Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/11/2007 - 17h01

Governistas barram depoimentos de aliados à CPI das ONGs; oposição reage

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A base aliada do governo conseguiu impedir nesta terça-feira a votação de requerimentos na CPI das ONGs para a investigação de entidades que receberam repasses do Executivo nos últimos anos. Com ampla maioria na comissão, os governistas também se articularam para evitar que o petista Jorge Lorenzetti --conhecido como churrasqueiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva-- fosse convocado a prestar depoimento à comissão, como queriam o DEM e PSDB.

Lorenzetti, coordenador da área de "inteligência" da campanha à reeleição do presidente Lula, foi acusado de supostamente ter participado da articulação de dossiê que reuniria denúncias contra o então candidato José Serra (PSDB) --governador de São Paulo-- nas eleições de 2006. O suposto dossiê teria sido montado pela família Vedoin, pivô da máfia dos sanguessugas.

A oposição protestou contra a manobra dos governistas, mas com minoria na comissão, acabou derrotada na votação dos requerimentos. "O senador Sibá Machado [PT-AC] veio com um rolo compressor para essa CPI com o objetivo de salvar os membros do governo. É melhor então que essa CPI não exista", criticou o senador Heráclito Fortes (DEM-PI).

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) ameaçou se afastar da comissão caso os governistas impeçam as investigações de ONGs ligadas ao governo federal. "Eu não permanecerei nessa CPI se esse for o modelo. Dessa desmoralização, eu não participarei. O objetivo dessa investigação não é partidária. Nós temos que estar no mesmo lado", defendeu Dias.

Os governistas, por sua vez, consideram legítimo o movimento para impedir a convocação de petistas ou autoridades ligadas a ONGs com vínculos federais. "É da natureza política. Podemos dizer que, em outras comissões que eles tinham maioria, também agiram desta forma", reagiu Sibá.

O presidente da CPI das ONGs, senador Raimundo Colombo (DEM-SC), admitiu que a comissão terá os trabalhos prejudicados se a disputa política prevalecer sobre as investigações. "Isso é um desastre. Se for assim, a CPI se inviabiliza. A comissão deve ter condição de convocar pessoas que estão com algum tipo de informação que exija isso", protestou.

Blindagem

Apesar das críticas da oposição à manobra governista, DEM e PSDB evitaram pedir investigações sobre a ONG Rede 13 --que teve em sua diretoria Lurian, filha do presidente Lula. Heráclito disse na CPI que a oposição evitou pedir esclarecimentos sobre a entidade para preservar o presidente e assim evitar disputa política.

"Não fizemos um requerimento para investigar a Rede 13 em respeito ao presidente", afirmou.

Heráclito foi contestado por Dias, que rechaçou qualquer acordo para preservar a filha de Lula. "Eu não participei desse acordo. E se houver a denúncia, a investigação tem que se dar", defendeu.

Depois das palavras de Dias, Heráclito endureceu o discurso. "Não que tenha havido acordo. O que houve foram ponderações. Sempre se disse que a CPI tinha interesse certo. O mesmo foco que temia ser alvo [o governo] passou a atirar nos outros."

Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br

Comentários dos leitores
José Candido (6) 09/06/2009 20h08
José Candido (6) 09/06/2009 20h08
O brasileiro é pirata por origem (PO) e isso nunca vai mudar. E o ditado que diz "Ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão" esta sendo levado à risca. Tem ONG de todo tipo, e para todos os fins. E o pior é que tem PT infiltrado em todos os setores públicos do país. Será que eles pensam que essa proposta burra de todo mundo viver às custas dos impostos vai durar muito tempo? Sem ninguém produzir nada? Cuba já era. URSS desmoronou. A China vive de trabalho escravo. Albania ninguém nem escuta falar mais. Acorda gente. O Feijão e o Sonho é só conto da carochinha. E a galinha dos ovos de ouro? O velho fez coxinha dela. O PT quer fazer o mesmo com o nosso país. sem opinião
avalie fechar
Percevera Esperança (13) 09/06/2009 06h55
Percevera Esperança (13) 09/06/2009 06h55
O descredito e inoperancia do Congresso Nacional junto a opiniao publica tem nome: chama-se PSBB. 7 opiniões
avalie fechar
Percevera Esperança (13) 09/06/2009 06h38
Percevera Esperança (13) 09/06/2009 06h38
O PSDB ameaça trancar votações do Senado em protesto à manobra para tirar Virgílio de CPI, assim paralizando o Brasil, essa tem sido nos ultimos sete anos a extrategia deles, travar as votacoes no congresso nacional, assim pensam que voltarao ao poder promovendo a desordem, o retrocesso e aires de caos no Brasil, acreditam que serao favorecidos ao alcancar sua meta, almejam favorecimento ao protagonizado sua tese de que no Brasil: " o quanto pior, melhor " ! 9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (200)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página