Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2002 - 08h50

Líderes do mundo todo enviam mensagens a Lula; leia algumas

da Folha Online

Vários chefes de Estado estrangeiros e ex-chefes de Estado já cumprimentaram o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Veja aqui algumas das mensagens:

George W. Bush, presidente dos Estados Unidos
O presidente dos EUA ligou na segunda-feira à tarde para o comitê de Lula, do avião "Air Force One", aeronave presidencial norte-americana. Bush destacou as boas relações dos dois países e disse que estava "ansioso" para trabalhar com o Brasil. (Leia mais)

Romano Prodi, presidente da Comissão Européia
Prodi, também ex-presidente da Itália,enviou votos de sucesso a Lula e ressaltou a importância da conclusão das atuais negociações entre a União Européia e o Mercosul "para a ampliação dos níveis de participação e de responsabilidade do Brasil e da UE na formulação do contexto internacional do começo deste século". (Leia mais)

Lech Walesa, ex-presidente da Polônia
O ex-sindicalista que ocupou a presidência da Polônia entre 1990 e 1995 felicitou Lula, se disse contente e afirmou ter "curiosidade de saber como serão as coisas mais tarde". (Leia mais)

José María Aznar, primeiro-ministro da Espanha
Aznar cumprimentou Lula por sua "brilhante vitória" na eleição presidencial e menciona a "profunda renovação política" ocorrida no Brasil. (Leia mais)

Vicente Fox, presidente do México
Fox declarou que a vitória de Lula "deixa muito claro que as duas potências econômicas da América Latina, México e Brasil, estarão unidas nos terrenos econômicos e político-social", e afirmou que Lula deve visitar seu país em breve. (Leia mais)

Silvio Berlusconi, primeiro-ministro da Itália
Berlusconi enviou hoje "suas mais vivas felicitações" ao novo presidente e pediu para que os laços entre os dois países, unidos por "interesses comuns" e pelo vasta cominidade italiana no Brasil, sejam reforçados e diversificados.(Leia mais)

Jacques Chirac, presidente da França
Chirac transmitiu a Lula, em seu nome e em nome do povo francês, as suas "mais calorosas felicitações" pela vitória e se dispôs a recebê-lo em Paris "antes mesmo de sua posse, se isso for possível". (Leia mais)

Carlos Menem, ex-presidente da Argentina
Menen parabenizou Lula por sua vitória e pediu-lhe numa carta que aprofunde. "Caberá, a partir de agora, a você e a quem for eleito em meu país consolidar o que já foi obtido, recuar nos atalhos equivocados e dar continuidade ao aprofundamento de um Mercosul político e estratégico como âmbito superador de nossas atuais dificuldades". (Leia mais)

Eduardo Duhalde, presidente da Argentina
Duhalde felicitou Lula por sua vitória e pediu que os países vizinhos fortaleçam seus laços, por meio de um comunicado divulgado pela Chancelaria argentina. "Esta nova etapa que se inicia no Brasil tem importância crucial para as relações entre ambos países", disse. (Leia mais)

Gerhard Schröder, chanceler da Alemanha
Schröder enviou a Lula uma mensagem na qual deseja "felicidades" ao novo presidente, a quem chama apenas de "Lula da Silva", e o convida a visitar a Alemanha para estreitar a relação entre os dois países. "Por isso, me alegraria poder cumprimentar Vossa Excelência num futuro próximo aqui na Alemanha." (Leia mais )

José Manuel Durão Barroso, primeiro-ministro de Portugal
"Permita-me exprimir-lhe os meus votos de sucesso nas suas futuras responsabilidades, estou certo de que, sob a sua liderança, o Brasil prosseguirá a sua marcha de desenvolvimento", diz a mensagem enviada a Lula.

Já o presidente português, Jorge Sampaio, enviou um telegrama para Lula, no qual lhe deseja "sucesso" e o felciita pela vitória, afirmando que está "seguro de que a Presidência do Brasil fará com que as relações entre os dois países continuem a se fortalecer".(Leia mais )

Hugo Chávez, presidente da Venezuela
"Daqui, de Caracas, berço de Bolívar, envio-lhe em nome de todo o povo da Venezuela este coração, esta fé, este amor e esta esperança", disse Chávez hoje reiterando seu apoio a Lula. (Leia mais ).

Fidel Castro, presidente de Cuba
"[Lula] é um homem bem preparado para ser presidente", disse Fidel à imprensa na véspera da eleição. (Leia mais ).

Veja também o especial Governo Lula

Veja também o especial Eleições 2002

Acompanhe a apuração nos Estados

Acompanhe a apuração para a Presidência
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade