Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2005 - 11h01

Eleição de Cavalcanti foi "haraquiri político", diz "El País"

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A eleição do deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) para a presidência da Câmara dos Deputados foi uma "espécie de haraquiri [modalidade japonesa de suicídio] político", diz a edição de hoje do jornal espanhol "El País".

Houve divisões internas da esquerda, principalmente dentro do próprio PT, com a acirrada disputa entre o candidato oficial do partido, Luiz Eduardo Greenhalgh, e o colega de partido, Virgílio Guimarães, que negou-se a retirar a candidatura.

Segundo o diário espanhol, a eleição de ontem foi "a pior derrota política sofrida pelo PT" e "a primeira vez na história recente da democracia brasileira em que a presidência da Câmara --terceira autoridade da República Federativa do Brasil-- não é ocupada por algum membro do principal partido".

"É um fato inédito. É a primeira mesa presidida no Parlamento sem o partido majoritário", disse o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) ao "El País". Segundo ele, "abre-se uma nova era em que vale tudo". "Deve haver um respeito mínimo às regras democráticas porque o contrário é revanchista e sectário."

O fato que preocupa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diz o jornal espanhol, é que o candidato oficial do PT sofreu concorrência de dentro do próprio partido e confirma a idéia de que há um "PT pragmático, que se moveu para o centro político quando lhe veio a responsabilidade de governar, e de outro um PT fiel aos começos da luta operária, mais reivindicativo, que considera insuficientes as reformas realizadas desde que chegou ao poder".

A eleição do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) também não foi uma boa notícia para o presidente Lula, diz o "El País". Apesar de o PMDB ser aliado do PT, Lula "teve de prometer cargos e ministérios a seus aliados para manter a paz no Senado".

Com agências internacionais

Leia mais
  • Bancada do PT avalia em reunião derrota na Câmara
  • PT fica sem postos na Mesa da Câmara
  • Presidente eleito guarda patrimônio em dinheiro vivo
  • Saiba quem é o novo presidente da Câmara

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o deputado Severino Cavalcanti
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página