Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ocupação da UnB

Estudantes ocupam reitoria da UnB e pedem saída de reitor


Mais resultados: 1 2 3 4 5
Comentários dos leitores
Eduardo Petrucci Gigante (185) 11/04/2008 08h57
Eduardo Petrucci Gigante (185) 11/04/2008 08h57
Outra coisa que me causa espécie é não encontrar comentários sobre o aumento de 20% nas bolsas de Mestrado e Doutorado, da CAPES. Ninguém ergue a voz para dizer que aumentar bolsa-escola - o que são as bolsas CAPES -, em ano de eleição, é manobra eleitoreira? Com que então bolsa-escola para ricos e remediados pode? O que é feio é a bolsa destinada ao pobres?
Aquela moça de nome estranho andou dizendo ontem: dois pesos, duas medidadas!
11 opiniões
avalie fechar
Eduardo Petrucci Gigante (185) 11/04/2008 08h25
Eduardo Petrucci Gigante (185) 11/04/2008 08h25
Caro José Reis B Barata,
Vc fez uma revolução na minha forma de pensar. É uma leitura totalmente diferente das que eu já havia feito e/ou tomado conhecimento. Preciso mesmo rever o voto estudantil, agora sob uma forma totalmente diversa do que eu imaginava. Mas creio que vc tem mesmo razão. O distanciamente crítico necessário para a clareza da escolha está muito mais nos estudantes, preocupados com a graduação, do que nos servidores e docentes, preocupados com o feijão!
Obrigado.
1 opinião
avalie fechar
josé reis barata barata (2329) 11/04/2008 07h08
josé reis barata barata (2329) 11/04/2008 07h08
Eleição para Magnífico ( I ).
Parece-me imprópria para qualquer ente governamental,em especial, Instituições de Ensino.
Qualquer processo eletivo de política partidária envolve interesse próximo ou futuro do eleitor; que os entrega, pelo voto, ao representante eleito; do qual, aquele eleitor, nutre a expectativa legítima de que o eleito os realize.
No caso, o colégio eleitoral é estabelecido em três partes com peso diferenciado para cada uma delas.
Professores e servidores são duas delas.Embora com atribuições díspares,as duas faces profissionais, são, todas: servidores; e, administrativamente, de algum modo, subordinados ao Reitor.Assim, vinculá-los pelo voto ao futuro chefe, deixar ao sabor de possíveis negociações e compromissos de campanha, nascidos de desejos estranhos ao objetivo Institucional o sufrágio deles(servidores e professores); é,de plano e como regra, permitir que esses esdrúxulos acordos secundários e intermediários interfiram, ou dirijam, de modo ilegítimo no destino institucional.
Professores e servidores,assim, não devem votar porque as razões que naturam um eleitor , "in casu", inocorrem.Os papéis que exercitam são de profissionais remunerados, pagos para o exercício de cargos legalmente previstos.Voto não é privilégio ou trabalho que se remunere; é direito e dever cidadão; não deve envolver interesses econômicos, guindado que é, a crime eleitoral.
74 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2329) 11/04/2008 07h07
josé reis barata barata (2329) 11/04/2008 07h07
Eleição para Magnífico ( II ).
Mais ainda:política partidária descreve ambiente, campo de natureza diferente,distinta, de uma organização de ensino em particular.
Desde meu tempo de universitário (1971) mantenho a opinião, que ainda não se desfez, de que ensino e política são aspectos respectivamente seqüenciais e nunca paralelos ou que possam ser exercitados em comenos e no mesmo espaço físico.Água e vinho.Aquele prepara para o exercício desta. A Constituição Federal mesmo, consagra a obrigatoriedade acima dos 18 anos (se ainda não mudou, muda todo dia).Talvez e também porque a Nação considere que deva existir algum preparo antecipado que capacite a aquisição do direito ao título.
49 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2329) 11/04/2008 07h06
josé reis barata barata (2329) 11/04/2008 07h06
Eleição para Magnífico (conclusão).
Alunos: estes sim, convergem suas motivações para o fim formal da Instituição;o ensino.Portanto,a se impor eleições, somente estes portam a imprescindível isenção para a escolha e ainda , para que melhor pudessem exercer a escolha , parece-me recomendável, restringir o voto àqueles do 2º ano ou 3º período, quando as peculiaridades do campus lhes fossem melhor desvendadas.
De qualquer modo, eleição de Reitor, para que a necessária autonomia universitária fosse real, verdadeira e isenta, entendo, que a sociedade - em última instância quem fornece os recursos para que as Universidades existam - dispõe de Instituições políticas representativas (Senado e Câmara),legítimas e legais que bem podem avocar a prerrogativa da indicação, trazendo para o voto mediato do eleitor, enquanto cidadão, a nomeação "ad nutum" do Reitor; preservando assim o ambiente Universitário, que lhe restaria,destarte, a tarefa de em situações de anormais e excepcionais (o que é a greve?) o voto de desconfiança expressada no clamor da sublevação pacífica, que nem a lei pode abafar, e que as instituições devem considerar, como foi,é e será.
174 opiniões
avalie fechar
Há alguns momentos da vida que quebrar as tradicionais regras de civilidade se tornam necessária. Abaixo o Magnifico! 2 opiniões
avalie fechar
Paulo Carvalho (8) 10/04/2008 18h44
Paulo Carvalho (8) 10/04/2008 18h44
FORTALEZA / CE
Hoje e moda a invasao das universidades, nesse caso ate penso ser uma maneira correta de pressionar e se fazer justiça. Não entendo, porque esses mesmo estudantes e outros que não sejam estudantes tambem nao fazem o mesmo movimento contra a escalada de corrupção que se tem noticia hoje em brasilia. è imperdoavel o que fazem nossos senadores (ainda mais inaceitavel o Renam Roubalheiros continuar). Enquanto a dengue a chuva e outras miserias assolam o pais, esses "caras" so pensam em desmoralizar o PT, desmoralizar a Dilma, porque ela e um nome forte para a Presidencia. Nunca vi uma oposição tão desesperada e cheia de artefatos para tetar voltar ao poder. Infelizmente, é essa nossa situação....não temos opçoes ...se fica PSDB...roubo, surdina, privatizações, se fica o PT....mensalão, cartões corporativos. Mais uma vez volto a dizer, nosso problema nao e escolher o Presidente, mas sim...nobres deputados e senadores, viciados com tanta maracutaia.....tristeza mesmo... 6 opiniões
avalie fechar
Carlos Lobitsky (1659) 10/04/2008 16h50
Carlos Lobitsky (1659) 10/04/2008 16h50
Oque me chama a atenção contra o "Maguinifico Reitor", é que não há uma atitude coerente, tanto por parte da POLITICA, E DE PARTE DA IMPRENSA.
Infelizmente estamos vendo estudantes que devem ter feito seu 1oGraus e 2oGrau em SP, onde não se estuda, só passa sem estudar.
Pois não estão vendo que o Reitor esta sendo usado numa guerra politica?
O ataque ao Reitor é por demais, absurdo.
Tanto ataque a um só homem, demonstra que ele em seu mandato, fez muita coisa boa, caso contrario, não teria "POLITICOS CONTRA ELE".
Todo este estardalhaço contra os gastos sem lembrarem que o imóvel é da Universidade, é conflitante com os estudantes de antes pois, lá nós não eramos contra algo, sem saber o porque.
Muito menos nos deixar se tornar massa de manobra politica da OPOSIÇÃO (PSDB/DEM).
Este homem, como qualquer um de nós merece ser respeitado, atraves de uma séria investigação, e não atraves desta inadequada "exacração".
Olha o exemplo da "Escola Parque" em SP.
Os proprietarios eram considerados todos culpados.
Só no final, é que descobriram que não havia erro algum, mas e os proprietarios?
Ninguem, nem alunos que se julgam acima da unidade escolar devem tomar atitudes contra o Reitor, sem saber de fato oque esta acontecendo.
113 opiniões
avalie fechar
J.W. Leong (2) 10/04/2008 15h46
J.W. Leong (2) 10/04/2008 15h46
MANAUS / AM
o magnífico deve conhecer a frase "whistling in the dark." ao declarar-se "aliviado" com a denúncia formal. 3 opiniões
avalie fechar
CARLOS CUICA (7) 10/04/2008 15h40
CARLOS CUICA (7) 10/04/2008 15h40
ATENÇÃO APOSENTADOS!!Os senadores aprovaram uma emenda que estende aos aposentados do INSS os mesmos reajustes concedidos ao salário mínimo. Apresentada pelo senador paulo paim. SIGAM O EXEMPLO DOS ESTUDANTES DA UNB, PARA QUE O LULA NÃO VETE. 5 opiniões
avalie fechar
Eduardo Petrucci Gigante (185) 10/04/2008 14h39
Eduardo Petrucci Gigante (185) 10/04/2008 14h39
Essa proporcionalidade bem demonstra o "desapego" (sic) dos docentes pelos cargos. Ainda não tenho opinião formada sobre o peso dos votos do alunado, preciso estudar mais esse ângulo, visto que o corpo discente mantém uma relação direta com a Universidade por uns poucos anos.
Agora, não tenho nenhuma dúvida que o voto do servidor tem que, obrigatoriamente, ser igual ao do professor. Afinal, o servidor fica muito mais tempo envolvido diretamente com a instituição. Sua jornada é bem definida pela legislação, enquanto os professores cumprem, outra vez salvo excessões, jornadas espúrias.
5 opiniões
avalie fechar
Antonio Carlos Bressan (154) 10/04/2008 14h30
Antonio Carlos Bressan (154) 10/04/2008 14h30
Com o excelente reforço do MPF, os estudantes estão conseguindo resgatar a dignidade e a reputação de sua Universidade de excelência!
Parabéns aos estudantes e ao MPF!
Mas, como o reitor é petista da gema e grande amigo dos "homens" do palácio, com certeza, este afastamento é "jogo de manobra" para o esquecimento do problema maior!
Por isso, não esmoreçam e continuem até o fim, com a destituição do reitor e de seus colaboradores neste vergonhoso caixa 2, desviando dinheiro que deveriam ser utilizados para pesquisas da UNB!
FORÇA GAROTADA!
25 opiniões
avalie fechar
Eduardo Petrucci Gigante (185) 10/04/2008 14h03
Eduardo Petrucci Gigante (185) 10/04/2008 14h03
As Universidades podem sim prescindir de reitor e reitoria. Não podem prescindir é de uma estrutura institucional que mantenha a mesma em funcionamento. Havendo a vacância do cargo de Magnífico, a estrutura institucional administrativa continua mantendo a Universidade em funcionamento. Atualmente, apenas os professores podem ser nomeados reitores. Um erro crasso. A parte acadêmica, essa sim, deverá ser acompanhada por professores. Já a estrutura administrativa deveria ser ocupada por quem tem treinamento para isso. O que não é o caso da maioria dos docentes. Curiosamente, os docentes se propõe dotar o alunado de habilidades e competências profissionais, ao mesmo tempo que se portam como risíveis amadores ao conduzir essas instituições. Não vá o sapateiro além do chinelo, diziam os antigos.
Administrar qualquer coisa não exige doutorado. Exige vivência e dedicação. Samuel Klein (Casas Bahia), o recém falecido Diniz (grupo Pão-de-Açucar), Bill Gates (Microsoft), Henry Ford, são doutores em quê mesmo?
4 opiniões
avalie fechar
Pietro Guerriero (21) 10/04/2008 14h00
Pietro Guerriero (21) 10/04/2008 14h00
Prevaleceu o bom senso! Sem o reitor (e o vice) o trabalho de apuracao pode prosseguir sem interferencias. Deveria ser automatico. Esta' sendo investigado: licenca automatica. Caso a investigacao nao encontre irregularidades eles sao reconduzidos ao cargo. Caso fique provado, eles ja' estarao fora.
Quanto 'a prisao provisoria do pai e da madrasta da menina eu sou a favor tambem. Tudo aquilo que venha a colaborar para o bom andamento (e resultado) da investigacao deve ser usado sem demora.
1 opinião
avalie fechar
Rubens Junior Moreno Rubio (81) 10/04/2008 13h17
Rubens Junior Moreno Rubio (81) 10/04/2008 13h17
ACHO QUE SO OCUPANDO OS IBAMAS DA REGIÃO NORTE ENTÃO CONSEGUIREMOS AFASTAR ESTES FANATICOS DA AMAZONIA, QUE QUEREM EXPULSAR DAS SUAS TERRAS, OS PRODUTORES 5 opiniões
avalie fechar
luiz dias (364) 10/04/2008 12h49
luiz dias (364) 10/04/2008 12h49
CUMPRIMENTOS AOS ALUNOS DA UNB. AO DEFENDER A MORAL, A ÉTICA, A HONESTIDADE, ELES, POR CONSEQUÊNCIA DEFENDEM AS PESSOAS DE BEM QUE AINDA ACREDITAM NESTE PAÍS.
AI DESSE CONSÓRCIO LULA-PT-PMDB-PTB-PP-PR,ETC, NÃO FOSSEM MOVIMENTOS SOCIAIS COMO CUT, CGT, ONGS, UNES,MST, ETC, COMPRADOS À GRANA.
TÁ AÍ O EXEMPLO MAIS RECENTE DE DINHEIRAMA PARA CALAR OS MOVIMENTOS SOCIAIS COM O RESTABELECIMENTO DO IMPOSTO SINDICAL OBRIGATÓRIO E AINDA SEM QUALQUER FISCALIZAÇÃO, COM O VOTO, APOIO E SANÇÃO DO PRESIDENTE LULA.
AO CONTRÁRIO DESSE GOVERNO QUE EM DISCURSOS DEFENDEU MENSALEIROS, SANGUESSUGAS, SEVERINOS, RENANS, NA ROUBALHEIRA DO DINHEIRO PÚBLICO, ESSES ALUNOS DA UNB RECONHECEM QUE ESTUDAM EM ESCOLA PÚBLICA FEDERAL, QUE ELES E SEUS MESTRES, INCLUSIVE REITOR, SÃO BANCADOS COM DINHEIRO DOS IMPOSTOS DO POVO BRASILEIRO QUE TRABALHA DIA E NOITE PARA PAGAR ESSAS COISAS JUSTAS, EDUCAÇÃO, E ATÉ PARA PAGAR COM NOSSOS IMPOSTOS ABUSIVOS, ILEGAIS, ATÉ AS FARRAS DA CORTE DOS REIS E RAINHAS DA CAPITAL DA PROSTITUIÇÃO CHAMADA BRASÍLIA.
CAROS ALUNOS DA UNB,
CONTINEM FORTES NA DEFESA DO DINHEIRO DA UNIVERSIDADE, DA PESQUISA, DE SUAS FORMAÇÕES PROFISSIONAIS REALMENTE A SERVIÇO DO BRASIL.
AO REITOR: CADEIA. CADEIA.
NÃO APENAS AÇÃO IMPROBIDADE, MAS A POLÍCIA FEDERAL, MP, DEVERÃO SIM, ABRIR PROCESSOS CRIMINAIS EM FACE DELE, DO CONSELHO,ETC,QUE DESVIARAM 470 MIL QUE TEMOS CONHECIMENTO, FORA O RESTO. CADEIA PRA TODOS SIM E PONTO FINAL. PARABÉNS QUERIDOS ALUNOS, EXEMPLOS DE ÉTICA,MORAL,DIGNIDADE, CIVISMO.
14 opiniões
avalie fechar
Alessandro Tadeu Perico (17) 10/04/2008 11h44
Alessandro Tadeu Perico (17) 10/04/2008 11h44
O reitor demorou para tomar a atitude mais digna, se é que há dignidade em uma pessoa que se aproveita de uma situação ilicita par obter vantagens, mas que ele caiu do céu para muita gente, caiu, é uma bela cortina de fumaça que dá a falsa sensação para alguns que pessoas poderosas como ele, tem de prestar contas a justiça....balela, boi de piranha, café pequeno, a corrupção no meio acadêmico e politico e reconhecidamente, com poucas excessões corrupto. Bilhôes são desviados e não tem ninguém na cadeia, os estudantes mesmo com a pouca experiência que eles tem, fazem alguns barulho, nós mais velhos e experiêntes fazemos o quê, nada x nada x nada, oooo povo submisso!!!!
Se tirassem todas as bolsas e ai sim perguntassem o que a população acha disso tudo, qual seria a resposta?
4 opiniões
avalie fechar
Solleon Menezes (7) 10/04/2008 10h51
Solleon Menezes (7) 10/04/2008 10h51
Parabéns aos colegas universitários de Brasília! Estão fazendo o que nós devíamos fazer com os corruptos que enchem nossas instituições. Força e fé que vocês conseguirão tirar o "magnífico" do poder! 12 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2329) 10/04/2008 10h08
josé reis barata barata (2329) 10/04/2008 10h08
Débora,
A prova de coragem e inocência moral não está, como muitos pensam, na afronta; mas, no reconhecimento do erro, natural e humano.
Desde o início exponho esta opinião aplicável ao Magnífico ante a evidência material apresentada pelos fatos.
Professora (ainda bem que existem e por isto fiz ressalva), quando, vez por outra - mesmo patrulhado e estrelado por envergonhados "companheiros" profissionais - passeio por este recanto, o faço, na tentativa de encontrar pessoas inteligentes como você demonstra ser ao abrir espaço para discussão séria e proveitosa.
"Incomodados que se mudem!"
Repito e confirmo.Débora, se você se incomoda, por que o Magnífico não?
Os universitários é que não devem se "acomodar", e andam muito acomodados (já se não os fazem como dantes), nem se mudar.Universidade subsiste sem Reitor , complemento;jamais sem universitários.
"Exemplos da corrupção sem disfarces esfregadas na cara do povo, dos estudantes, dos professores, de muitos antigos petistas cheios de ideais, dos empresários, dos juízes, dos promotores, dos militares, dos agricultores, dos operários, de uma enorme multidão de gente honesta e que poderá envergonhar-se de ser honesta por ver triunfar a desfaçatez do roubo.".
Professora Débora: foi assim que o personagem Gervásio do meu amigo (ele não sabe) Saulo Ramos traduziu Rui, é, o Barbosa de 1914, coisa antológica que se agiganta nas mãos deste governo mau, que precisa ser extirpada,denominada: corrupção.
61 opiniões
avalie fechar
Pela primeira vez em muitos anos , vejo a juventude
lutar por uma causa justa.
O afastamento do corrupto reitor (de nome pomposo) é questão de honra , para pessoas que
tenham um mínimo de dignidade .
Os estudantes não têm "rabo preso" como os
funcionários , que estão gritando pois estão vendo
que seus salários , podem ficar atrasados.
Acredito que somente a juventude estudantil , possa
reverter o caótico panorama político brasileiro !
12 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (96)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página