Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Ocupação da UnB

Estudantes ocupam reitoria da UnB e pedem saída de reitor


Mais resultados: 1 2 3 4 5
Comentários dos leitores
josé reis barata barata (2329) 16/04/2008 06h50
josé reis barata barata (2329) 16/04/2008 06h50
Reitor para manter sua auréola de Magnífico há que estar sempre submetido ao voto de desconfiança dos Universitários.Assim, só percebo um procedimento:
-os universitários e somente eles, fornecem (Via conselho Universitário)uma lista de nomes ao Congresso Nacional (Senado de preferência), que, em Plenário e por voto aberto escolhe o Reitor, sempre que necessário;significando dizer:sempre que a maioria absoluta dos universitários assim o exija e bote a fila para andar.
A Constituição Federal é alterada todo dia, por que não uma lei regulamentando, de vez , este assunto que é de todos nós, do povo.
49 opiniões
avalie fechar
luiz dias (364) 16/04/2008 05h58
luiz dias (364) 16/04/2008 05h58
OLÁ UNB. OLÁ ALUNOS VITORIOSOS. AGORA, EM PARTES.
VOCÊS ESTAVAM INDO TÃO BEM. MAS, QUANDO VI O TAL DE AGUIAR SENDO INDICADO POR VOCÊS, CAUSOU-ME NÁUSEAS.
SABEM QUEM É O CARA ?
LIGADO, LIGADÍSSIMO AOS PETISTAS, ALIÁS, EX-PT, COMO MARTAXA, GENOÍNO, DELÚBIO, ZÉGATE, ALÉM DO LULINHAFOI.
ESSE CARA É DEFENSOR DAS MAIS ARRINHADAS IDÉIAS TRAVESSAS, LOUCAS, ATRASADAS, LÁ DOS TEMPOS DA RÚSSIA, ANTIGA ALEMANHA ORIENTAL, E CUBA, ONDE FEZ ESCOLA, COM CERTEZA.
LIGADO A COMUNISTAS ANTIGOS, COMO PSTU, ENFIM, ESQUISITÍSSIMO E PERIGOSO.
AGORA SEI PORQUE OS ALUNOS O ESCOLHERAM. UMA PENA.
ELE VAI AMACIAR OS ALUNOS, QUE VISUALIZO, LIGADOS NA MAIORIA AO PSOL E PSTU, VAI FAZER O JOGUETE DO CONSÓRCIO LULA, DESSA GENTE ANTIGA E ACOSTUMADA COM CORRUPÇÃO, ELE VAI SIM, ABAFAR A DINHEIRAMA QUE SAIU DO TESOURO NACIONAL, PASSOU PELA FUNDAÇÃO E FOI ATÉ PARA OUTROS FINS, PREFEITURAS, POLÍTICOS, ETC., E DE NOVO, A COISA VAI DE ESFIHA A PIZZA À LÁ BRASÍLIA.
QUE PENA.
QUEM DUVIDAR, VEJAM O CURRÍCULO DESSE AGUIAR, SUA MILÍTÂNCIA POLÍTICA, ALIÁS, DÊEM UMA OLHADINHA PARA A SUA CARA, FOTO, E À MODA PSICÓLOGO, DECODIFIQUEM O SEU PERFIL. NÃO PRECISA MAIS NADA. A FOTO DELE RESPONDE A TODAS AS PERGUNTAS.
12 opiniões
avalie fechar
Leonides Justiniano (39) 16/04/2008 00h34
Leonides Justiniano (39) 16/04/2008 00h34
Que é racionalidade? Aceitar que alguém, por estar investido de autoridade ou por ocupar um cargo não poder ser criticado?
Um comentarista deste espaço afirma que os estudantes de outrora eram mais "conscientes" por brigarem por seus títulos...
Ora, mas é justamente essa a "praga" que assola o ensino superior e as demais profissões. Alguém que quer título, mesmo que seja de "servidor público", como vereador, deputado, prefeito, governador, senador, presidente...
Não basta o título. É necessária a competência e a capacidade para assumir o ônus que advém com o cargo.
Já era hora de os estudantes - os antigos "caras´-pintadas" - saírem do buraco e mostrarem seu inconformismo, que assinalou a história de tantos países.
Não é de diplomas que os estudantes precisam: pode-se ser "doutor honoris causae" sem qualquer nível de estudo.
O que se precisa é de cidadãos conscientes, que sabem que o lugar que ocupam em uma instituição de ensino implica em responsabilidades, dentre as quais zelar por um país mais íntegro e honesto, onde muitos não sabem, sequer, assinar o próprio nome, ou escrever com correção, apesar de terem, no "currículo", vários anos de banco escolar. Chega de analfabetos funcionais, analfabetos digitais, analfabetos secundários...
5 opiniões
avalie fechar
Carlos Lobitsky (1659) 15/04/2008 21h46
Carlos Lobitsky (1659) 15/04/2008 21h46
Nunca pensei em ver alunos universitarios, ou os "burros como éramos chamados antes", se deixarem levar como massa de manobra da dita OPOSIÇÃO.
Alunos universitarios éram mais inteligêntes, não eram tão ingenuos, e frageis.
Lutavam por conseguir o titulo.
E como lutavamos.
Hoje vemos exemplos escrachados de fraqueza, e pequenez.
Não fazem nada certo.
Se deixam levar por partidos politicos em franco ataque ao GOVERNO como meros torpedos burros.
Esta burrice incauta, que os faz, desde já fracos para as oportunidades de emprego, para as mais procuradas as de melhores salarios.
Algum aluno da UNB, acredita de fato que vão arrumar emprego, trabalho, ou mesmo ser um empresario, com este espirito de baderneiro.
No começo éra sim uma advertencia.
Porem como advertencia já perdeu a força a muito tempo.
Acreditam que pela "fraqueza da força" consiguirão oque?
Sem o USO DA INTELIGENCIA, A RACIONALIDADE DO BOM SENSO, E A SABEDORIA DA DISCIPLINA, NADA SERÃO, E NADA PODERÃO SER.
TENHAM A FORÇA DO SEU INTERIOR PARA SEREM HOMENS DE VERDADE, E NÃO CRIANÇAS SEM RUMO.
61 opiniões
avalie fechar
Marilia Shiraiwa (26) 15/04/2008 13h34
Marilia Shiraiwa (26) 15/04/2008 13h34
A mídia divulga que agora é a vez do reitor da Unifesp que vai depor na CPI dos cartões e os alunos estão protestando, pelos até o momento, supostos gastos excessivos ; será o inicio de um desfile de reitores na CPI? será o inicio de uma onda de protestos dos estudantes no país? Se for com certeza alimentará as exdrúxulas opiniões manifestadas inclusive neste blog 3 opiniões
avalie fechar
julio andrade (81) 15/04/2008 09h04
julio andrade (81) 15/04/2008 09h04
O engraçado é que estes estudantes não lutam contra a corrupção no governo.
Corrupção que interessa não pode ser punida, será esta a bandeira destes?
22 opiniões
avalie fechar
Juliana Cristina (1) 15/04/2008 08h13
Juliana Cristina (1) 15/04/2008 08h13
TAGUATINGA / DF
A luta dos estudantes da UnB continua a ser legítima, mesmo após a renúncia do reitor. A reinvindicação por paridade vem de longa data, no entanto, nunca foram levadas a sério pelo Conselho Universitário que desconhecia a força que o movimento estudantil possui. Acredito que não existirá momento mais oportuno do que o atual para lutar por algo que sempre esteve em pauta no Movimento estudantil, pois se já não nos atenderam momentos passados, também não irão nos atender se desocuparmos a reitoria. É agora ou nunca. 9 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2329) 14/04/2008 21h40
josé reis barata barata (2329) 14/04/2008 21h40
Felipe Basso:sofisma e silogismo?
Não pretendo realçar que me parece muito claro algum interesse por detrás de tuas letras.Firmo que: parece.Não vou além.Embora não contemple, nesta hipótese,qualquer anormalidade, salvo que ficaria mais adequado torná-lo ostensivo,assim, ser-me-ia mais fácil relevar o erro rudimentar de lógica com que finalizas teu comentário:um exemplo de sofisma de interpretação,espécie de"...raciocínio intencionalmente falso,com aparência de verdadeiro,que tem por fim provocar engano...",segundo Mill.Não descarto,outrossim, que deves ter lido o que escrevi anteriormente,assim, poupo a repetição. De plano e por primeiro, o possivelmente aplicável a uma determinada situação circunstancial, não se impõe como regra em outra diversa ("...forma errônea de interpretar os fatos por sugestão subjetiva..."). Isto é:o supostamente adequado a uma Universidade, não pressupõe, também, a um nosocômio.Seria de supor, outrossim:substituir livros por remédios?A dois, raciocinas: eleição é instituto universitário; ora, o Reitor foi eleito; logo,todo Reitor deve ser eleito.Silogismo materialmente falso.Eleição é inaplicável a organizações governamentais, do executivo, esta sim,é a premissa correta.Todavia,no campo do "dever ser",impondo-se uma eleição, que pressupõe "capacidade eleitoral", "in casu", identidade de interesses,em que, professores,servidores e alunos,certamente, divergem;somente no alunado encontro convergência com o objetivo Universitário.
Abraço cordiais.
97 opiniões
avalie fechar
bob charlie (7) 14/04/2008 21h18
bob charlie (7) 14/04/2008 21h18
Eu queria que todos estudantes do Brasil fizesse uma caminhada rumo ao CN e expulsasse de lá todos políticos que ali estão, somente para roubar o povo brasileiro, estou indignado com tudo que anda acontecendo. Parabéns estudantes da UNB. 1 opinião
avalie fechar
mauro freitas (21) 14/04/2008 18h09
mauro freitas (21) 14/04/2008 18h09
MOGI DAS CRUZES / SP
A juventude mais uma vez da uma lição de como devemos se indignar com as questões que nos incomodam todos os dias, mas nunca fazemos nada.
Alias sempre juventude, seja aqui ou em qualquer canto é ela que esta na linha de frente, ocupando as ruas, reitorias, assembléias, outro dia a UJS, ocupou pelo direito ao Passe Livre em Curitiba, agora os estudantes da UNB a Reitoria. Alguns chamam de baderneiros, violentos, etc. e pensa que é só aqui no Brasil quando há um confronto com a Policia até de bandido rotulam o que diríamos dos jovens franceses povo culto, educado, 1º mundo que saqueiam lojas atiram fogo nos carro, enfrentam a policia etc. Eu digo são jovens como os daqui ou de qualquer lugar!!!
Mas tava querendo falar mesmo, ou melhor, perguntar o que acontece que quando se é jovem esta na linha de frente marchando etc. e o tempo vai passando e parece que vai perdendo o senso de indignação? Ou será que quando se é jovem tem pouco a perder e depois, família, trabalho, posição social etc. é muita coisa pra colocar em risco? E será que perde mesmo se ficarmos indignados?
O que aconteceu com Jose Serra? Era da Ação Popular (AP) quando jovem. César Maia? Até tu Gabeira compondo com a direita no Rio de Janeiro, esse parecia ser um eterno jovem, mas infelizmente ta vacilando. Pra se vingar esquece todo seu passado ou nunca foi revolucionário de fato e sim um reformista.
Será que este sistema capitalista consegue acabar com tudo, até com a capacidade de indignação?????
13 opiniões
avalie fechar
Marilia Shiraiwa (26) 14/04/2008 17h26
Marilia Shiraiwa (26) 14/04/2008 17h26
Li na mídia a noticia e transcrevo. "O MEC anunciou hoje medidas que vão limitar as ações das fundações de apoio a universidades. O anúncio foi feito após denúncias de irregularidades envolvendo a Universidade de Brasília (UnB) com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, a idéia é que as fundações fiquem restritas ao apoio à pesquisa, evitando situações como o caso da UnB. Para isso, foi assinada uma portaria interministerial entre o MEC e o MCT estipulando que, a partir de agora, todas as contas e o estatuto das fundações de apoio sejam subordinadas ao Conselho Superior das Universidades. Além disso, a portaria prevê que todos os recursos transferidos da fundação para a universidade sejam feitos em espécie e incorporados à receita da universidade, ficando assim sujeita às regras de licitação. O MEC também estipulou que pelo menos 1/3 do conselho deliberativo das fundações seja indicado pela universidade e que 2/3 dos professores das universidades estejam envolvidos em todos os projetos de pesquisa financiados pela fundação, item que, na visão do ministro, vai evitar a terceirização. A fundação que não cumprir os requisitos será descredenciada pelo MMEC e não poderá mais participar de projetos de apoio a universidade".
Se isto realmente vai acontecer, não sei mas o MEC se pronunciou, acoplado ao protesto dos alunos.
5 opiniões
avalie fechar
PEDRO ROSSI MACHADO (18) 14/04/2008 16h56
PEDRO ROSSI MACHADO (18) 14/04/2008 16h56
ESTUDANTES...DEEM O EXEMPLO! COMEÇAR UMA GRAVE É MUITO FÁCIL, TERMINAR É QUESTAO DE INTELIGENCIA E BOM SENSO! BOM SENSO NAO SE ENSINA NA ESCOLA.TERMINEM ESSA, PARA PODER NEGOCIAR COM MORAL E INTELIGENCIA. NAO TRANSFORMEM UMA CAUSA JUSTA EM BADERNA! 16 opiniões
avalie fechar
Felipe Basso (3) 14/04/2008 16h45
Felipe Basso (3) 14/04/2008 16h45
FLORIANOPOLIS / SC
É necessária sabedoria pra compreender a hora de parar. Parabéns aos estudantes da UnB pela excelente e calorosa manifestação contrária a esse abusado politiqueiro que liderava essa universidade de prestígio. Porém querer equiparar os votos dos professores e alunos é no mínimo falta de senso crítico, com podem estudantes que passam em média cinco seis anos em uma universidade querer seus votos equiparados aos dos professores que passam 20 ou 30 anos na casa? Sou estudante universitário e conheço o cooporativismo dos professores, sei que muitos dos projetos que favorecem essa classe são aprovados, muitas vezes, sobre pressão (autoritária) do sindicato. Mas não creio que afastando os professores dessa posição privilegiada seja a melhor forma de lidar com o problema. A universidade é propriedade pública, porém sua função (mais básica) é o ensino e pesquisa sendo indispensável a atuação do professor. Delegar aos estudantes o poder de eleger o reitor (sim, pq os estudantes são maioria em qualquer universidade) é fechar os olhos para os objetivos mais básicos de uma instituição de ensino. De um modo grosseiro pode ser comparado a uma possível eleição do diretor geral de uma instituição hospitalar, não mais atribuídas aos médicos e profissionais que alí atuam, mas aos pacientes que alí transitam. 15 opiniões
avalie fechar
Rafael Melo (1) 14/04/2008 16h20
Rafael Melo (1) 14/04/2008 16h20
MAUA / SP
O amigo que postou acima disse que é a favor do bolsa família? foi isso que eu entendi?
LAMENTÁVEL!!!
11 opiniões
avalie fechar
celio de sousa (24) 14/04/2008 16h17
celio de sousa (24) 14/04/2008 16h17
Enquanto a mídia brasileira continuar protegendo a bandidagem nos altos escalões do país tudo continua na mesma. O modo-operandis da Mídia é continuar a qualificar seus crimes como: "Desvio de verba", "malversação de fundos publicos", "super faturamento", "improbidade administrativa", e ai vai...nomes bonitos. Mas quando é pobre o chamam de ladrão, roubo, e tal..
Uma covardia de que sabe muito bem o que está fazendo...
5 opiniões
avalie fechar
ricardo rodrigues-GV (18) 14/04/2008 16h11
ricardo rodrigues-GV (18) 14/04/2008 16h11
Falou que é bolsa, é ajuda do Governo. O que eu vejo aquí nestes comentários, é a classe universitária puxando a sardinha pro seu lado e querendo minimizar o Bolça-escola. Ambos tem o seu papel, só que aquí de acordo com alguns comentários o Bolça-família é eleitoreiro e Bolça Capes é investimento.
Gostaria de informar, ou talvez avivar a memória de alguns aquí, que em países desenvolvidos qualquer ajuda aos pobres é tido como um investimento, só aquí que essa classe burguesa acha isso gasto eleitoreiro.
4 opiniões
avalie fechar
Claudia Melo (4) 14/04/2008 15h57
Claudia Melo (4) 14/04/2008 15h57
SAO LEOPOLDO / RS
"Amiga, o bolsa-família tem, como requisito, a manutenção dos filhos em escolas"....
Eduardo, meu caro, vamos combinar que entre o requisito de manter os filhos na escola e, realmente, isso acontecer existe uma grande distância... Mas tudo bem, o fato é que os estudantes da UNB estão de parabéns pela demonstração de que o brasileiro precisa aprender a lutar pelos seus direitos e não se conformar com a corrupção. Eles entraram para a História.
6 opiniões
avalie fechar
Eduardo Petrucci Gigante (185) 14/04/2008 15h33
Eduardo Petrucci Gigante (185) 14/04/2008 15h33
Ah tá!
Agora vai. 1/3 de professores, 2/3 aprovam....
Ora, o problema está se dando justamente entre os professores, tanto na UnB quanto na UFSM....
O Sr. Ministro chamou o coelho para cuidar da cenoura!
Segurança total!!!!!
6 opiniões
avalie fechar
Eduardo Petrucci Gigante (185) 14/04/2008 15h05
Eduardo Petrucci Gigante (185) 14/04/2008 15h05
Cara Érica, também somos a favor. Das duas, família e capes. 4 opiniões
avalie fechar
Eduardo Petrucci Gigante (185) 14/04/2008 15h02
Eduardo Petrucci Gigante (185) 14/04/2008 15h02
Amiga, o bolsa-família tem, como requisito, a manutenção dos filhos em escolas. Lembre-se de que o programa é a soma do bolsa-escola, mais o vale-gás, mais o vale-qualquer coisa. A freqüência escolar para os filhos continua obrigatória.
Portanto, insisto, o governo liberar dinheiro para alguém estudar é, por definição, uma bolsa-escola. Independentemente se para alfabetização ou "philosopher doctor". Ou até as mais moderninhas, pós-doctor.
Não digo que seja injusto aumentar o valor dessas bolsas CAPES. Digo apenas que, se fosse aumento da bolsa-família, todo mundo ia gritar que era atitude eleitoreira, em ano eleitoral. Mas, como é para os mais aquinhoados, fica todo mundo quietinho.
8 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (96)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página