Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2008 - 16h31

Líder do DEM na Câmara pede expulsão de Lobão Filho do partido

Publicidade

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O líder do DEM na Câmara, Onyx Lorenzoni (RS), entrou nesta quinta-feira com um pedido de expulsão contra o senador Edison Lobão Filho (DEM-MA) na Executiva Nacional do partido. A iniciativa de Onyx contraria o acordo fechado entre Lobão e o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).

Pelo acordo, Lobão Filho sairia amigavelmente do partido. Ele assinaria sua ficha de desfiliação depois do Carnaval. À Folha Online, Agripino afirmou que os democratas não iriam recorrer à Justiça para obter a vaga de Lobão Filho na Casa.

Mas Onyx disse que o acordo não é válido e Lobão Filho deve ser expulso da legenda. "Ele [Lobão Filho] deveria ter saído antes. Houve várias sinalizações, mas ele parece não ter entendido. Então, se não sai por bem, sai por mal", disse o deputado.

Onyx diz que não participou de nenhum acordo para poupar Lobão Filho. "Não fiz acordo com ninguém. O partido não pode fazer acordo. A associação de Lobão Filho ao DEM fragiliza o partido."

Para Onyx, o pai de Lobão Filho --Edison Lobão-- traiu o DEM ao deixar a legenda para se filiar ao PMDB e depois virar ministro de Minas e Energia do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O deputado entende que o filho também está ligado ao governo e não pode pertencer ao DEM --partido de oposição. "Ele traiu o partido. E para mim não tem traição pequena ou grande: virou ministro, virou adversário."

A Executiva Nacional do DEM deve se reunir na quinta-feira da próxima semana. Com o pedido, o partido deve abrir um processo ético e escolher um relator para o caso.

Comentários dos leitores
Reginaldo Carvalho (76) 19/02/2008 09h14
Reginaldo Carvalho (76) 19/02/2008 09h14
Dar ao filho a suplência do senado demonstra, o pai, estar mais preocupado em manter a boa vida do filho do trabalhar pelo país. Garanto, se deixassem, acomodaria toda a família em repartições públicas, ou próximo a ele para "assessorá-lo". Realmente a política desse país está um nojo. Vale lembrar que os lobãos acima são crias do José Sarney, Até quando, gente, aguentaremos essa canalhice ? A minha consolação é que ainda há homens sérios nesse país como o Rolando Boldrin. Vale a pena ouvir sua mensagem neste video . http://www.rolandoboldrin.com.br/video. sem opinião
avalie fechar
Luiz Stephano De Módena (1226) 19/02/2008 01h15
Luiz Stephano De Módena (1226) 19/02/2008 01h15
GUARUJA / SP
Deixar o DEM tudo bem, desde que expulso conforme solititação do Dep. Onix, sem acordão, que o mandato de Lobão Filho, seja devidamente reinvindicado pelo partido junto ao TSE.
É o mínimo que se espera.
106 opiniões
avalie fechar
Antonio Fouto Dias (2079) 18/02/2008 21h04
Antonio Fouto Dias (2079) 18/02/2008 21h04
Lobão Filho, vinte anos de filiação partidária no PFL, hoje DEM., de repente tem oportunidade de exercer o mandato de Senador da República, sem ter recebido um só voto e deixa o partido. Certamente seguirá o mesmo rumo de seu pai, que ingressou no PMDB, por puro interesse, uma vez que se continuasse no DEM, jamais seria ministro, neste governo. Creio que Lobão Filho irá para um outro partido, também da base aliada, afinal, creio que não se oporia a decisões do próprio pai. 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (271)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página