Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Comida e desmatamento

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR-MT), defendeu o direito ao desmatamento --desde que não o ilegal-- como um mecanismo "inevitável" para enfrentar a crise global de alimentos.


Mais resultados: 1 2 3 4 5
Comentários dos leitores
Marcos Marques (2) 29/05/2008 10h17
Marcos Marques (2) 29/05/2008 10h17
O maior problema é que nosso "povo", seja de qual descendencia for, é muito pacifico. Esse assunto vai dar em: samba, piada, cerveja e churrasco. Ou seja, em nada. É gastar saliva em vão, porque o comandante máximo do nosso exército adora ser benevolente com quem os agride, já temos vários casos e exemplos. Nos tomaram a refinaria da petrobrás e o que fizemos? Aceitamos receber em "trocentras" parcelas do "companheiro Morales" a preço abaixo do custo, e por aí vai. A nossa política é essa, juntar e dividir tudo com os "companheiros" é fazer da américa do sul uma "coisa" só. E não é só agora isso, os governos anteriores o fizeram com outros propósitos, principalmente ganhar dinheiro, é só ver todos os depoimentos aqui. Se fizermos um resumo das opiniões veremos que cada um diz uma verdade, entao o resultado é a omissão pública, porque nós cidadões brasileiros não temos poder e força para nada, a não ser berrar. Mas uma boa parcela do povo brasileiro tem brio, tem garra, tem vergonha na cara e acima de tudo tem coragem. Eu rezo todos os dias para que alguém que realmente tenha "força", não precisa ser o comandante máximo, mas que seja algum comandante, e nos convoque, que nos dê as "armas" e iremos a luta, recuperaremos tudo que é do BRASIL, com orgulho e patriotismo, somos pacíficos sim, mas não somos otarios, em que nos roubam e ficamos quietos. Venha logo senhor comandante, estamos prontos para o teinamento: "Ou deixar a patria livre ou morrer pelo Brasil!" Eu prefiro. 10 opiniões
avalie fechar
tupy amorim (36) 29/05/2008 09h58
tupy amorim (36) 29/05/2008 09h58
Acordaram!!!!!!
Onde esta aquela turma que "cai de pau" contra mim quando afirmo que a tal irmã Americana dorotte ja foi tarde e que o fazendeiro dinda merece uma medalha?
8 opiniões
avalie fechar
Geraldo Buss (378) 29/05/2008 09h46
Geraldo Buss (378) 29/05/2008 09h46
Alguém está surpreso com esta estatística que afirma que a Amazônia brasileira é possuída em 55% por firmas e ou por pessoas estrangeiras? E ainda dizem que os brasileiros não sabem cuidar da Amazônia! Não podemos cuidar de uma área que já é deles! Séculos já se foram que os estrangeiros dominam a Amazônia - desde a época de intensa exploração dos seringais da Amazônia. O grande e famoso teatro de Manaus não foi construído pelos estrangeiros? As grandes pousadas no Amazonas e em Roraima não são possuidas e exploradas pelos estrangeiros? Os maiores operadores de turismo na região amazônica não são de empresas e ou de pessoas estrangeiras? Quantas centenas de milhares de dólares de turistas estrangeiros que visitam a Amazônia nem sequer entram no país porque ficam nas agências de turismo no estrangeiro. O turista vem mas os dólares que ele paga não. Não só o INCRA mas também O IBAMA , o CHICO MENDES e a receita federal deveriam olhar melhor para os proprietários de terras e de outros empreendimentos na Amazônia brasileira. 8 opiniões
avalie fechar
Haremhab Hassan (182) 29/05/2008 09h23
Haremhab Hassan (182) 29/05/2008 09h23
Ainda é pouco...deveriam é expulsar todos os estrangeiros e ong's que infestam a Amazônia! 6 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1918) 29/05/2008 08h55
Rui Ruz Caputi Caputi (1918) 29/05/2008 08h55
Peloi que entendi 55% das áreas amazonic as estão nas mãos e em nome de estrangeiros. E ainda dizem que nós brasileiros somos soberanos sobre essa imensidão de terra. Quem foi que fez essa papagaiada? Quem foi que incentivou esse tipo de política entreguista de nossos recursos? Depois ainda dizemos que os estrangeiros estão equivocados, quando mencionam que a amazonia é uma area de proteção internacional. Só agora o INCRA acorda, desperta. Francamente isso para nós brasileiros é vergonhoso! Com 190 milhões entregar 55% de nossas terras a estrangeiros, é muito para nossa cabeça.
Quero saber quem foi que incentivou esse loteamento amazonico, por que fez, quando, e com que objetivo.. Isso só poderia ter sido entregue a nós cidadãos nacionais, brasileiros natos,e que aqui residam.
Agora temos que rever todos esses contratos absurdos e estapafurdios! Não importa o trabalho e delicadeza dos rompimentos, mas temos que faze-lo, e urgente.
16 opiniões
avalie fechar
edson costa (96) 29/05/2008 08h50
edson costa (96) 29/05/2008 08h50
A CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL PELOS ESTADOS UNIDOS COMEÇOU EXATAMENTE ASSIM...PRIMEIRO OS JUDEUS COMEÇARAM A COMPRAR GRANDES EXTENSÕES DE TERRAS, DEPOIS SE ESTABELECERAM, E FINALMENTE OS ESTADOS UNIDOS RECONHECERAM COMO PAIS INDEPENDENTE....NO BRASIL VAI SER EXATAMENTE ASSIM...PORQUE AS AUTORIDADES BRASILEIRAS, A MÍDIA BRASILEIRA E OS INTELECTUAIS SÃO INGENUOS DE MAIS PARA ENTENDEREM A PERSPICÁCIA E A INTELIGENCIA ESTRATÉGICA AMERICANA E EUROPÉIA, QUE NESTE CASO NEM É INÉDITA. 23 opiniões
avalie fechar
Veajam bem. Já passou da hora do governo do Brasil regular entrada de estrangeiros em nossos Pais.Estamos vivendo como nos tempos da guerra de Tróia. Enchem aviões e barcos com pessoas "bem intencionadas", a princípio turistas que chegam elogiando as belezas de nossa terra e depois disseminam a prostituição, a pedofilia, a corpução, o narcotráfico e a venda de escravass brancas que, iludidas por altos salários em empregos virtuais, os acompanham aos seus países, sem passagem de volta. Quando se trata de brasileiros irem para suas terras,são tratados com desdém e até com violência não passando, às vezes, de suas fiscalizações alfandegárias. Por favor, pensem um pouco de forma nacionalista. Tenham orgulho de ser brasileiro e que possuem qualidades tais que não ficam devendo nada a ninguém. Os qauer eles tem mais que nós é apenas um tempo maior de descobrimenmto e desenvolvimento, no entanto, o Brsil é o ÚNICO país do mundo que pode plantar energia e comida ao mesmo tempo que, além de abastecer seus celeiros, ainda pode saciar a fome do mundo. A guerra interna que tem sido estimulada por estrangeiros (ONGs?) em nosso Brasil não visa outra coiosa que não a destruição de nosso povo e patrimônio. O que é dividido é mais fácil de ser tomado. Ou não?
É preciso que o povo brasiliano acorde deste "berço esplêndido" e passe a valorizar o que nosso Criador nos concedeu. É preciso mais cultura e educação. Só assim seremos respeitados como Nação. Francisco
8 opiniões
avalie fechar
Alexandre Hermany (87) 29/05/2008 07h51
Alexandre Hermany (87) 29/05/2008 07h51
Sr Floriani nao vai adiantar vc tentar convencer o sr Gamarra porque ele adquire seus conhecimentos na revista veja. Tenho que dizer mais alguma coisa? 3 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (287) 29/05/2008 07h13
sérgio carneiro (287) 29/05/2008 07h13
Desmatar para exportar.

Nosso "desgoverno" orgulha-se do Brasil ser um dos maiores exportadores de grãos, protesta contra os subsídios dados pelos outros paises aos seus agricultores que impede de nossos produtos entrarem. A proporção é muito desigual mandamos vários navios graneleiros com milho, trigo, soja ou minérios de ferro e recebemos apenas um contêiner com tecnologia. Assim fica o equilíbrio da balança comercial.
O custo de manter esta exportação é enorme para os nossos recursos naturais. Devastamos grande área para plantio ou mineração e ainda querem continuar com esta política.

Façamos como a Índia, que compra alimentos dos paises menos desenvolvidos, como o Brasil, e em troca vende produtos manufaturados ou tecnologia.
9 opiniões
avalie fechar
Valerie Braithwaite (3) 29/05/2008 06h43
Valerie Braithwaite (3) 29/05/2008 06h43
Xenofobia é crime! E o artigo 5o da constituição, como fica? 21 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 08/05/2008 22h04
Gamarra R (114) 08/05/2008 22h04
Quem saiu às ruas para vociferar contra o Descobrimento chamando o episódio de Invasão? Aliás não sei por qual motivo ainda não escolheram Cabral, primeiro invasor como patrono do MST. Se os portugueses tivessem tocado direto para as Índias nosso país seria hoje o que são as tribos que se mantiveram sem contato com a civilização. Viveríamos lascando pedra.
Há pessoas que age como se o Brasil fosse um imenso e satânico usucapião. Na conseqüência dessas posições então, os brancos deveriam voltar para a Europa, os negros para África e os índios ficariam autorizados a promover uma continental desapropriação do solo e das "malfeitorias" aqui implantadas.
E os defensores de tão escabrosa geopolítica se aborreceriam terrivelmente se você ainda apontasse como racismo embutido em tais conceitos.
Quem vocifera contra a globalização? Para evitá-la teríamos que retornar às cavernas e combater o nomadismo como um fenômeno perigoso, precursor do maldito neoliberalismo.
Quem é contra o "grande capital"? Porque capital nessa lógica é coisa que degenera enquanto cresce.
Se os conservadores tivessem poder ao longo dos séculos estaríamos plantando com as mãos, tocando tambor para chover, trocando mercadorias e tratando de desinventar o dinheiro, a democracia representativa, a pesquisa genética, as privatizações, o mercado, as máquinas e toda tecnologia.
Abertamente essas pessoas cultuam Marx, Lênin, Fidel, Che, e agora Hugo Chávez como heróis.
Como gostam de ditadores reacionários!
30 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (244) 08/05/2008 09h20
Paulo Floriani (244) 08/05/2008 09h20
Sr. Gamarra: Onde nós estamos hoje nem sobrou índios para devolvermos suas terras. Nossos ancestrais mataram todos.Há coisas que não podem mais ser consertadas, infelizmente. Agora, permanecer no erro e continuar matando e roubando os poucos índios que restaram, é simplesmente diabólico. Parece que o senhor é um saudosista do tempo dos "bugreiros", que eram assassinos contratados para exterminar índios. Abra a mente. Continuo dizendo: se o senhor acha bom que o Brasil continue com sua política latifundiarista e colonialista, pelo menos reuna seus amigos donos dos macrofúndios para que façam alguma coisa boa pelo Brasil, pois até agora foram apenas sangessugas da Pátria... 16 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 06/05/2008 22h42
Gamarra R (114) 06/05/2008 22h42
Para acabar com qualquer especulação, vamos seguir o que Raul já dizia:
A solução pro nosso povo
Eu vou dá
Negócio bom assim
Ninguém nunca viu
Tá tudo pronto aqui
É só vim pegar
A solução é alugar o Brasil!...
Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
É tudo free!
Tá na hora agora é free
Vamo embora
Dá lugar pros gringo entrar
Esse imóvel tá prá alugar
Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!...
Os estrangeiros
Eu sei que eles vão gostar
Tem o Atlântico
Tem vista pro mar
A Amazônia
É o jardim do quintal
E o dólar dele
Paga o nosso mingau...
Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
É tudo free!
Tá na hora agora é free
Vamo embora
Dá lugar pros gringo entrar
Pois esse imóvel está prá alugar
Alugar! Ei!.............
18 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 06/05/2008 09h21
Gamarra R (114) 06/05/2008 09h21
Sr. Floriani, gostei da sua maravilhosa idéia, como você disse ".... as terras que sua família roubou dos nativos tradicionais....". Vamos fazer o seguinte então, porque não começar a devolver as terras aos nativos do país, como por exemplo, a sua casa. Faça isso, doe sua casa a uma família indígena, pois todos nós somos invasores das terras indígenas que com falsas documentações, grilagem, etc..., desde o período do império, "regularizou" a atual situação em que você, eu e milhões de brasileiros vivemos. Vamos fazer isso, dar o exemplo e mostrarmos ao mundo, as ongs, aos ambientalistas estrangeiros de plantão que nós estamos arrependidos e vamos devolver tudo que foi construído sobre este solo aos aborígines desta terra. E assim voltamos para nossos países de origens, europa, ásia, áfrica, américa do norte. 13 opiniões
avalie fechar
Humberto Alves de Souza (134) 05/05/2008 18h35
Humberto Alves de Souza (134) 05/05/2008 18h35
O Financial Time em 28-04-08, disse que o Brasil é a solução óbvia para o aumento e escassez de alimentos e que o potencial do Brasil é largamente ignorado e que o mundo desenvolvido não vê o Brasil propositadamente como uma solução para o abastecimento agrícola mundial.
Agora tá uma briga entre o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria de Aqüicultura por causa da criação de camarão.
Interessante, todos os setores protegidos pelos norte-americanos, são também perseguidos pelo Ministério do Meio Ambiente aqui no Brasil, não é muito estranho?
7 opiniões
avalie fechar
Paulo Floriani (244) 05/05/2008 09h39
Paulo Floriani (244) 05/05/2008 09h39
Sr. Gamarra! Por que o senhor não faz uma outra experiência? Vá viver numa imensa fazenda, do tamanho de um pequeno país, catando coquinho de babaçú, morando numa choupana de palha, sem água para beber, porque os fazendeiros poluiram tudo com agrotóxicos(ou usam a água só para o gado), sem direito a plantar um pé de alface, (porque os seus amigos fazendeiros não deixam), sem direito a médico, a qualquer tipo de assistência, porque ninguém pode se instalar no feudo do fazendeiro (só bois, soja ou cana).E lá, naquele horror, tente dar sua opinião, dizer ao fazendeiro que é um direito seu adquirir um mísero hectare de terra para fazer uma horta e criar umas galinhas.Tente explicar para o fazendeiro que ele tem que repartir as terras que sua família roubou dos nativos tradicionais (com falsas documentações, grilagem, etc). Explique ao fazendeiro que com a floresta era bem mais fácil sobreviver, pois havia peixe, frutos, água limpa, era possível produzir de forma sustentável, etc. Explique ao fazendeiro que o seu gado, cana ou soja não ajudam você e aos outros pobres em nada.Peça ao fazendeiro escola,hospital,farmácia, etc.Se você tiver sucesso e ficar feliz na experiência, então seus argumentos estarão certos... 9 opiniões
avalie fechar
Sudeste/ sudestino (147) 01/05/2008 20h25
Sudeste/ sudestino (147) 01/05/2008 20h25
Vamos fazer o seguinte: vocês aí de Franca/SP, vão plantar floresta e os do Norte vão plantar cana, soja, pasto para boi, laranja, horti-fruiti etc.
Vamos fazer assim? porque é muito bom pra Franca/SP.
10 opiniões
avalie fechar
Gamarra R (114) 01/05/2008 19h21
Gamarra R (114) 01/05/2008 19h21
Volto a repetir: Sr. Floriani faz o seguinte vai para o meio da mata amazônica e tenta sobreviver por no mínimo um ano sem qualquer tipo de tecnologia e alimento como arroz, feijão, frituras com óleo de soja, churrasquinho nos finais de semana, cervejinha e etc produzido nos campos desmatados por "criminosos" como vocês dizem. Daqui a um ano você vem aqui e descreve como é viver sobre a sombra do jatobá, comendo palmito e castanha, bebendo água de chuva, caçando com arco e flecha, andando sem roupas produzidos pelos "criminosos" plantadores de algodão. Se sua aventura for bem sucedida, gostaria que você compartilhasse esta experiência de vida a fim de que você possa ensinar a mim e a 150 milhões de brasileiros que "invadiram" o território dos índios, a sobreviver de forma rústica e harmoniosa no meio da floresta sem qualquer tipo de tecnologia do homem branco. 21 opiniões
avalie fechar
Francisco José Donadel (68) 01/05/2008 11h31
Francisco José Donadel (68) 01/05/2008 11h31
Hiprocrisia afirmar que o desmatamento é solução para plantio de alimentos. Seria para matar a fome dos brasileiros? O Brasil é exportador de grãos e carnes. Incrementar o agronegócio às custas da floresta também não faz sentido. Acham mais fácil derrubar a mata do que combater os subisídios dos países ricos, os mesmos que usam a madeira derrubada e que têm investimentos agrícolas no Brasil. O discurso dos madeireiros de que não devemos deixar os países ricos mandar na Amazônia também é balela. São eles que comandam à distância o desmatamento, utilizando-se de mercenários brasileiros. 9 opiniões
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 01/05/2008 10h44
Rubens Junior Moreno Rubio (87) 01/05/2008 10h44
defendo a separação dos estados do norte amazonico, do brasil, por um motivo simples, vcs. do sudeste, querem impor os seus desejos sobre nós, assim como censuram aqui nossos pensamentos, protestos por não ter publicado meu comentário 7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (84)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página