Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Cony ao piano

Crédito: Mauro Pimentel - 7.mar.2013/Folhapress RIO DE JANEIRO, RJ, 07.03.2016: ENTREVISTA CARLOS HEITOR CONY - Entrevista com Carlos Heitor Cony na sala de sua casa na Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro. Sony completa 90 anos esse mes. (Foto: Mauro Pimentel/Folhapress, FSP-ILUSTRADA) ***EXCLUSIVO FOLHA***
Carlos Heitor Cony em sua casa na Lagoa, em 2016

Poucos sabem, mas, em matéria de música, Carlos Heitor Cony gostava mesmo era de ópera. Em música popular, no entanto, tinha dois amores -dois compositores dos anos 1930. Um, brasileiro, Ary Barroso (1903-1964), de quem ficou amigo e com quem conversou muitas vezes. Outro, americano, não era Cole Porter, nem George Gershwin, mas o hoje quase esquecido Nacio Herb Brown (1896-1964).

Brown é o autor das canções ouvidas no filme "Cantando na Chuva" (1952), de Gene Kelly e Stanley Donen. Seu parceiro nelas é o letrista Arthur Freed, produtor do filme e mandachuva dos musicais da Metro durante décadas. Freed era tão poderoso que Kelly, Fred Astaire, Judy Garland e o próprio Vincente Minnelli eram seus subordinados no estúdio. E sua ideia para "Cantando na Chuva" era a de usar as canções que ele e Brown tinham feito no passado, para gloriosos musicais em preto e branco, e costurar uma história ao redor delas.

Entre outras, essas canções eram "All I Do is Dream of You", "You Were Meant for Me", "Should I?", "You Are my Lucky Star", "Beautiful Girl", as espetaculares "Broadway Melody" e "Broadway Rhythm", e a canção-título, "Singin' in the Rain". Cony gostava delas desde que as conhecera naqueles mesmos filmes, que vira em criança nos anos 1930.

Corta para o futuro. Por algum tempo, há anos, tive em casa um piano -para as visitas, claro, porque não toco nem "O Bife". Um dos poucos que se sentaram ao seu teclado foi Cony. E o que ele iria tocar? Sugeri-lhe "Paradise", "Temptation", "You Stepped Out of a Dream", todas de Brown.
Mas Cony preferiu "Alone", que Allan Jones cantava para Kitty Carlisle em "Uma Noite na Ópera" (1935), dos Irmãos Marx. E, assim, por alguns minutos em pleno século 21, Nacio Herb Brown reviveu no Leblon.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.