PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Paulista é chance para Diego Souza ganhar vaga na Copa do Mundo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crédito: Érico Leonan/saopaulofc.net/Divulgação Raí entrega a camisa 9 para o meia-atacante Diego Souza, recém-contratado pelo São Paulo
Raí entrega a camisa 9 para o meia-atacante Diego Souza, recém-contratado pelo São Paulo

O São Paulo abre o Paulista na quarta-feira (17), às 19h30, em Sorocaba, contra o São Bento. A campanha estadual, sempre desprezada no Morumbi, pode servir para quebrar o maior jejum de títulos desde o complemento da obra de seu estádio, em 1970.

Depois de passar treze anos sem troféus até o final da década de 1960, maior seca são-paulina, o máximo de tempo sem taça foi quatro anos, entre 1971 a 1975 e entre a Copa Conmebol 1994 e o Paulista 1998. Agora é maior. Já são seis anos sem nenhuma conquista e treze sem o estadual.

O São Paulo tem a feroz concorrência do Atlético-MG e também Palmeiras e Corinthians tentando atravessar o acordo com Scarpa. Concretamente, o clube perdeu Hernanes e contratou Diego Souza, apresentado por Raí com a camisa 9.

Está claro que, para Diego Souza, ser o centroavante pode ajudar a vencer a suposta concorrência com Firmino pela vaga de reserva de Gabriel Jesus e chegar à Copa do Mundo. Pode. Mas não é correto pensar que Tite observe Diego Souza como centroavante puro, função desempenhada por Gabriel Jesus e por Firmino.

Diego Souza pode ganhar uma vaga na Copa e Firmino também estar presente. Depende do quebra-cabeça das outras posições. Por exemplo, se Tite chegar à conclusão de que Coutinho pode ser titular da ponta direita e também reserva de Renato Augusto, abre-se uma posição na convocação que tem sido de Giuliano ou de Diego.

Neste caso, Diego Souza pode ir à Rússia como curinga. Opção para mudar o sistema para 4-2-3-1 ou para ser reserva de Gabriel Jesus como pivô.

A diferença fica bem definida para quem tem a lembrança do título brasileiro do Corinthians, em 2011. O titular da camisa 9 era Liédson, que convivia com lesão de joelho crônica e não entregava o desempenho que dele se esperava. Quando faltou o atacante, mesmo com Adriano no grupo de jogadores, o titular passou a ser Danilo.

Adriano foi decisivo ao entrar no segundo tempo contra o Atlético-MG e marcar o gol da vitória, mas quem começava as partidas, sem Liédson, era Danilo. E o já veterano meia nunca atuava como centroavante. Danilo fez só três gols na campanha do Brasileiro. Liédson fez 12.

É como pivô que Tite pensa em Diego Souza.

Só que, agora, é de um goleador a sede da torcida do São Paulo.

Não há comparação entre a capacidade de decidir jogos de Diego Souza e Danilo. Diego é mais imprevisível, goleador e decisivo.

Também é impossível discutir quem estará mais presente e será mais lembrado daqui a dez anos. Danilo está na história do São Paulo e do Corinthians, identificou-se com ambos, ganhou Libertadores e Mundial nos dois clubes. Diego Souza não tem nenhuma relação com nenhum dos doze times por onde passou.

Será diferente se brilhar no São Paulo e devolver ao Morumbi o direito de gritar "campeão."

Na chegada, o técnico previa uma conversa com Diego Souza para entender de que maneira prefere jogar. Como ponta de lança, atrás do centroavante, ou no ataque.

Com a saída de Lucas Pratto, restou uma missão a Diego Souza: ser a referência na frente.

Crédito:

A QUEDA

Bi da Liga dos Campeões e do Mundial e a 19 pontos do Barcelona! Incrível o Real Madrid, de números espantosos e desempenho lastimável, como na derrota para o Villarreal. Mais incrivelmente ainda, Zidane tem aproveitamento no Real melhor do que Guardiola no Manchester City.

O ESTADUAL

Como o São Paulo, o Palmeiras estreia no Paulista em busca do fim de uma seca de títulos. No estadual, não vence desde 2008. De 18 de janeiro, quando começa sua campanha, até 3 de abril, o Palmeiras terá só um jogo de Libertadores paralelamente ao Paulista.

Erramos: o texto foi alterado
O jogador Militão, titular da lateral direita do São Paulo, não estava presente no infográfico do time

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.