Saltar para o conteúdo principal
 
24/01/2018 - 10h11

'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário

da Livraria da Folha

Divulgação
Em livro, sociólogo analisa os fluxos que fazem parte do sistema penitenciário do Estado de São Paulo
Em livro, sociólogo analisa os fluxos que fazem parte do sistema penitenciário do Estado de São Paulo

Fruto da tese de doutorado em sociologia do autor Rafael Godoi, o livro "Fluxos em Cadeia" explora o funcionamento atual e o cotidiano do sistema penitenciário paulista.

Publicado pela Boitempo Editorial, o livro propõe três vértices de olhares sobre as prisões no Estado de São Paulo.

O primeiro é sobre a dinâmica da execução penal e o particular regime de processamento que organiza o fluxo de condenados pelos espaços de reclusão. O segundo aborda o processo de expansão interiorizada do parque penitenciário, as formas de territorialização das unidades prisionais, da população carcerária e das agências que compõem o sistema de justiça.

Por fim, o foco se lança sobre o sistema de abastecimento que promove condições mínimas de sobrevivência no interior das prisões e as diversas modalidades de investimentos materiais e políticos que o caracterizam.

O autor constata que o funcionamento cotidiano das prisões no Estado depende de uma ampla mobilização e de uma contínua articulação de variados de agentes situados tanto dentro como fora das instituições - principalmente de presos e seus familiares.

Buscando uma reflexão sobre o encarceramento em massa contemporâneo, Godoi também aponta para a visão que toma as penitenciárias como um mundo social à parte e como um dispositivo de mera incapacitação de amplas camadas populacionais marginalizadas.

Rafael Godoi é pós-doutorando, doutor e mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Fez especialização em investigação etnográfica, teoria antropológica e relações interculturais na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). É membro da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP) e organizador do livro "BR 111 - A Rota das Prisões Brasileiras".

*

FLUXOS EM CADEIA
AUTOR Rafael Godoi
EDITORA Boitempo Editorial
QUANTO R$ 36,90 (preço promocional*)

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques.

-

 
Voltar ao topo da página