Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/12/2008 - 09h55

Reforma no Planalto deve custar R$ 88 mi e durar um ano

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

O comentário do presidente Lula de que o Palácio do Planalto está igual a uma "favela" surtiu efeito: ontem, foi publicado no "Diário Oficial" da União o edital de licitação para reforma do prédio que foi construído de 1958 a 1960 e nunca foi restaurado.

A obra tem custo estimado de R$ 88 milhões e prazo de 360 dias para ser concluída.

O projeto de restauração foi entregue a Lula no dia 11 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que fez o projeto original do Planalto. Quando esteve no gabinete presidencial para falar da obra, Niemeyer ouviu de Lula que o prédio virou uma "favela".

Segundo o presidente, em vez de se fazer reformas para evitar a degradação, foram feitas gambiarras e "puxadinhos", descaracterizando o Planalto. Há 30 anos, o prédio passou por manutenção, mas ainda não estava degradado pelo tempo.

O valor estimado teve como base consulta feita pela comissão de licitações do governo com três empresas de engenharia para que se tenha idéia do que será cobrado por quem se habilitar à licitação. O começo das obras ainda não tem data definida. Mas em janeiro toda a estrutura do Planalto será levada para o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).

A pedido do presidente Lula, a catedral de Brasília também começará a ser reformada em 2009, com apoio financeiro da Petrobras.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página