Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2005 - 15h18

Pulverização de recursos regionais é retrocesso, diz Ciro

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, afirmou hoje que a pulverização de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional entre os Estados é um retrocesso para o país. A medida ainda precisa ser aprovada no Congresso Nacional, mas o ministro reconhece que a chance de vitória é remota.

"Há uma indicação desagradável de que a derrota é uma probabilidade alta", disse.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs ao Congresso uma emenda constitucional para a criação de um fundo nacional que vincula 2% da renda do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para financiar a superação do desequilíbrio regional em todo o país. A verba significaria um aporte de quase R$ 2 bilhões por ano para financiar uma agenda pactuada pelos próprios governadores.

Segundo Ciro, Palocci cedeu durante as negociações com os governadores. "Infelizmente os senhores governadores, cometendo um equívoco histórico, acham que o melhor destino é pulverizar levando um pedacinho para cada um. A agenda para o desequilíbrio regional ficará mais uma vez sem financiamento", afirmou.

Ciro Gomes participou hoje de palestra na Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) sobre o projeto de integração do rio São Francisco.

Leia mais
  • Ciro Gomes descarta candidatura no Rio e sinaliza apoio a Palmeira
  • CCJ deve votar amanhã propostas sobre referendo e coligações
  • Membros da CPI das privatizações devem ser eleitos amanhã
  • Lula usa medidas provisórias para criar quase 20 mil cargos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Ciro Gomes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página