Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2007 - 08h42

Sem-terra invadem hidrelétrica em Alagoas

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
RENATA BAPTISTA
da Agência Folha

Cerca de 1.600 agricultores sem-terra ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram ontem uma subestação da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), no município de Delmiro Gouvêia, no sertão alagoano.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Crise da Polícia Militar, os agricultores estavam acampados no pátio da subestação (instalação que distribui energia elétrica) e não interferiram na operação do sistema. O fornecimento de energia elétrica para a região não foi afetado.

Os sem-terra, segundo a PM, reivindicam recursos para obras do Canal do Sertão --projeto que prevê a irrigação de 40 municípios de Alagoas-- e para a construção de uma adutora na região, além de investimentos para moradia em assentamento e aceleração da reforma agrária.

A Folha não conseguiu falar com líderes do movimento.

Segundo a PM, representantes da Chesf, do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), do governo de Alagoas e dos sem-terra estavam negociando a desocupação da subestação. Até as 19h30 de ontem, a reunião não havia acabado.

Jornada de luta

Cerca de 120 famílias ligadas à Fetraf-PE (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pernambuco) invadiram anteontem a fazenda Santa Marluce, em Caruaru (136 km de Recife).

Segundo Santos, a ação faz parte de uma jornada de invasões com o objetivo de pressionar o governo federal a atender questões de reforma agrária.

O movimento prevê a invasão de 40 propriedades em 25 municípios pernambucanos até o dia 1º de maio.

De acordo com a superintendente do Incra-PE, Maria de Oliveira, a fazenda Santa Marluce não foi vistoriada e o proprietário ainda não pediu a reintegração de posse.

"Estamos nos reunindo para avaliar como serão os movimentos prometidos para abril, que é considerado um mês simbólico para as lutas no campo", disse Oliveira.

Leia mais
  • MST resiste a despejo e diz haver feridos em confronto com PM no Paraná
  • Terreno da Petrobras na Bahia é invadido por sem-terra
  • Esquerda cria fórum nacional de mobilizações
  • Sem-terra invadem Incra e fazendas na Bahia
  • Assentados arrancam eucaliptos plantados com a Votorantim
  • Câmara adia para 2007 definição sobre aumento nos salários de deputados

    Especial
  • Leia mais sobre o MST
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página