Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2002 - 13h00

Veja os perfis dos cinco novos integrantes do governo Lula

da Folha Online

O futuro presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje na capital paulista mais cinco nomes, quatro ministros e uma secretaria -que terá status de ministério- que vão compor sua equipe de governo. São eles: Humberto Costa para a Saúde, Cristovam Buarque para a Educação, Jaques Wagner para o Trabalho, Dilma Rousseff para as Minas e Energia, e Nilmário Miranda para a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, que terá status de ministério.

Veja o perfil dos indicados:

  • Cristovam Buarque - Ministério da Educação

    Recém eleito senador pelo PT-DF, com 680.715 votos, Cristovam Buarque, 58, assume o Ministério da Educação após longa atuação na área, com a defesa do programa Bolsa-Escola, desenvolvido quando governava o Distrito Federal (1995-1998).

    Amigo do presidente eleito e filiado ao PT desde 1990, Buarque é engenheiro mecânico formando pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em economia pela Universidade de Paris. Foi funcionário do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em Washington (1973-1979), reitor da UnB (Universidade de Brasília), entre 1985 e 1989, presidente da Universidade Paz das Nações Unidas (1987-1988), e governador do Distrito Federal. Publicou 18 livros, dois deles também no exterior, sobre educação infantil. Leia mais

  • Jaques Wagner - Ministério do Trabalho

    O deputado Jaques Wagner (PT), 51, atualmente integra o diretório regional do partido e foi candidato derrotado ao governo da Bahia nas últimas eleições.

    É fundador do PT e da CUT na Bahia e foi diretor e presidente do Sindiquímica, no estado. Eleito deputado federal em 1990, encerra neste ano seu terceiro mandato consecutivo na Câmara, onde participou das comissões de Economia, de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente e de Trabalho.

    Na área ambiental, Wagner dedica-se a temas como controle da produção de alimentos modificados geneticamente. Leia mais

  • Humberto Costa - Ministério da Saúde

    O médico psiquiatra e jornalista Humberto Costa é filiado ao PT desde a criação do partido e integrou a equipe de transição. Nesta ano, ficou em segundo lugar na disputa ao governo de Pernambuco. Foi eleito deputado estadual em 1990 e deputado federal em 1994.

    Em 1998, sofreu sua primeira derrota ao disputar a eleição para o Senado. Foi o candidato a vereador mais votado em Recife em 2000.

    Com a posse do novo prefeito, foi chamado para comandar a Secretaria da Saúde, em 2001. Leia mais

  • Dilma Rousseff - Ministério das Minas e Energia

    Dilma Rousseff é economista, com doutorado em Teoria Econômica pela Unicamp, e também integrou a equipe de transição de Lula. Já ocupou a função de secretária da Fazenda de Porto Alegre (1986-1988) e foi presidente da Fundação de Economia e Estatítica do Rio Grande do Sul (1991-1993).

    Em 1999, com o governo Olívio Dutra (PT), reassumiu a Secretaria de Energia, Minas e Comunicações do Estado do Rio Grande do Sul, cargo que havia ocupado anteriormente no período de 1993 a 1994. Leia mais

  • Nilmário Miranda - Secretaria Nacional de Direitos Humanos

    Um dos fundadores do PT, Nilmário Miranda é jornalista, com pós-graduação em Ciências Políticas. Nas últimas eleições foi candidato ao governo de Minas Gerais.

    Eleito deputado federal em 1990, completa neste ano o seu terceiro mandato consecutivo. Em 1995, propôs a criação e foi o primeiro presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. No mesmo ano, representou a Câmara na Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, do Ministério da Justiça. Leia mais

    Veja também o especial Governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade