Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleições 2010

Simon diz que Aécio é mais forte que Serra para disputar 2010.
Mais resultados: Anteriores 38 39 40 41 42 43 44 45 46 Próximos
Comentários dos leitores
antonio guerra (63) 23/01/2010 09h01
antonio guerra (63) 23/01/2010 09h01
martinho henriques,
gostaria de saber o que Palocci encontrou um caos e deu jeito... só se for na conta do caseiro...
Por que é que ele não continuou ministro?
O PT não fez nenhum plano econômico. O plano do PT é perpetuar-se no poder, e isso o próprio lula já disse, quando resolveu visitar um país onde o governante (ditador) estava no poder havia 37 longos anos, e o país estava um caos.
Um presidente que assina um decreto SEM LER, revogando todos os direitos que o povo lutou para conseguir, instituindo a censura, a cassação de concessões, proibindo a manifestação da livre expressão, legalizando o aborto - isso tudo às vésperas de Natal, para depois se esconder, ficar incomunicável...
Nem a tragédia de Angra comoveu nosso presidente - bonzinho que ele é.
Falando em Angra, essa cidade não fica em estado governado pelo PSDB, e sofreu muito com as chuvas.
Aos que escrevem a respeito das enchentes em SP, dizendo que não se limpa as bocas de lobo, tenho uma sugestão: parem de sujar a cidade e sejam mais educados.
Se quiserem continuar no chiqueiro, construam palafitas, como fazem TODOS OS ANOS OS HABITANTES DO AMAZONAS.
Chuva e alagamentos não ocorrem só em SP, como vêem.
23 opiniões
avalie fechar
TAIGUARA TAIGUARA (102) 23/01/2010 08h49
TAIGUARA TAIGUARA (102) 23/01/2010 08h49
O Aócio, ontem em Minas, montou o maior circo para inaugurar uma ORDEM DE SERVIÇO. 1 opinião
avalie fechar
antonio guerra (63) 23/01/2010 08h32
antonio guerra (63) 23/01/2010 08h32
adali adali,
lindas palavras!!! Uma ode ao apedeuta eà terrorista!!!
Lula esteve em Juiz de Fora, com Dilma a tiracolo, inaugurando uma unidade de saúde - que logo depois de inaugurada FOI FECHADA por falta de equipamentos e pessoal.
Em Juiz de Fora, foram vaiados, mineiro não gosta de terrorismo, entende?
Suas lindas palavras deveriam ser ensinadas ao presidente Lula, que, debochado, desbocado e despido de qualquer resquício de humildade, ainda tenta empurrar goela abaixo uma mulher que: teve educação de gente rica;
entrou para a luta armada com o propósito de tornar o Brasil numa Cuba ou extinta Rússia - hoje decadentes;
fazia bombas com o material da farmácia de manipulação de seu pai;
traiu o marido, também "subversivo";
Roubou, assaltou e entregou companheiros.
Sabe, anali, quem, segundo a BÍBLIA, veio para ROUBAR, MATAR E DESTRUIR?
Dilma patriota? De que jeito, se quer transformar o Brasil em uma ditadura?
Dilma corajosa? Atrás de metralhadoras, revólveres e canhões, quem não se torna corajoso?
As conquistas do Lula, anali, foram algo que já se esperava. O Brasil começou a entrar nos trilhos na era Itamar Franco, com o Plano Real, e o Lula era contra o real. Não fez nenhum plano econômico, seguiu com o Real. O Fome Zero não decolou, seguiu com o Bolsa-Família de FHC.
Perdemos uma refinaria de petróleo para um índio.
Você diz oposição sem projeto? E o PT tem algum projeto que seja de SUA autoria? Quem chegou ao poder e não sabia o que fazer?
14 opiniões
avalie fechar
adali adali (203) "Não dá mais para quem entra querer descontruir aquilo que encontrou.Nem para achar que aquilo que fez é o fim da história" Adali não é minha resposta para sua colocação infeliz e sim da pré candidata Marina (ex-PT). 3 opiniões
avalie fechar
adali adali (210) 23/01/2010 05h42
adali adali (210) 23/01/2010 05h42
DILMA PALANQUEIRA - Esta afirmação de Lula, indica que a patrióta, competente e corajosa ministra Dilma Rousseff, está pronta para o confronto eleitoral com a oposição contra a continuidade do pujante e vitorioso governo Lula por ele coordenado. Subestimando a capacidade do adversário, o PSDB/DEM/PPS a semelhança do que ocorreu com Lula que a sete anos levam diariamente coivaradas, também irão dar com os burros na água no confronto Dilma Rousseff. Esta oposição sem projeto e sem discurso alternativo capaz de fazer frente ao exepcional, pujante e extraordinário Governo Lula, em 2020 quem se lembrará que existiu os extintos PSDB/DEM/PPS? Quem? Alguem? Ninguem! Ápós Dilma Rousseff em 2010, Lula em 2014, Lula em 2018, Dilma Rousseff em 2022, Dilma Rousseff em 2026 e Celso Amorim, Paloci..... 531 opiniões
avalie fechar
Carlos José dos Santos (542) 23/01/2010 02h41
Carlos José dos Santos (542) 23/01/2010 02h41
Sérgio Guerra reage e diz que Lula não sabe controlar vocabulário.
Pô! Ainda bem, pois estamos cansados de políticos falsos que controlam o seu vocabulário sempre fanado mentiras.
24 opiniões
avalie fechar
Paulo Saffioti (144) 23/01/2010 02h17
Paulo Saffioti (144) 23/01/2010 02h17
Veja o que é uma pessoa de visão. Texto de Roberto Campos (pesquise para saber quem foi) em 1998
E vê no que deu....
Maluf, um atleta político
Roberto Campos
13/08/98
Como fanático da causa do serviço público, Paulo Maluf sabe ganhar e perder eleições sem descrer da democracia
Quando assentar a poeira e a história penetrar friamente os homens e os eventos de nossa década perdida de 80, haverá um redimensionamento da silhueta dos políticos.
A década foi uma ladainha de erros. Os militares erraram em não promover a liberalização econômica antes da política. Os civis erraram porque completaram a liberalização política, mas agravaram o autoritarismo econômico. Os planos de estabilização chamados heterodoxos introduziram a suprema forma de autoritarismo econômico _o congelamento de preços, salários, taxa de câmbio e, na era Collor, o sequestro das poupanças privadas.
O último grande erro da era militar foi a política de informática, que provocou a desmodernização da indústria e excluiu o Brasil da corrida tecnológica. Os civis agravaram o obscurantismo informático e lhe adicionaram dois erros: a moratória unilateral da dívida externa, em 87, e a Constituição de 88, híbrida na política, utópica no social e superintervencionista na economia. O país estagnou até 1994; estamos gastando uma década para reformá-la.
A história futura não tratará bem os principais responsáveis pela orientação demagógica e antimercado dessa Carta _Ulysses Guimarães e Mário Covas, os líderes do PMDB, partido que detinha a maioria absoluta no Congresso. E reabilitará os liberais, que acreditaram na superioridade do mercado capitalista, lutaram contra os monopólios estatais e o obscurantismo "reacionalistóide" e advertiram contra as pseudoconquistas sociais, que provocaram desemprego e elevaram o "custo Brasil".
Nessa reavaliação histórica, como se comportará a imagem de Paulo Maluf? Foi um atleta político. Ganhou e perdeu sem nunca se rebelar contra a vontade do eleitor, voltando sempre ao esforço penoso de persuasão política.
É sabido que muitas figuras, inclusive Ulysses, anticandidato civil em 1973, trouxeram contribuição importante à redemocratização. O que é menos sabido é que, por ousar desafiar o sistema militar de dentro da Arena #e, depois, de dentro do PDS#, Maluf provocou uma dissensão interna que contribuiria eficazmente para "civilianizar" o regime e apressar o fim do ciclo militar.
Seu primeiro desafio ao sistema foi mobilizar a Assembléia Legislativa de São Paulo para não ratificar passivamente Laudo Natel, candidato à governança ungido pelo Planalto. Maluf elegeu-se governador pelo voto indireto da Assembléia e se provou grande fazedor de obras, devendo-se-lhe a grande maioria de projetos de modernização da infra-estrutura paulista.
Mais importante: apressou o fim do interregno militar ao se lançar como candidato civil à Presidência em 1984, contrariando o dispositivo militar que favorecia o coronel Mário Andreazza, que daria sobrevida ao regime. Essa rebelião civil dentro do sistema provocou uma cisão, que levou à criação do PFL e viabilizou a eleição de Tancredo Neves. Se o PDS tivesse ficado unido em torno de um candidato militar, a vitória da oposição e a restauração democrática em 1985 seriam adiadas.
Há políticos que prosperam cultivando o modismo efêmero e há os temporariamente derrotados por fidelidade ao fundamental. A maioria dos políticos de minha geração tremia de medo ante duas vacas sagradas: o monopólio estatal do petróleo da década de 50 e, 30 anos depois, a política de informática. O único político de projeção a questionar os dois mitos foi Maluf.
Ele ousou criticar a distorção de investimentos da Petrobrás, que até a segunda crise do petróleo dedicava dois terços desses investimentos a atividades complementares e não à pesquisa e à exploração. Fê-lo com a Paulipetro, concebida originalmente para fazer contratos de risco, usando recursos estrangeiros e não nacionais. Essa modalidade de contrato foi bloqueada pela Petrobrás, que não queria competidores independentes nessa área; mas ela teve de mudar de orientação, deslocando tardiamente seus investimentos para pesquisa e exploração.
Nenhum dos grandes políticos brasileiros, inclusive Tancredo, se insurgiu contra a estagnação trazida pela política de informática, que nos negou o passaporte à sociedade do conhecimento. Fê-lo Maluf, que, como industrial, sabia dos perigos da desmodernização.
Até o colapso do Muro de Berlim, era "politicamente incorreto" falar de privatização, liberalismo ou capitalismo. Novamente, Maluf era a exceção.
Tem até hoje curso entre nós a imbecil idéia de que o capitalismo liberal descura do bem-estar e é indiferente à pobreza. A evidência histórica é totalmente contrária. É precisamente o capitalismo liberal, pela liberação das energias criadoras, que tem propiciado a cura da pobreza; os Estados Unidos são pioneiros em absorver miseráveis do mundo inteiro em busca de melhor opção de vida, fugindo de países socialistas ou dirigistas. Os liberais, que querem que o Estado deixe de ser mau empresário para ser bom samaritano, são os verdadeiros amigos dos pobres.
Como prefeito de São Paulo, Maluf provou outra vez que, para um empresário esclarecido, a sensibilidade social não é opção, mas obrigação. Paralelamente a importantes obras viárias, sem as quais a metrópole estaria paralisada, surgiram iniciativas sociais de inspiração criativa: o projeto Cingapura #habitação popular#, o PAS #atendimento à saúde# e o programa Leve-Leite.
Sem ficar chorando no muro das lamentações pela ruinosa herança que recebeu do "governo popular" petista, Maluf, sem temer arreganhos corporativistas, fechou a CMTC, economizando US$ 1 milhão de déficit diário. O Cingapura é hoje considerado um modelo pelo Banco Mundial; o PAS foi criado sem aumento de impostos.
Como fanático da causa do serviço público, Maluf sabe ganhar e perder eleições sem descrer da democracia. Nos casos em que foi derrotado, nem São Paulo nem o Brasil ganharam. Perdeu para Tancredo a eleição presidencial indireta de 1985, mas este não chegou a governar. Não se sabe o que Tancredo faria, mas se sabe o que Maluf não faria: não destruiria o sistema de preços com os congelamentos dos planos heterodoxos, não arruinaria o crédito brasileiro com a moratória, não endossaria a demagogia intervencionista da Constituição de 88 e não confiscaria a poupança, como fez Collor.
Perdeu a prefeitura para Erundina, que inchou o funcionalismo e paralisou obras, coisas que certamente não melhoraram o bem-estar de São Paulo. Perdeu o governo para Quércia e Fleury, nenhum dos quais passará à história como honesto realizador de obras e modernizador de instituições.
São Paulo, após repetidos erros de escolha, merece entrar no próximo milênio sob um governo eficiente e dinâmico, que não gaste anos a lamentar o passado ou a acomodar pressões corporativas. Maluf é agora candidato. Os amigos desse grande Estado só podem desejar que desta vez São Paulo acerte.
17 opiniões
avalie fechar
camila ruggiero (15) 23/01/2010 02h11
camila ruggiero (15) 23/01/2010 02h11
Gracas a pessoas como o Sr. Humberto Fajardo, temos um governante de discurso populista onde xingamentos e palavras de baixo calao sao uma constante. Temos um "lider" que decidiu governar o pais como se fosse um grande sindicato. E triste ver essa mentalidade do eleitorado petista que ainda tem aquele mesmo velho (e ignorante) discurso de que - com excecao do PT - os partidos politicos "sao contra os pobres"!!! Infelizmente uma porcentagem muito grande da populacao nao enxerga alem da televisao nova ou da geladeira recem trocada. 24 opiniões
avalie fechar
Ebenezer Rodrigues Andrade (35) 23/01/2010 01h51
Ebenezer Rodrigues Andrade (35) 23/01/2010 01h51
As istituições do Brasil estão falidas, especialmente o Tribunal Superior Eleitoral. Todos os dias vemos o LULA desrespeitar a Legislação Eleitoral e pisar na Constituição Federal como se ela fosse lixo! Desta forma passo a concluir que o Supremo Tribunal Federal também passou a ser uma instituição falida! Temos um presidente que mantém em situação de miséria milhares de pessoas (mantendo-as com míseros centavos do bolsa família), que desfalca os cofres públicos em somas extraordinária com obras ilusórias, que faz parte do partido político mais corrupto da história brasileira, que menospreza a legislação eleitoral fanzendo política antes do prazo legal...temos um Brasil falido em moral e ética, temos um Brasil de favelados e corruptos, tem um Brasil de vergonha. Nos tornamos vergonha mundial! 24 opiniões
avalie fechar
camila ruggiero (15) 23/01/2010 01h44
camila ruggiero (15) 23/01/2010 01h44
A cara do Brasil PRECISA mudar!!! URGENTE!! Me envergonha escutar um discurso tao populista que chega a ser quase ofensivo para o resto de nos que estamos pagando por esse populismo barato. Sim, a cara do Brasil precisa mudar. Precisamos que o pais tenha alguem que se interesse em passar sue tempo viajando menos, falando menos, estudando mais, trabalhando mais, olhando mais pras tragedias e problemas nacionais (mesmo quando eles nao dao destaque internacional nem justifiquem viagens "oficiais"). A cara do Brasil precisa mudar, precisamos de um presidente que governe um pais, e nao um partido. Que nao feche os olhos pros desmandos politicos e que tenha planos a longo prazo. Precisamos de um lider que inspire admiracao e que seja um incentivo aos jovens para que esses se eduquem e se informem e nao um exemplo de que as coisas podem ser conquistadas a qualquer custo... na base do berro. Precisamos de um presidente que tenha orgulho de ser brasileiro e que respeite seu povo, e que tenha uma familia que siga esses principios. Porque eu me pergunto, qual lider mundial com o minimo de formacao moral nao ve nada de errado em ver sua familia correndo atras de um segundo passaporte, de uma segunda nacionalidade? Eu sinto muito pela cara que o Brasil tomou nos utimos anos. Eu sinto muito mesmo. E uma pena, a gente merece mais que isso. E eu espero de verdade que meu comentario seja aceito. 13 opiniões
avalie fechar
Muito bom ouvir dizer que o PSDB vai acabar com o PAC se realmente ganhar essa eleição presidencial, na verdade gostaria que acabasse com todos, ai o país começa a viver o 1º mundo que vivemos em sp, sem contar os pedagios, também gostaria de citar o Rodoanel, o nosso governo de sp é tão competente, constrói a rodovia com o dinheiro do contribuinte, e entrega para as concessionárias, fácil ter as melhores estradas do país, a gente paga pra construir, chegam as concessionarias enchem o bolso de dinheiro, cuidam das estradas, mas também continuamos a pagar impostos. 7 opiniões
avalie fechar
Amadeu Akira Nakafori (20) 23/01/2010 00h03
Amadeu Akira Nakafori (20) 23/01/2010 00h03
Fazer o que né.. Vai Piorar... Ninguem manda votar num cara com os "Amigos" que tem.... 3 opiniões
avalie fechar
Ed Carmo (19) 22/01/2010 23h48
Ed Carmo (19) 22/01/2010 23h48
Tenho uma profissao excelente (que me permite trabalhar em qualquer lugar onde haja um minimo de infraestrutura: telefones de qualidade, acesso a internet descente/+12Mb, aeroportos, etc), meus filhos estao em escolas/faculdades descentes), mas passamos os ultimos 50 dias procurando residencia fora do Brasil (USA). A principio para ser uma vacation-home, mas aproveitamos e vimos tambem detalhes de ensino, saude, etc. Se o PT continuar no governo federal, a familia já decidiu... saimos do pais. 81 opiniões
avalie fechar
Elias kuster (104) 22/01/2010 22h54
Elias kuster (104) 22/01/2010 22h54
Senhor presidente,
A cara do Brasil tem que mudar mesmo.
E também deve-se mudar a maneira de gerenciar um país e de fazer política.
Um país que tem governo não acontece o que está ocorrendo nos Estados em termos de corrupção, especialmente aí em Brasília.
Um país que realmente é Democrático se presta mais atenção aos gritos de justiça, aos gritos de cadeia que ecoam da boca daqueles que sustentam, inclusivem os poderes todos desse país.
Senhor presidente, é necessário que mude mesmo a cara do país, mas antes de tudo é preciso que mudem os políticos, porque esses que temos , salvam-se muito poucos.
Tem que mudar mesmo e passar a dar mais atenção a quem trabalha e esquecer um pouco as desgraças e sensacionalismo.
Sabe, nunca na história desse país se inverteu tanto os valores, o que era errado passou a ser certo, e vice versa.
Tem que mudar mesmo, inclusive certos candidatos que pretendem concorrer às próximas eleições.
29 opiniões
avalie fechar
Donizete Hernandes (35) 22/01/2010 22h02
Donizete Hernandes (35) 22/01/2010 22h02
É clara a posição eleitoreira dos demos:
Em nota, Maia[Rodrigo] afirma que o partido vai "permanecer vigilante" para evitar que as obras sejam realizadas pelo Poder Executivo este ano.
Para os demos e pe$edebistas quanto pior melhor
12 opiniões
avalie fechar
Michel Temer representa a corrupção que imunda a história do PMDB, sua reeleição é o referendo do PMDB como partido a esta condução irresponsável que mancha a história do PMDB. Imaginem ele vice da dilma, bem, o DNA é o mesmo. 3 opiniões
avalie fechar
petra fan (32) 22/01/2010 21h37
petra fan (32) 22/01/2010 21h37
Dilma Rousseff foi chamada oficialmente de mentirosa pelo PSDB.

E o PT, oficialmente, não conseguiu desmentir.
58 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (3077) 22/01/2010 21h26
Antonio Fouto Dias (3077) 22/01/2010 21h26
Estamos assistindo várias colocações a respeito de enchentes em São Paulo, e que as críticas estão sendo direcionadas unica e exclusivamente ao governo atual, entrentanto, sem partidarismo, gostaria de saber se algum governo faria melhor do que foi realizado, por exemplo com o aprofundamento e a calha do Rio Tietê e se essa obra realmente não surtiu efeito?
Erundina e Marta Suplici também administraram a cidade e o que elas fizeram a respeito?
Não existe, sem a possibilidade de se evitar enchentes na cidade de São Paulo, sem que haja realmente um projeto de uma grande obra ou mais, de infra-estrutura que proporcione uma grande vasão, para que a água escoe mais rapidamente, minimizando os efeitos de grandes chuvas como as que estão ocorrendo.
Um ponto de vista que deve ser colocado nesta questão, é a de que uma grande parte da população, simplesmente se dirigiu a determinado local e simplesmente resolveu; vou morar aqui e ali construiu sua casa, sem nenhum projejto e principalmente sem nenhuma autorização, como é o caso das enchentes que ocorrem na zona leste, onde centenas de casas estão abaixo do nível do próprio Rio Tietê, como então não alagar diante de tanta água caindo?
Atirar pedra é muito fácil, no entanto, antes de atirá-las, olhem para o vosso telhado.
4 opiniões
avalie fechar
Raf Souza (176) 22/01/2010 18h33
Raf Souza (176) 22/01/2010 18h33
Antonio Platero
Por que eu não vou pra outro estado? Porque não fizeram uma lei que obrigue aqueles que discordam do governo de turno a calar sua boca e aceitar o que lhe é imposto ou se mudar para outro estado. Ainda. Se conheço bem o Serra, ele deve estar pensando em mudar isso.
Mas... já que perguntou... devolvo a pergunta: se o senhor acha que o único direito a que os paulistas têm e abaixar a cabeça e dizer "amém" para o desgovernador... por que não vai pra Venezuela? É o que SP está se tornando. Um estado quase facista onde a maioria dos desinformados, zumbis midiáticos e aqueles vivendo no eterno torpor da ignorância política acham que tem o direito de achacar quem discorde.
José Serra é um projetinho de Chávez, caso o senhor ainda não tenha notado. Utiliza o mesmo tipo de arma política: controle da imprensa, controle da propaganda e muito populismo.
Acorda.
50 opiniões
avalie fechar
laerte soares lima (430) 22/01/2010 18h27
laerte soares lima (430) 22/01/2010 18h27
Sabem porque o PSDB(Tucanos-Dems) não respondeu a Acusação .. que Dna. Dilma é mentirosa? .. é porque faz mais de 15 Anos .. que eles estão mentindo para a População do Estado de São Paulo... vejam bem ... Afundaram a Calha do Rio Tiete .. disseram que Inundação Nunca Mais... Prometeram construir o Rodoanel .. e o estão acabando com quase 20 Anos de Atraso ... disseram que o PCC tinha acabado .. e o PCC .. está ativo ... parece que vai até lançar candidato nas próximas eleições(2010) .. então como esta Gentalha(PSDB-Dems) .. pode chamar alguém de Mentiroso .. se eles são pior ? 131 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (19708)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 38 39 40 41 42 43 44 45 46 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página