Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2008 - 16h35

Senador do PMDB diz que não é machista e manda Lula cacarejar

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

Depois de chamar a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) de "galinha cacarejadora" ontem, o senador Mão Santa (PMDB-PI) disse nesta quinta-feira que também manda "cacarejar" o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O senador subiu à tribuna do plenário para se explicar sobre a expressão utilizada para se referir a Dilma, mas acabou usando a mesma classificação para Lula com o objetivo de afastar as críticas de que o seu comentário foi machista.

"O Luiz Inácio, com todo o respeito, eu o mando cacarejar. É isso que quer dizer. Todos os homens e mulheres. Não tem sexo isso. Jamais foi [a minha intenção]. Eu desafio. As mulheres me conhecem. Eu as amo", afirmou.

Mão Santa disse que, desde ontem, recebeu mais de 100 e-mails de mulheres com protestos contra o seu comentário. Parte da bancada feminina do Senado também decidiu pedir uma retratação formal ao senador em um manifesto contra as suas palavras, com o argumento de que Mão Santa foi machista ao comparar a ministra a uma galinha.

"O senador Mão Santa passou dos limites ao se referir à nossa querida Dilma de forma pejorativa e desrespeitosa. Digo desrespeitosa à ministra Dilma pela sua história. Jamais poderia, nenhuma mulher deste país, ser chamada da galinha 'cacarejenta', isso é inaceitável. O senador Mão Santa, ao dirigir-se dessa forma à nossa ministra Dilma atingiu todas as mulheres deste país", criticou a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).

A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), ameaçou entrar com uma representação contra Mão Santa, caso até segunda-feira ele não se retratar.

Bem-humorado, o peemedebista disse que sempre respeitou as mulheres e citou sua própria família para negar que seja machista. "Tenho uma vida dedicada a uma especialização de obstetra e de ginecologia. Sei que aqui se diz que galinha é namoradeira, não sei o quê. Mas nunca, nem para as namoradeiras eu atingi. Nunca, na minha vida, pode fazer e vasculhar. Agora, linguagem é um ponto de desentendimento."

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) reagiu com ironia ao defender as palavras de Mão Santa. "Em defesa da galinha, o bicho", disse ele. "A senadora Serys, seguindo um marqueteiro do PT, está tentando transformar um episódio no fim do mundo. Evidentemente que, senadora Serys, o termo "galinha" pode ou não ter sentido pejorativo. Não quero crer que o senador Mão Santa, pela sua formação, tenha usado o termo no sentido pejorativo."

Comentários dos leitores
sidnei g (2) 09/06/2009 15h17
sidnei g (2) 09/06/2009 15h17
Certo...então na manchete é dossiê, mas a reportagem fala de "suposto" dossiê...por essas manchetes é que a imprensa vai destruindo sua credibilidade. sem opinião
avalie fechar
Bolinha da Lulu (240) 14/05/2009 23h24
Bolinha da Lulu (240) 14/05/2009 23h24
Texto no corpo da Folha.
"Segundo o parecer da Procuradoria, "com exceção das imputações feitas nas referidas representações --imputações que não se confirmaram-- não consta dos autos sequer indícios da participação da ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, do ministro da Justiça Tarso Genro e do ministro Jorge Hage, da Controladoria-Geral da República, nos fatos noticiados, nenhuma prova de que partiu da primeira a ordem para a elaboração do dossiê ou para a divulgação dos dados, nem da omissão dos demais na apuração dos fatos". "
Tá bom, vou fazer de conta que eu acredito.
1 opinião
avalie fechar
Bolinha da Lulu (240) 28/04/2009 16h02
Bolinha da Lulu (240) 28/04/2009 16h02
Agora vamos ter que aturar o cousuismo de um capacho no TCU. Se antes eles já faziam pouco em verificar as contas e aceitar todas as explicações dadas para explicar o que era inexplicável. Agora com essa nava aquisição nem de explicação irão necessitar.
Só espero que o senado barre essa aquisição do TCU. Se for eleição 50% + 1 ela tá dentro, mas se tiver que ser 2/3 do senado, temos alguma chance para que isso não ocorra.
Prefiro o Múcio, pois não é fiel a ninguém, só a ele mesmo e assim alguma falcatrua sempre sobra e nós ficamos sabendo e podemos pressionar, com a Eunice isso não aocnteceria, apenas o que fosse oposição, o que fosse da casa seria suprimido.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2944)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página