Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/02/2011 - 15h02

Aprenda receita de cuscuz com amaranto, o grão do momento

Publicidade

MARINA FUENTES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Primeiro foi a quinua, ou quinoa, depois foi a vez do amaranto chegar ao Brasil e virar a alegria dos fãs da alimentação saudável e dos nutricionistas.

Mas o grão originário dos Andes ainda desperta uma série de dúvidas no consumidor final, desde a forma de prepará-lo até na hora de avaliar se vale a pena fazer o investimento, já que comparado com outros grãos a matéria prima é bem cara no Brasil.

Nesta edição do programa Boa Vida, o chef Renato Caleffi, do restaurante orgânico Le Manjue Bistrô, explica as vantagens do ingrediente, que é rico em proteína, mas leve e de fácil digestão.

Segundo o chef, o grão é ideal para quem quer emagrecer e para quem segue dietas com restrições de carnes, já que é um bom substituto.

Renato ainda ensina algumas formas de uso do produto e demonstra o passo a passo de uma receita de cuscuz marroquino adaptado, feito com o amaranto.

Veja Vídeo

Ingredientes
1 xícara de amaranto em flocos
1 colher sopa de cenoura cortada em cubinhos
1 colher de sopa de ervilha fresca
1 colher de café de salsinha ou cebolinha picada
1 colher de chá de alho-poró
1 colher de chá de figo seco
1 pitada de cúrcuma
3 pimentas de biquinho
1 Punhado de amêndoas filetadas e tostadas levemente
azeite de gengibre
sal a gosto

Modo de preparo
Toste levemente os flocos do amaranto, para deixar o ingrediente mais crocante e sem o aspecto de cru. Depois, faça o pré-preparo de todos os outros componentes do prato: separe a ervilha fresca, lave e passe rapidamente pela água fervente. Então corte a cenoura em cubinhos pequenos, assim como o figo turco. Corte o alho-poró em tirinhas.

Em uma frigideira funda, coloque o azeite de gengibre para aquecer. E então, um a um, adicione os ingredientes. Primeiro o alho-poró, a ervilha, depois a cenoura, o figo turco, o amaranto, o cúrcuma em pó e a cebolinha.

Retire a panela do fogo e adicione o alho crocante, que já é vendido pronto em casas de temperos e empórios. Por ultimo, entra a pimenta biquinho e as amêndoas em lascas.

Misturado tudo, acerte o sal. Então o prato, rápido e nutritivo, está pronto para servir. Renato sugere como guarnição para peixes e carnes ou para incrementar saladas.

Rendimento: 1 porção

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página