Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2007 - 18h52

Bush compara Simón Bolívar a George Washington

Publicidade

da France Presse, em Washington
da Folha Online

Às vésperas de iniciar uma viagem pela América Latina, o presidente norte-americano George W. Bush disse nesta segunda-feira que é preciso terminar a revolução iniciada por George Washington e Simón Bolívar. Washington foi o primeiro presidente dos Estados Unidos. Bolívar é tido como um herói da liberação de alguns países latino-americanos.

"É nossa missão completar a revolução que eles iniciaram em nossos dois continentes. Milhões de pessoas através de nosso hemisfério que, a cada dia sofrem a degradação da pobreza e da fome, têm o direito de estar impacientes", disse ele em discurso na Câmara Hispânica de Comércio em Washington.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, um dos principais críticos de Washington na região, cita constantemente o nome do Libertador Simón Bolívar para explicar os princípios de sua "revolução bolivariana".

Bush deve chegar na quinta-feira a São Paulo, onde se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia seguinte. No programa "Café com o Presidente", Lula disse hoje que não pretende debater com Bush as ações do colega venezuelano.

"Eu não acredito que o presidente Bush venha conversar comigo um assunto como esse. Até porque eu respeito a soberania de cada país. Eu acho que não há espaço para a gente discutir problemas de outros países, a não ser discutir os nossos próprios problemas. Se nós conseguirmos avançar nos nossos problemas e encontrar soluções para o acordo da OMC [Organização Mundial do Comércio] e para o biocombustível, nós já estaremos fazendo um bem à humanidade extraordinário."

Depois do Brasil, onde enfrentará protestos de estudantes e sindicalistas, Bush deve ir para o Uruguai, Colômbia e México.

Leia mais
  • Lula diz que não pretende conversar com Bush sobre Chávez
  • Lula vai pedir a Bush redução da taxa sobre álcool brasileiro
  • Bush traz ao Brasil cerca de 300 policiais
  • George Bush enfrentará "corrida de obstáculos" na América Latina
  • Americano deve viajar de SP a Guarulhos de carro por segurança
  • Bush terá em SP esquema de segurança inédito no Brasil

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bush ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página