Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Comida e desmatamento

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR-MT), defendeu o direito ao desmatamento --desde que não o ilegal-- como um mecanismo "inevitável" para enfrentar a crise global de alimentos.


Mais resultados: 1 2 3 4 5
Comentários dos leitores
luiz dias (418) 30/04/2008 16h44
luiz dias (418) 30/04/2008 16h44
OLÁ POLÍCIA FEDERAL. PARABÉNS. ALÔ EXÉRCITO BRASILEIRO, PARABÉNS.
ALÔ GOVERNADOR DE MATO GROSSO, ADJACENTES, CADEIA EM VOCÊS.
A FLORESTA É NOSSA. O MEIO AMBIENTE É DO BRASIL. DA HUMANIDADE.
NÃO DE OLIGARCAS COMO VOCÊS, METIDOS NA POLITICAGEM MESQUINHA, CORRUPTA, EM CONJUNTO COM INVASORES, MARGINAIS, CHAMADOS DE MADEIREIROS.
VAMOS LÁ POLÍCIA, CANA NESSES CARAS.
DESMATAR NOSSA FLORESTA, ROUBAR NOSSA MADEIRA, ENRIQUECER COM INVASÕES, MAIS NOS REMONTA AO BRASIL IMPÉRIO, QUANDO EUROPEUS, NÃO SÓ PORTUGAL NOS ROUBOU MADEIRA, OURO, MINÉRIOS.
MAIS. CARÍSSIMA POLÍCIA FEDERAL, DELEGADOS, REPRESENTEM À JUSTIÇA FEDERAL CONTRA ESSE OMISSO, PREVARICADOR DESSE GOVERNADOR DE MATO GROSSO. ELE DEFENDE ABERTAMENTE NA MÍDIA O DESMATAMENTO DO ESTADO QUE DIZ GOVERNAR. MAL SABE ELE QUE SOMOS NÓS, BRASILEIROS DE TODOS OS CANTOS QUE TRABALHAMOS E PAGAMOS SUAS CONTAS, INCLUSIVE SUAS ESTRADAS FEDERAIS, AS BOLSAS MISÉRIAS QUE MANDAMOS PARA ESSE ESTADO E OUTROS VIA IMPOSTOS QUE PAGAMOS ATÉ AO RESPIRAR.
VAMOS LÁ POLÍCIA, CANA EM TODO MUNDO. REPRESENTEM À JUSTIÇA, QUE DEVERÁ ENVIAR RELA´TÓRIO DE TUDO À ASSEMBLÉIA DO ESTADO, AO PROCURADOR JUSTIÇA GERAL, STF, TCU, ETC, E NA CADEIA TAMBÉM, CRIME DE OMISSÃO, DESSE GOVERNO QUE ESCONDE A SUA POLÍCIA PARA NÃO COMBATER ESTE MAIS TERRÍVEL CRIME DO MOMENTO, O DESMATAMENTO, O CAOS NO MEIO AMBIENTE.
7 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (244) 30/04/2008 15h32
Paulo Floriani (244) 30/04/2008 15h32
Coitadinhos dos madeireiros. São tão bãozinhos!!! JUDIAÇÃO!!! Coitados!!! Não fazem nada de mal... Eles só querem ficar cada vez mais ricos. Algum mal nisso? Ninguém entende quando eles dizem que os índios não são gente!!! Pobrezinhos dos madeireiros e dos criadores de gado e dos plantadores de soja!!! São tão certinhos!!! Ninguém entende quando eles dizem que os caboclos não valem nada!!! Ninguaém entrende quando eles mandam matar freiras. Afinal as freiras são tão chatas, não é mesmo??? Também ninguém entenderam o "bem" que eles fizeram quando mataram Chico Mendes e outros líderes caboclos! ESTAVAM SÓ SALVANDO O BRASIL!! Agora querem continuar a salvar o Brasil ameaçando de morte três bispos católicos.Querem salvar o Brasil expulsando os "inúteis" índios de suas próprias terras. POBREZINHOS DOS LATIFUNDIÁRIOS!!!! 8 opiniões
avalie fechar
Cezinha Tropical (1) 30/04/2008 12h58
Cezinha Tropical (1) 30/04/2008 12h58
TERMES É O NOME TEM QUE DAR A POLICIA FEDERAL, QUE ESTA EM ALTA FLORESTA A MAIS DE MÊS FICANDO NO MELHOR HOTEL PAGANDO UM ABSURDO DE DIARIAS, FAZENDO FESTAS TODOS OS DIAS NA PISCINA COM MULHERES E BEBIDAS. E OS TERMES SOMOS NÓS?? QUE VIEMOS PRO MT ABRIR A AMAZONIA APOIADOS PELO GOVERNO FEDERAL E SOMOS NÓS CIDADAES DE ALTA FLORESTA E REGIAO COMO BANDIDOS. DEVEMOS SIM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE E ISTO ESTA SENDO FEITO COM MUITO ORGULHO ATRAVES DE MANEJOS FLORESTAIS E REFLORESTAMENTOS QUE TEMOS MAIS DE 5.000.000 MILHOES DE HECTARES REFLORESTADOS. SERA QUE A SENHORA MARINA SILVA NAO ESTA GANHANDO NADA COM ISSO, DINHEIRO DE ONGS E INVESTIMENTO DE AMERICANOS QUE HOJE QUEREM SER DONOS DO NOSSO PAÍS. 9 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 30/04/2008 10h00
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 30/04/2008 10h00
aqui hoje toda madeira que está na serraria, é oriunda de projetos de manejo de exploração florestal, tenho um em andamento a mais de 60 (sessenta) dias, e ainda não aprovou nem a lau, e sinceramente não acredito que alguém aprovava um projeto de manejo em 48 horas, e tudo que vier da poícia federal, no tocante a meio ambiente, e principalmente do juíz que originou o procedimento é suspeitissimo, aliás adora prender grande quantidade de pessoas, que o tribunal solta no outro dia, tem um visão de quem mora em cuiabá, e que todos moradores do nortão são bandidos, é preciso urgente ter uma VARA FEDERAL EM ALTA FLORESTA, e que ela seja preventa para crimes ambientais, pois aí o juíz terá mais acesso a realidade dos fatos, e não por papel 8 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 30/04/2008 08h56
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 30/04/2008 08h56
Primeiro, comentaremos a prisão mais que injusta e indevida de Um madeireiro de alta floresta, tão bom homem quantos os agentes que o prenderam, e muito melhor ainda que sua chefe a DITADORA DO MEIO AMBIENTE, conheço o pessoalmente, e a prisão de uma pessoa com residencia fixa, profissão definida, primária, bom pai, bom marido, pessoa de fé, só mereçe aqui nosso protesto e nosso nojo pela OPERAÇÃO ARCO DE FOGO, segundo como havia previsto, JAIME CAMPOS, tem mais de 56% dos votos válidos em Alta Floresta, sinal que sei prever o futuro, é um dom que deus me deu, e pode escrever, ainda teremos problema com soberania no tocante a indios, e certamente sobre as reservas naturais 9 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (244) 30/04/2008 08h35
Paulo Floriani (244) 30/04/2008 08h35
A xenofobia faz,muitas vezes, com que se apoie canalhas nacionais, mesmo que isto arrase com o meio ambiente até não sobrar mais nada. 5 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 29/04/2008 20h59
Gamarra R (114) 29/04/2008 20h59
A tentativa de vincular o etanol a crise dos alimentos exemplifica o fardo politico que o Brasil terá que carregar por ter se consolidado como maior exportador agricola no mundo em desenvolvimento.
O problema esta no alcool de milho produzido nos Estados Unidos. O biocombustivel inibem a produção de alimento nos EUA, onde a produção de etanol ja utiliza um terço da area plantada de milho. No Brasil, apenas 1% da area agricultavel é utilizada para produzir o combustivel de cana de açucar.
O Brasil não é o vilão. É o ônus da liderança.
REVISTA VEJA - Edição 2058 (30/04/2008)
6 opiniões
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (679) 29/04/2008 20h39
Saulo Mundim Lenza (679) 29/04/2008 20h39
Esse governador(sic) aí perdeu uma ótima chance de ficar calado. 4 opiniões
avalie fechar
Carlos Gonçalves (433) 29/04/2008 14h05
Carlos Gonçalves (433) 29/04/2008 14h05
Esse governador do MT não quer saber o quanto o presente e o futuro do país. Desmatar significa matar, destruir, acabar, findar, ceifar, deixar de existir. Assim como ele acha que desmatar significa produzir bens e serviços para alimentar movimentar a economia, também significa extinção, fim, destruição de outra parte da natureza que tem mais significação para a própria existência humanan do que os reles kg de alimento que produz. Quanto custa produzir alimentos(???), ou melhor dizendo, veneno e morte no seu Estado? O Biosistema deixa de existir para a fixação de um sistema que não é biológico. Amorfo. estéril, híbrido. Árvores são vida. Elas abrigam a vida dos três reinos. O Paraná, celeiro do Brasil de alimentos, tempos atrás, viveu e concluiu que o que tinha produzido no período áureo, não era o suficiente para reparar o desgaste que tinha provocado no Estado. Mudou a postura e busca até hoje, recuperar os danos de ações criminosas e inconseqüentes no seu biosistema. Desmatar significa, por incrível que pareça, matar a mata e esta é sujeita (passiva) à ação do criminoso. Se cada um que quer o lucro, aí vem o veneno, o desmatamento, o fim das sementes nativas, naturais, teremos então o custo a ser pago com a morte dos seres humanos, que ai surge com a ganância desenfreada dos destruidores da natureza que é pródiga em alimentos gratuitos. Mas que o avarento destrói para vender os seus produtos resultantes do sangue, da vida. Assim são as águas poluídas pelas indústrias. 7 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 29/04/2008 10h58
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 29/04/2008 10h58
Oi bom dia a todos os leitores, a reportagem onde a ministra contesta, que para aumentar a produção de alimentos não é preciso desmatar, tb. acredito que seria possivel, primeiro diminuir a area de cana, que tomou muito da cadeia alimentar, e com certeza nos próximos 05 anos vai tomar um numero maior, em virtude da rentabilidade que ela proporciona sem risco, a agricultura no brasil, não possui um seguro, que garanta ao produtor percas, é preciso financiamentos para a irrigação falada, em pelo 15 anos para pagar, pois tornaria acessivel, a todo produtor, é preciso ter política agrícola, e não viver do mercado, pois o mercado vira para onde dá mais renda, e no andar da carruagem, a produção só é possível com novos desmatamentos, hoje só assim é matemático 2+2=4 3 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 28/04/2008 09h22
Gamarra R (114) 28/04/2008 09h22
Esta é a verdadeira preocupação das Ongs estrangeiras:
"Se Mato Grosso fosse um país, seria um tigre asiático", assim define o assessor econômico da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Carlos Vitor Timo, ao ressaltar o crescente superávit da balança comercial. De acordo com os dados da Federação das Indústrias de Mato Grosso, o acumulado da balança já chega a US$ 1,08 bilhão, valor 38,8% maior do que o registrado em março de 2007, contrapondo com o saldo comercial do país, que foi de apenas US$ 2,83 bilhões no mesmo período - este valor nacional é 67,5% menor em relação a 2007, ou seja, Mato Grosso cresceu mais que o Brasil.
As exportações somaram US$ 1,28 bilhão, valor 37,9% maior do que os US$ 927,75 milhões acumulados em março de 2007. Esse índice é bem superior ao resultado das exportações brasileiras no mesmo período, que registraram um crescimento de apenas 13,8%.
A União Européia e a Ásia foram os principais destinos das exportações mato-grossenses, respondendo por 53,6% e 26% do total, respectivamente. A Holanda, que individualmente é responsável por 21,9% do total, é o maior cliente do Estado, seguido da Espanha e da China, com 10,3% e 10,2%, respectivamente. Em seguida, estão outros países da Europa. É relevante considerar a participação de 7,7% dos países do Pacto Andino e do Mercosul, que assumem a posição de 3º maior destino das vendas externas de Mato Grosso, superando o Oriente Médio.
12 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 28/04/2008 09h06
Gamarra R (114) 28/04/2008 09h06
O nobre deputado desconhece a Lei, pois o Governador de MT, tem o direito de defender o desmatamento, desde que não ilegal. É fato, é Lei. Para os leigos é só ler a Medida Provisória 2166 de 24 de Agosto de 2001, onde:
Art. 16. As florestas e outras formas de vegetação nativa, ressalvadas as situadas em área de preservação permanente, assim como aquelas não sujeitas ao regime de utilização limitada ou objeto de legislação específica, são suscetíveis de supressão, desde que sejam mantidas, a título de reserva legal, no mínimo:
I - oitenta por cento, na propriedade rural situada em área de floresta localizada na Amazônia Legal;
II - trinta e cinco por cento, na propriedade rural situada em área de cerrado localizado na Amazônia Legal. Ou seja, é direito por Lei desmatar 20% de área de floresta e 65% de área de cerrado.
Então que se cumpra a Lei e que se puna quem desmata de forma ilegal, mas que se mantenha direito de desmatar.
12 opiniões
avalie fechar
José Raimundo Rodrigues (2) 27/04/2008 11h07
José Raimundo Rodrigues (2) 27/04/2008 11h07
Já não basta nós do Mato Grosso termos que trabalhar prá não deixar o Brasil passar fome, agora teremos que sustentar o mundo. Temos as melhores florestas, Riquezas minerais, somos os maiores produtores de grãos (soja, arroz e milho), temos o maior rebanho bovino e respiramos um ar gostoso sem poluição, temos muitos rios de aguás cristalinas, tribus indíginas, muitos peixes nos nossos rios, animais silvestres um cerrado e uma floresta rica em plantas medicinais. Mim orgulho de ser matogrossensse e não abriremos mão das nossas riquezas naturais prá dividir com os estados irresponssáveis que não souberam preservar as suas. 7 opiniões
avalie fechar
Humberto Alves de Souza (134) 27/04/2008 09h26
Humberto Alves de Souza (134) 27/04/2008 09h26
Deu no "Financial Time" que os EUA incorporaram NOVAS TERRAS para produção agrícola e terão um lucro líquido de U$92,3 bilhões de dólares na atual safra. Os EUA podem incorporar novas terras e nós não? SERÁ QUE SOMOS MAIS RICOS QUE OS EUA?
Ou essa política radical ambientalista é para evitar a concorrência internacional no agronegócio? Enquanto eles aumentam suas áreas, mandam as ONGs aqui para doutrinar os brasileiros para não produzirem e eles permanecerem hegemônicos e mais ricos.
8 opiniões
avalie fechar
Humberto Alves de Souza (134) 27/04/2008 09h10
Humberto Alves de Souza (134) 27/04/2008 09h10
Discordo do deputado José Sarney Filho de que o desmatamento põe em risco a soberania do país. Pelo contrário, se submetendo aos caprichos internacionais nas tomadas de decisões internas demonstra fraqueza e falta de soberania, que é aproveitada pelos espertos gringos. O Brasil é ou não, soberano para decidir o que deve fazer com suas terras? O GRANDE governador Blairo só disse o que a Constituição prevê. Meu repúdio a atitude de José Sarney Filho.
O Direito Civil diz: quem não Registra não é dono.
QUEM NÃO TOMA POSSE NÃO É DONO.
Por que os GRINGOS põe em dúvida a posse da amazônia? R: porque não está devidamente explorada e povoada. ISTO SIM, QUE AMEAÇA A SOBERANIA DO BRASIL.
7 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 26/04/2008 21h53
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 26/04/2008 21h53
Os Brasileiros do sudeste e sul, precisam parar de pensar que a amazonia tem que ser do jeito deles, ou que eles desejam, aqui tem 20 milhões de habitantes, segundo ponto, quanto mais cana se plantar, mais area de alimentos será retirada da produção, se há desmatamento, é por que há migração do boi, e do plantio alimentar, há quem necessite desses alimentos, Blairo Maggi, que é pessoa mal quista no nortão, disse a primeira verdade, gostando ou não os ambientalistas, a população aumenta, a area de produção de diminui, contra a matemática não há argumento 2+2=4 6 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 26/04/2008 12h19
Gamarra R (114) 26/04/2008 12h19
Como é possível que se constitua dever de direito do Estado, no caso liberar o desmatamento legal conforme o "Código Florestal, a Lei Federal n° 4771 de 15 de setembro de 1965 no seu artigo 19 onde, a exploração de florestas e formações sucessoras, tanto de domínio público como de domínio privado, dependerá de prévia aprovação pelo órgão estadual competente do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA, bem como da adoção de técnicas de condução, exploração, reposição florestal e manejo compatíveis com os variados ecossistemas que a cobertura arbórea", se por causa desse alarde do "apocalipse" global feito pelas grandes nações poluidoras do mundo, o Brasil, no caso da Ministra do Meio Ambiente e Ongs Internacionais preocupados com as riquezas minerais e vegetais tem-se criado disfunções no âmbito mundial que o Governo Federal acaba descumprido o direito ao cumprimento da Lei Ambiental. 3 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 26/04/2008 11h57
Gamarra R (114) 26/04/2008 11h57
A população deveria prestar atenção no que lêem, como diz o Governador de MT, em defender o direito ao desmatamento, desde que não ilegal. É fato, é Lei. Para os leigos é só ler a Medida Provisória 2166 de 24 de Agosto de 2001, onde:
Art. 16. As florestas e outras formas de vegetação nativa, ressalvadas as situadas em área de preservação permanente, assim como aquelas não sujeitas ao regime de utilização limitada ou objeto de legislação específica, são suscetíveis de supressão, desde que sejam mantidas, a título de reserva legal, no mínimo:
I - oitenta por cento, na propriedade rural situada em área de floresta localizada na Amazônia Legal;
II - trinta e cinco por cento, na propriedade rural situada em área de cerrado localizado na Amazônia Legal. Ou seja, é direito por Lei desmatar 20% de área de floresta e 65% de área de cerrado.
Então que se cumpra a Lei e que se puna quem desmata de forma ilegal, mas que se mantenha direito de desmatar.
5 opiniões
avalie fechar
berenice tasca (67) 26/04/2008 00h05
berenice tasca (67) 26/04/2008 00h05
DES... MATA! DES... EQUILIBRA! e o DES... NÍVEL de consciência é simplesmente horripilante! e nao, por ser 1 governador, mas por estar aqui, no planeta, ''emprestado'', agindo, crendo absurdamente, em seus propósitos faraônicos! o senhor, em questao, é mais 1 habitante da terra e nao, seu ''senhor''. masssssss... certamente, o senhor maggi, nao se pré-ocupa nestes detalhes- está acima deles. nós, pobres mortais? SIM. e daí, e daí??? 4 opiniões
avalie fechar
RIO DE JANEIRO / RJ
É isso mesmo, Governador: vamos pensar no aqui e
agora e viver como se não houvesse amanhã.
E, claro, continuar apoiando, com bolsas de toda espécie,
o crescimento vegetativo, até que não sobre pedra sobre pedra. Copiei e colei o comentário de uma amiga, porque concordo em gênero, número e grau com ela, só não vou colocar seu nome porque não pedi autorização para isso. Lamentável.
========
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (84)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página