Candidato de Aécio terá a maior exposição no horário eleitoral de Belo Horizonte
PAULO PEIXOTO
da Agência Folha, em Belo Horizonte
Marcio Lacerda (PSB), o candidato da aliança formada pelo governador tucano Aécio Neves e pelo prefeito Fernando Pimentel, terá a partir de hoje o seu nome anunciado em comerciais políticos em quantidade quase sete vezes superior à candidata que, segundo as pesquisas, lidera a disputa em Belo Horizonte, a deputada federal Jô Moraes (PC do B).
A aliança política com 12 partidos construída em torno de Lacerda deu a ele 1.062 inserções de 30 segundos cada uma no rádio e na TV, contra 159 da campanha de Jô Moraes. Distribuídos por 44 dias de propaganda eleitoral, ele terá 24 inserções por dia; ela, apenas 3,6.
A coordenação da campanha de Lacerda acredita que, muito mais do que o bloco de 11min47s no programa eleitoral de 30 minutos que irá ao ar a partir de amanhã, serão as inserções os meios principais para tornar Lacerda conhecido, por causa da maior audiência.
As inserções só valem para os candidatos a prefeito. Os 1.006 candidatos às 41 cadeiras da Câmara Municipal da capital mineira têm a sua disposição apenas o programa eleitoral.
Os marqueteiros de Lacerda ainda não decidiram quando as gravações feitas pelo governador irão ao ar. Como no primeiro dia da propaganda eleitoral o bloco da aliança foi sorteado para ser exibido no meio do programa de 30 minutos, há quem defenda que a imagem de Aécio só apareça no terceiro programa, porque a audiência do último bloco é maior.
Nos primeiros programas, a apresentação do candidato será mais valorizado, até mais do que o apoio de Aécio e Pimentel, disse Paulo Vasconcellos, um dos marqueteiros da campanha. "Ninguém conversa com quem não conhece. A apresentação é fundamental. Depois, no segundo momento, é que vamos contar sobre essa parceria inédita", disse ele.
Com apenas 1min46s na propaganda eleitoral, Jô Moraes vai usar declarações do vice-presidente José Alencar (PRB) para se contrapor aos apoios de Lacerda. Para suprir o pouco tempo na TV, a coordenação da campanha busca incrementar a campanha de rua, com a ajuda de estudantes, sindicalistas e lideranças comunitárias.
O deputado federal Leonardo Quintão (PMDB), com o segundo melhor tempo na TV (5min23s), tem prontas imagens dele com Aécio e o presidente Lula. Quer evitar essa "exclusividade" a Lacerda.
Leia mais
- TSE recebe pedido de Cabral para envio de forças federais para as eleições do Rio
- Cabral vai pedir Forças Armadas para garantir segurança antes e depois das eleições
- Vice-governador do Rio rejeita envio de Forças Armadas para dar segurança às eleições
- Wider apóia decisão sobre Forças Armadas no Rio e diz que Justiça Eleitoral trabalha unida
- Envio de tropas federais ao Rio independe da vontade de governador, diz Ayres Britto
- TSE autoriza Forças Armadas nas eleições do Rio, mas envio depende de pedido de Cabral
Livraria da Folha
- Veja como a prática do MARKETING ELEITORAL mudou a disputa eleitoral
- Entenda a cabeça do ELEITOR e veja os motivos que o levam a votar em um candidato
- Obras da série "Folha Explica" discutem POLÍTICA e ELEIÇÕES
Especial


avalie fechar
avalie fechar
SRES. SENADORES A PERGUNTA É: O QUE VOCES ESTÃO FAZENDO COM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA ? E ONDE VOCES QUEREM CHEGAR COM TANTOS ABSURDOS ??
avalie fechar