Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2008 - 11h36

PSOL faz ato em apoio a Protógenes e De Sanctis em Brasília

Publicidade

da Folha Online

O PSOL realiza nesta quarta-feira, a partir das 12h30, uma manifestação em apoio ao delegado federal Protógenes Queiroz, que coordenou a Operação Satiagraha e depois foi afastado do caso pela cúpula da Polícia Federal, e ao juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal.

O ato ocorrerá em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal), no dia em que encerra-se o prazo de defesa do banqueiro Daniel Dantas na Justiça. "Momento em que nos uniremos perante o STF para pedir a sua condenação e para referendar o trabalho executado pelo delegado Protógenes e pelo juiz De Sanctis", informa o PSOL.

De Sanctis foi responsável por decretar as duas prisões temporárias de Dantas durante a Operação Satiagraha. O banqueiro foi solto, nas duas ocasiões, após habeas corpus concedidos pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes.

"Vergonhosamente, o Supremo Tribunal Federal, através do seu presidente Gilmar Mendes, por duas vezes concedeu habeas corpus para soltar o banqueiro Dantas, cuja prisão foi determinada pelo juiz De Sanctis, amparado nas investigações da Operação Satiagraha da Polícia Federal, comandada pelo delegado Protógenes", diz o partido.

Na semana retrasada, o plenário do STF referendou os habeas corpus de Mendes com críticas à PF e ao juiz --a quem os ministros acusaram de "insolente" por ter desrespeitado a primeira decisão do STF, Corte de maior instância.

"A decisão liminar de Gilmar Mendes foi confirmada pelo pleno do Supremo em sessão recheada de ataques ao corajoso juiz De Sanctis, que havia determinado a prisão do banqueiro por duas vezes", afirmou o PSOL.

O partido cita ainda uma operação da PF que invadiu a residência de Protógenes, apreendendo telefones e documentos, "numa clara tentativa de desmoralizar as investigações que colheram provas cabais contra o banqueiro". "Não podemos calar diante da tentativa clara de absolver Dantas e desmoralizar os agentes públicos que se empenharam na busca de provas para demonstrar a corrupção que envolve o império Daniel Dantas."

Assembléia

O ato em solidariedade a Protógenes Queiroz, que seria realizado ontem pela bancada do PSOL na Assembléia Legislativa de São Paulo, foi adiado a pedido do delegado.

Protógenes alegou compromissos profissionais para justificar sua ausência na manifestação. O evento ainda não tem nova data definida.

Comentários dos leitores
Bira Monteiro (23) 29/01/2010 17h31
Bira Monteiro (23) 29/01/2010 17h31
JUSTIÇA BRASILEIRA:
Imagine aquela estatual que representa a justiça como ela realmente deveria sr. A balança que ela segura estaria pendendo para o lado em que a bandeja estaria cheia de ouro e a venda nos olhos é transparente. Esta é a justiça brasileira. Besta de quem acha que dinheiro não compra qualquer coisa.
1 opinião
avalie fechar
Rubens Gigante (1) 29/01/2010 17h25
Rubens Gigante (1) 29/01/2010 17h25
Erro de Protógenes: Mexer com banqueiro. sem opinião
avalie fechar
Ruben Rodrigues (4) 29/01/2010 16h04
Ruben Rodrigues (4) 29/01/2010 16h04
Rui, o Itamar e o Sarney NÃO foram eleitos pelo voto popular........ assumiram o posto por acidente. 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (5059)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página