Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2008 - 08h45

Caem mais três ações de fiéis da Universal contra a Folha

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Mais três ações de indenização movidas por seguidores da Igreja Universal do Reino de Deus tiveram sentenças favoráveis à Folha e à repórter Elvira Lobato, autora da reportagem intitulada "Universal chega aos 30 anos com império empresarial", publicada em dezembro. De 76 ações ajuizadas, já há 18 decisões nesse sentido.

O juiz Ricardo Arteche Hamilton, de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, julgou improcedente o pedido do pastor Nalcimar Estevam Araújo, na primeira ação em que a jornalista foi ouvida em juízo.

Sobre esse depoimento, o juiz disse que "em nenhum momento deixou transparecer que a origem dos dízimos, quando repassados pelos fiéis, era ilícita, mas sim a utilização destes, não diretamente com a religião e com a construção de cultos ou coisas que o valha, fosse a utilização levada a efeito pelos dízimos, e sim, a aplicação em paraísos fiscais ou em empresas estranhas ao objeto principal da Igreja Universal, qual seja, o acolhimento e o respeito à crença de seus fiéis".

O juiz entendeu que não ficou comprovado dano moral sofrido pelo autor e também levou em consideração que o jornal não circula na comarca.

Em Araguaína, no Estado de Tocantins, o juiz Deusamar Alves Bezerra extinguiu o processo sem julgamento do mérito. O magistrado entendeu que Wilson Martins de Oliveira não tinha legitimidade para propor a ação. "Os fatos alegados dizem respeito à possível má utilização de dízimo da igreja", afirmou o juiz. "Os fiéis teriam legitimidade para propor ação em desfavor da igreja ou de seus dirigentes, caso confirmadas as informações da reportagem", decidiu o magistrado.

O juiz Matias Pires Neto, da comarca de Santana, no Amapá, extinguiu ação movida por Edinei Lacerda de Lima, considerado parte ilegítima para fazer a reclamação: "Em nenhum momento da reportagem há referência à pessoa do reclamante, ainda que como bispo da entidade religiosa".

"Se tal reportagem levou a atos constrangedores praticados por terceiros contra os integrantes ou fiéis da igreja, não se pode atribuir responsabilidade ao jornal requerido e nem à autora da reportagem, e sim àqueles que, donos de seus atos, deixaram-se influenciar negativamente pela reportagem, levando-os a ações que abalaram o requerente", afirmou o magistrado na sentença.

Comentários dos leitores
Roberto Figueiredo (1) 24/09/2009 19h32
Roberto Figueiredo (1) 24/09/2009 19h32
Apesar do meu comentário ser atrasado, quero dizer que tais ações de fieis da igreja contra a folha e sua jornalista não passam de mais uma armação da prórpria igreja que tem por costume, manipular e usar os fieis, principalmente obreiros e membros de grupo jovem e outras para beneficio proprio.
Digo porque já fui membro e obreiro e tentaram várias vezes me manipular e por isso que sai.
3 opiniões
avalie fechar
natan oliveira (8) 17/08/2009 20h51
natan oliveira (8) 17/08/2009 20h51
Quero aqui expressar o meu descontentamento com alguns da mídia . Já não nos bastavam alguns políticos e outros... Agora vocês também? Querem baixar ao nível deles?!? Vocês agora estão querendo tocar fogo neste país? Querem criar uma "guerra santa"? Ficam alimentando disputa entre emissoras? É isso? Não dividam este país cristão.
Antigamente, eu aceitava tudo que via, lia e ouvia. hoje recebo a notícia, processo, avalio e determino minha opinião. Nunca mais serei massa de manobra de alguns. Viva a democracia e a imprensa imparcial!
10 opiniões
avalie fechar
Odilon Ronaldo (2) 17/08/2009 09h49
Odilon Ronaldo (2) 17/08/2009 09h49
Bom dia a todos .
Após ler alguns cometários , tenho dentro de mim dois sentimentos (tristeza e ao mesmo tento ira) , por ver que algumas pessoas ainda não entenderam o que o Senhor "Jesus" veio fazer . Deus amou o mundo tal maneira que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que Nele Crê não pereça , mas tenha a vida eterna". Mas o evangélho que estou vendo hoje em dia é diferente . Não podemos apresentar O Senhor "Jesus" como um Silvio Santos , que sai por ai distribuindo dinheiro carros , mansões , contas bancárias , em nome de uma fé falsa . Ele não veio para dar riquezas materias ao homem , se sim para transformar vidas , tirar o homem da sargeta , das drogas , dos vícios , tirar a mulher da prostituição , da angústia , e lhe dar uma esperança , um lar uma família . Ele veio dar a sua vida pelo pecador , ele veio para perdoar ,e nos dar a vida eterna . Ele falou que bem aventurado são os pobres , porque deles é o reino de Deus , e que dificilmente um rico entrará no céu , pois seus corações estão firmados na riquezas e prazeres desta terra . Vemos que um jovem rico se aproximou dele e perguntou :"Bom mestre , que farei para herdar a vida eterna? " . E qual foi a respota do Senhor "Jesus" ? VENDE TUDO O QUE TEM , REPARTE ENTRE OS POBRES , E TERÁ UM TESOURO NO CÉU . Então aquele jovem rico se intristeceu e se retirou m pois era muito rico . Veja , este Jesus , que ama os pobres , que não dá riquezas para ninguém , ESTE JESUS NINGUÉM QUER . Quantos estão enganados
63 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (621)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página