Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Morre Ruth Cardoso

A ex-primeira-dama Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, morreu na noite desta terça-feira, em São Paulo, aos 77 anos.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
erinaldo costa (4) 26/06/2008 11h01
erinaldo costa (4) 26/06/2008 11h01
Tive o prazer de conhece-la, na minha cidade Aquiraz no ce em 1997,uma pessoa muito meiga e simples.E muito lametavel. 3 opiniões
avalie fechar
Lamentável. 14 opiniões
avalie fechar
everaldo varela (1) 26/06/2008 09h04
everaldo varela (1) 26/06/2008 09h04
SAO PAULO / SP
Eu já sentia muita saudades da Dna. Ruth, agora então não teremos mais uma primeira dama com essa bagagem. 27 opiniões
avalie fechar
Delano Arraes (1) 26/06/2008 01h11
Delano Arraes (1) 26/06/2008 01h11
Ruth Cardoso...
Uma batalhadora, perseverante e com ideais...
Sua vida ficará marcada para história...
Vai em paz, pois o nosso pai delestial terá um ótimo lugar a você...
Vossa pessoa será um MITO e nunca será esquecido...
Vai com Deus Dona Ruth
36 opiniões
avalie fechar
GURUPI / TO
Ruth Cardoso, mulher símbolo de dignidade que muito nos honrou quando primeira dama. Embora não esteja mais conosco, será sempre lembrada, pois quem faz ao pobre a Deus empresta.
Com carinho e uma admiradora.
14 opiniões
avalie fechar
Daisy Deichmann (3) 25/06/2008 23h33
Daisy Deichmann (3) 25/06/2008 23h33
JUNDIAI / SP
Minha real preocupação é com Ellen, de Marília/SP.
Mazelas entre ricos e pobres são coisas do planeta, desde seus primórdios. Gente com oportunidades e sem oportunidades não é um fenômeno basileiro.
Democracia e a falta dela é outro fato que se reveza, avançando liberdades, ou revertendo-as.
A Professora-Doutora Ruth Cardoso, com seu vasto currículo acadêmico, colocou seu conhecimento a serviço de nosso povo, sobretudo aos menos favorecidos. Não foi como primeira-dama, nem somente a partir do mandato de seu marido, que lutou para formar núcleos comunitários, buscando coalizões com entidades privadas, no sentido de organizar diversas frentes de trabalho para minimizar a pobreza. Projetou planos de educação básica, com imenso sucesso. Definiu políticas de distribuição de renda, baseada em estudos de comunidades sob o ponto de vista social.
Foi, como brasileira, muito mais aguerrida do que o marido. Preocupou-se amplamente com o desfavorecimento da mulher e instituiu programas que aconselhava a reversão da desigualdade.
Enfim, uma mulher notável, que absolutamente não precisou da mídia para ser grande.
Quando esta, a mídia, agora revela suas realizações, não é surpresa para quem acompanhou a trajetória de sua vida.
Não é necessário ir à favela, Ellen, para conhecer a miséria.
Um humanista sabe.
A Professora-Doutora Ruth Cardoso foi uma brilhante humanista de nosso país.
Fará falta. E esta, sentiremos todos, inclusive você.
29 opiniões
avalie fechar
João Mauro Senise (2) 25/06/2008 23h03
João Mauro Senise (2) 25/06/2008 23h03
RIO DE JANEIRO / RJ
A única primeira-dama que mereceu esse título, entre outras coisas, por seu magnifício trabalho à frente do Comunidade Solidária.
Além disso, Dona Ruth vai deixar saudades por sua enorme dedicação em defesa dos brasileiros necessitados. A rede de proteção social que dura até hoje (apesar de atualmente estar deturpada) não existiria se não fosse pela coragem e firmeza de Dona Ruth.
Esse ano, perdemos dois aliados importantíssimos na defesa de nosso país: o senador Jefferson Péres, falecido em maio, e a ex-primeira-dama Ruth Cardoso, que nos deixou subitamente na noite de ontem.
Meus sinceros pêsames ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a toda sua família.
14 opiniões
avalie fechar
Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 25/06/2008 23h01
Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 25/06/2008 23h01
Ruth Cardoso foi uma das primeiras a estudar as favelas. Lançou comunidades solidárias. Isso a credencia a ser chamada de a "mãe dos pobres", um lugar ilustre e único na história ao lado de Getúlio Vargas. 15 opiniões
avalie fechar
hebe araujo (1) 25/06/2008 23h01
hebe araujo (1) 25/06/2008 23h01
NITEROI / RJ
que os políticos nacionais tenham uma sra como Ruth 13 opiniões
avalie fechar
MARIA TERESA LA MACCHIA (5) 25/06/2008 22h39
MARIA TERESA LA MACCHIA (5) 25/06/2008 22h39
Dª RUTH CARDOSO, sinônimo de DIGNIDADE!!!
Todos os que a viram uma única vez, souberam disso - seu aura irradiava sabedoria e honestidade... Vai com Deus, para outra morada das inúmeras que existem na casa de nosso Pai, que é o universo sem fim, ao encontro de tantos outros companheiros, seguindo teu roteiro iluminado, sem se esquecer de nós todos, aqui na retaguarda, que a amamos tanto! Até sempre, mestra!
14 opiniões
avalie fechar
Maria Marcondes (1) 25/06/2008 22h21
Maria Marcondes (1) 25/06/2008 22h21
Minhas condolências ao Exmo SR Ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, perda irreparével. Peço desculpas ao Sr Fernando Henrique, mas diante de tantas críticas, não posso me calar. Como BRASILEIRA, vi meu pai dar a vida por esse País. Nos ensinou a amar, honrar e respeitar nossos símbolos, nossos heróis tão esquecidos, nossa Terra. è uma honra ser a Primeira Dama de um País. Umas com mais preparo, outras com menos. O que importa é o comportamento diante da Nação. "Saber os fatos", não fingir que não sabe e compactuar com falcatruas. D Ruth não pediu dupla cidadania, ela é BRASILEIRA, não tem filhos estudando no exterior e nem comprando fazenda com porteira fechada.Em 1913, Lênin, fez um Decálogo Socialista, dentre eles: o cinco: " Fale sempre em Democracia e em estado de Direito, mas tão logo haja oportunidade, assuma o Poder sem escrúpulos". Precisa dizer mais alguma coisa?
Graças a Deus D Ruth não estará mais aqui para ver a nossa queda, ela está livre. Ter uma posição dessas e não trabalhar pelo seu povo, será mesmo uma Primeira Dama??????
19 opiniões
avalie fechar
Gilmar Barros (1) 25/06/2008 21h57
Gilmar Barros (1) 25/06/2008 21h57
Faar de Dona Ruth é fácil, uma mulher brilhante, séria, competente, responsável, cidadã, mulher de causas e de afeto pelo povo brasileiro. Não perdemos uma primeira-dama, como sempre dizia sou apenas uma mulher esposa de Fernando. Uma mulher singular, austera que não se conteve em assistir inércia a história, mas foi atriz principal de uma época na construção de um futuro melhor. Devemos manter vivas nossas lembranças. 8 opiniões
avalie fechar
José Marta filho (1) 25/06/2008 21h56
José Marta filho (1) 25/06/2008 21h56
Ruti Cardoso deixa uma bela história de vida e bom combate.
José Marta Filho - Diretor das faculdades Integradas de Ourinhos
21 opiniões
avalie fechar
Jose Rufino Xavier (78) 25/06/2008 21h56
Jose Rufino Xavier (78) 25/06/2008 21h56
O que precisa este Brasil, são valores agregados e estivessemos nós muito mais pessoas no nível de Ruth Cardoso, não teriamos esse país com essa cara.
Mulher inteligente, com grande capacidade intelectual, mesmo sendo fiel companheira, nunca se envolveu nos entreveiros politicos partidários. Fez sua parte e muito bem feito, por onde andou, em especial na importante Universidade da Califórnia - Berkeley deixou sua marca como Professora ao lado de Professores como a filha de Einstein e outros nomados. Voltando ao Brasil, deixou seu legado em pról desse povo sofrido. Grande perda. Aqueles que trabalham por um país mais justo e igualitário sentirá muito a sua falta. que Deus lhe recompense pelo que fez pelo seu povo.
11 opiniões
avalie fechar
RIBEIRAO PRETO / SP
Não elencarei aqui as incontáveis qualidades da Dona Ruth, por que muitos já o fizeram.Entretanto, ao contrário do que muitos pensam e dizem, a imprensa não está exagerando na repercussão da morte da Dona Ruth, não. O que a imprensa tem feito e com muita propriedade é ter o reconhecimento muito merecido pelos vastos serviços desta mulher que pautou sua vida nas questões socias e na ajuda aos mais necessitados do nosso imenso Brasil. Lí alguns comentários de pessoas criticando a cobertura e a importância que a mídia tem dado à morte da Dona Ruth e criticando a própria Dona Ruth, mas sinceramente, tais comentários não mim surpreenderam. E não mim surpreenderam por uma única razão: Estes que criticam, que façam então, um milésimo, um milésimo apenas do que a Dona Ruth fez e certamente teremos um Brasil muito melhor, do que o que temos. Criticar, é muito fácil. O difícil é superar... Além do mais, seria um desmerecimento ao depoimento das inumeras pessoas e personalidades que conheceram a Dona Ruth, darmos importãncia e o mínimo de credibilidade a este pessoal, que basta darmos uma olhadinha nos comentários, para vermos que não passam de uma ABSOLUTA , INSIGNIFICANTE E IRRISÓRIA MINORIA. E agora pergunto: E quando que a minoria já teve vez, já teve razão??? Vale mais a opinião dos que tem a humildade de reconhecer o mérito alheio. Lula, Alckimin, Serra, Mercadante, Arlindo Chinaglia, Aécio Neves e todos nós que sabemos reconhecer o mérito da Dona Ruth, estamos de parabéns. 14 opiniões
avalie fechar
MILTON REZENDE (75) 25/06/2008 21h50
MILTON REZENDE (75) 25/06/2008 21h50
Ao celcio kanazawa
Não vejo razões para hipocrisia quando a matéria trata-se do falecimento da senhora RUTH CARDOSO. Até porque o termo hipócrita vem de desleal , fingido e falso. Em todas situações o debate tem uma linha de seguimento onde cada um expressa a seu modo o verdadeiro sentimento.Existem os que consideram lealdade à pessoa da senhora RUTH e os que não consideram as homenagens póstumas como forma de idolatria.Respeitosamente é lamentável a morte de qualquer pessoa que conhecemos, seja ela personalidade ou não.Dependendo do vinculo e o grau de amizade, ou parentesco e até mesmo de carisma, as reações são diferentes.Agora os fingidos e falsos só poderiam ser considerados hipócritas se em alguma situação individual fossem favorecidos por ela ,e em circunstancias opostas fossem desleal.Portando o termo não justifica as opiniões que agradam ou desagradam.A única hipocrisia que se que se faz no presente são as considerações a SENHORA RUTH CARDOSO depois de morta.Com toda certeza teria um efeito muito mais enfatizante e feliz para a senhora RUTH se toda essa gratidão tivesse sido feito em vida.
7 opiniões
avalie fechar
Francisco Ernesto Guerra (452) 25/06/2008 21h22
Francisco Ernesto Guerra (452) 25/06/2008 21h22
Lí o texto de Marcelo Coelho sobre a finada Ruth Cardoso, publicado na Folha. Não pude deixar de me emocionar! Quem puder ler, que o faça. Verá que, com muita propriedade, o articulista dá um panorama da mulher excepcional que foi Dna. Ruth Cardoso.
Dna. Ruth ganhou a minha admiração quando investiu contra a abominável Maria da Graça Meneguel, conhecida pela alcunha de Xuxa, que destilava lascívia nos seus programas ditos infantís, na rede Globo e induzia a garotada extemporãneamente a interessar-se por sexo.
Reduzí-la a expressão "de que foi a melhor primeira dama que este País já teve" é uma tentativa de diminuir a sua dimensão.
Tenho para mim que ela aproveitou-se do "cargo", com o intuito de fazer o bem. E conseguiu! Foi a preculsora do bolsa família, programa tão bem aproveitado pelo presidente Lula, que o unificou e deu a dimensão atual, com repercusão a nível mundial.
Era o oposto do marido. Sujeito arrogante e sem visão do conjunto preocupava-se e preocupa-se apenas com a sua biografia, que o levou a praticar tantos atos reprováveis.
Mas isso não é importante. Importante dizer que o Brasil está hoje um pouco mais pobre, pela perda irreparável de tão nobre pessoa. Cabe-nos lembrar de seu exemplo e transmitir o seu legado para as gerações futuras.
48 opiniões
avalie fechar
Thais França (1) 25/06/2008 21h06
Thais França (1) 25/06/2008 21h06
SAO JOSE DOS CAMPOS / SP
EU QUERO MORRER COMO A RUTH CARDOSO
Eu quero morrer como a Ruth Cardoso, rápido, sem esperar.
Eu quero morrer e ter meu marido chorando pela morte ter nos separado. Calado por lágrimas quentes derramando um choro morno em minha presença apagada. Emudecido pela falta de meu espírito num corpo morto dentro de um caixão sem cores.
Eu quero uma morte romântica, triste e sóbria, como a de Ruth Cardoso.
Eu quero morrer com rugas semelhantes às de dona Ruth. Quero que elas representem uma coleção de feitos. Quero morrer falando com um filho, quero morrer sem tempo de me despedir. Quero morrer por meu coração ter trabalhado além da conta.
Eu quero morrer como a Ruth Cardoso, sendo eu e não primeira dama. Eu quero morrer com minha história de vida calcada em pedra. Eu quero morrer sendo sócia de uma vida conjunta, quero ser completude e relevância para mais de pelo menos meia dúzia de pessoas, sendo isso reconhecido por não ter sido metade, mas meu todo.
Eu quero morrer sem óculos, como a Ruth Cardoso. Eu quero não precisar ver a última cena. Quero só sentir o alçar vôo das asas da minha alma pelo impulso das minhas pernas.
72 opiniões
avalie fechar
Roberto Carmo (69) 25/06/2008 20h59
Roberto Carmo (69) 25/06/2008 20h59
Meus pêsames ao Prof. Fernando Henrique.
Que Ruth Cardoso fique com Deus.
14 opiniões
avalie fechar
celcio kanazawa (22) 25/06/2008 20h45
celcio kanazawa (22) 25/06/2008 20h45
Sr. M Mig eu não comparei a Dra. Ruth com a atual primeira dama, muito pelo contrário.
Só fiz ver que neste momento, que não é justo criticar a Da. Ruth por ter sido primeira dama e mulher do ex-presidente FHC, assim como não é justo ficar criticando a Da. Marisa por ser a mulher do Lula.
Cada uma será lembrada pela história pela sua biografia, e não pela opinião a favor ou contra manifestada neste espaço por quem quer que seja, muito menos pela minha modesta opinião.
Creio que neste momento o que importa é manifestar a nossa solidariedade ao ex-presidente FHC e aos seus familiares pela perda da mulher, mãe e avó.
O que não é justo chamar de hipócritas aqueles que assim como eu manifestaram solidariedade à figura de Da. Ruth não as opiniões contrarias, o que sem dúvida faz parte da democracia, que ela sem dúvida ajudou a construir.
O que não se pode é negar é mérito que ela teve em vida, apenas pelo fato de ter sido a mulher de
o ex-presidente FHC.
11 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (256)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página