Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2008 - 19h32

Cristovam Buarque faz apelo para reitor da UnB se afastar temporariamente do cargo

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) sugeriu hoje que o reitor da UnB (Universidade de Brasília), Timothy Mulholland, peça licença do cargo para evitar que os estudantes acampados na reitoria da universidade sejam retirados, a força, pela Polícia Federal. Cristovam teme que a decisão dos estudantes de permanecerem na reitoria, mesmo após o fim do prazo estipulado pela PF para que deixem o local, transforme a UnB em palco de violência.

Do plenário do Senado, Cristovam fez o apelo para que o reitor apenas se afaste temporariamente do cargo porque disse acreditar que a renúncia está descartada por Mulholland. Por outro lado, reconheceu que os estudantes também não estão dispostos a desocuparem o prédio se o reitor permanecer no cargo.

"Pedir que o reitor renuncie hoje ao cargo, creio que pode ser uma reivindicação difícil de ser aceita. Entretanto, pedir aos alunos que abram mão dessa reivindicação depois de todo o noticiário que saiu ao longo desses meses sobre o apartamento funcional, sobre o custo dos equipamentos do apartamento [do reitor], também é uma ilusão. Minha proposta é a de que o reitor se licencie por um prazo", defendeu.

O senador também pediu que a Justiça do Distrito Federal conceda mais 24 horas de prazo para que a ocupação seja solucionada de forma pacífica. Cristovam ainda fez um apelo à PF para que não use a força na retirada dos estudantes. Segundo ele, apesar da polícia ter prometido que não vai usar a violência para retirar os estudantes da reitoria, terá que cumprir a decisão judicial de desocupar o prédio.

"Mais de 500 alunos hoje tomaram conta não apenas da sala do reitor, onde eles estavam, mas de todas as instalações da reitoria. E, desde sexta-feira à noite, a Justiça determinou que a Polícia Federal recupere esse prédio próprio federal. Não podemos ficar alheios ao risco de um conflito, de uma conflagração, que vai envergonhar ainda mais este país, que, cada dia, lê notícias trágicas."

Cristovam disse que a PF vive uma situação de "constrangimento" porque já deveria ter desocupado a reitoria. "Vim aqui [à tribuna] fazer alguns apelos para que a coisa não saia do controle, como já começa", afirmou. O senador elogiou a atitude dos estudantes que "saíram do comodismo que os têm caracterizado ao longo dos últimos anos". Mas não se mostrou favorável à ocupação.

"Em nenhum momento vou dizer aqui que estou a favor da ocupação, mas estou a favor, sim, de vê-los se manifestando, protestando, descontentes."

Decisão

Os estudantes da UnB decidiram ampliar o protesto contra a permanência do reitor no cargo e ocuparam na tarde desta segunda-feira todo o prédio da reitoria da instituição. No momento da invasão, alunos entraram em confronto com seguranças da universidade. Houve tumulto e troca de socos entre os manifestantes e seguranças.

A UnB cortou o fornecimento de água e energia do prédio. A medida foi tomada por recomendação da Polícia Federal.

Os jovens ocupam o local desde a tarde da última quinta-feira (3) para pedir a renúncia do reitor e dos funcionários ligados a ele acusados de usar verbas da Finatec (Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos) para comprar móveis de luxo para o apartamento ocupado por Mulholland.

Comentários dos leitores
Carlos Lobitsky (1659) 03/07/2008 20h03
Carlos Lobitsky (1659) 03/07/2008 20h03
Interessante, ATÉ HOJE NINGUEM DA IMPRENSA NOS EXPLICOU SOBRE OS REPASSES DE VERDA DA PREFEITURA DE SÃO PAULO, NA GESTÃO SERRA/KASSAB, repassou para a FINATEC, R$100milhões de reais.
Porque sera, eim?
Acusaram tanta gente, só para aparecer, e depois que viram o tiro no próprio pé ficaram na encolha, até o FORUM MORREU,
Êta turminha, cade a Yasbék, para comentar o repasse do Serra/kassab, o homem que assinou, reconheceu firma, e depois mentiu, vergonhosamente.
São eles que comandaram todas as CPI, no governo LULA, e ai oque aconteceu?
Só marmelada, pois contra LULA NADA, CONTRA ELES TUDO.
Estes reitores, estão pagando por serem simpatizantes de partidos que não PSDB/DEM, onde sempre aparece DETRANS, HOSPITAIS,METRÔS, TRENS, ALSTONS, ANÉIS VIARIO, CARTÕES DE CRÉDITO QUE NÃO EXISTIRAM E DEPOIS PASSARAM A SER DE DÉBITO, E DEPOIS SUMIU, como pode.
E parte da imprensa vem junto.
Nada como um dia após o outro.
Os escandalos aparecem sempre, e sempre PSDB/DEM onde governam, tem até acusação sobre Tribunal de Contas do Estado e do Municipio.
Pode?
Para nós não, para eles podem.
Ai sai uma nova pesquisa onde LULA continua com 89% e eles com 11% COITADINHOS, morreram, e esqueceram de se interrar.
149 opiniões
avalie fechar
manoel loia de melo (104) 03/07/2008 20h00
manoel loia de melo (104) 03/07/2008 20h00
tem que chamar todos os brasileiros que estão fora do país, fazer uma muralha da altura das nuvens e exterminar a todos, aguardar mais um milhênio e por um casal de europe para iniciar o brasil denovo.
acredito que depois teremos administrador público honesto. infelizmente acho que somente desse jeito é que será possível viver com vontade de se ler alguma coisa sem patifaria.
24 opiniões
avalie fechar
Jayme Elias Bentolila (25) 21/05/2008 09h39
Jayme Elias Bentolila (25) 21/05/2008 09h39
Foram mostradas as fotos do palácio que a UNB coloca a disposição dos reitores, que tal agora mostrarem fotos dos prédios da Unb onde os alunos estudam, do local onde moram os estudantes que la residem, para se ver a diferença de tratamento. 9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (80)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página