda (22), em SP, para discutir se Lula, uma vez condenado, poderá disputar a Presidência.

CRISTAL
Para tentar responder à questão, a BGC convidou para a conversa o jurista Luiz Fernando Pereira, do Paraná. Ele sustenta que o PT poderá inscrever Lula como candidato no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mesmo que o petista seja condenado por unanimidade.

CRISTAL 2
O jurista assinou um parecer, feito a pedido do PT, que alterou a discussão sobre a candidatura de Lula. Publicado pela coluna em outubro, ele dizia que a condenação não tira o petista automaticamente da disputa, o que só poderia ocorrer depois de manifestação do TSE.

PÉ NA ESTRADA
E o PT embarcou cerca de dez ônibus com militantes de SP em direção a Porto Alegre para o julgamento de Lula, nesta quarta (24). Estavam previstos mais de 40 veículos, mas o partido mudou de ideia. Decidiu concentrar os petistas em SP, para aumentar a participação no protesto que acontecerá na capital paulista.

PALANQUE
O ex-presidente deve discursar depois do julgamento, em um ato marcado para as 17h na praça da República. Em seguida, os manifestantes saem em caminhada até a avenida Paulista.

ESTRADA
Além dos dez ônibus do partido que vão para Porto Alegre, outros 20 foram providenciados por movimentos sociais. Em 2017, quando Lula depôs para o juiz Sergio Moro, em Curitiba, saíram cerca de 60 veículos de SP.

AMPULHETA
Marcelo Odebrecht demorou para ter acesso aos dados e e-mails da época em que presidia o grupo de sua família. Ele deixou a prisão no dia 19 de dezembro, mas recebeu o HD com o conteúdo do computador que está apreendido na Polícia Federal há poucos dias.


NOTAS E ACORDES
O compositor Eduardo Gudin convidou o músico Toquinho e os cantores Renato Braz e Ilessi para o show "Berimbau: Um Tributo a Baden Powell", no domingo (21), no Sesc Pompeia. O percussionista Léo Rodrigues também participou.


LOGRADOURO
O prefeito João Doria (PSDB) sancionou a lei que dá o nome da ex-primeira dama Ruth Cardoso, que foi mulher do ex-presidente Fernando Henrique, a um trecho da av. Nações Unidas, na zona oeste da capital paulista. De autoria dos vereadores tucanos João Jorge e Fábio Riva, o projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal de SP em dezembro.

FATIA
Um levantamento aponta que 27% dos imóveis comercializados em Lisboa, em Portugal, em 2017 foram comprados por brasileiros. Segundo o estudo, encomendado pela consultoria imobiliária inglesa Athena Advisers, o grupo lidera as aquisições na capital portuguesa, seguido pelos turcos (9%) e pelos franceses e chineses (empatados em 6%).

EU SOZINHA
O Teatro de Contêiner Mungunzá, na região da Luz, receberá uma programação de monólogos de dez atrizes a partir de 19 de fevereiro em comemoração de seu primeiro ano de funcionamento.

Um dos espetáculos será "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu", da atriz transexual Renata Carvalho, que chegou a ter apresentações canceladas pela Justiça no ano passado.

TOMA LÁ, DÁ CÁ
A Pinacoteca emprestou 89 obras de seu acervo para outras instituições no ano passado, das quais 46 estiveram em exposições fora do Brasil. Entre os empréstimos, estão quatro telas de Tarsila do Amaral que passaram por Chicago e seguem agora para o MoMA, em Nova York, que realizará uma retrospectiva da pintora.


HAJA CORAÇÃO
Os médicos José Francisco Kerr Saraiva e Roberto Kalil Filho assumiram, respectivamente, a presidência e a vice-presidência da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, em cerimônia realizada na sexta (19). Isabella, filha de Kalil, esteve no evento. Os também médicos Ieda Jatene e Mucio Tavares, que integram a gestão, e Ibraim Masciarelli, ex-presidente da entidade, passaram por lá.


CURTO-CIRCUITO

O curso de Gestão e Políticas Culturais, elaborado pelo Observatório Itaú Cultural e pela Universidade de Girona, tem inscrições abertas até 13 de fevereiro. Gratuito.

O espetáculo "Fortes Batidas" reestreia hoje. Às 20h, no Centro Cultural São Paulo.

Daniel Boaventura e Daniel Jobim fazem show em tributo a Frank Sinatra e Tom Jobim. Hoje, às 21h30, no Bourbon Street.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.