Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2007 - 12h15

Em jantar com senadores do PT, Lula sinaliza intenção de trocar Waldir Pires

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula das Silva sinalizou ontem à noite, em jantar com a bancada do PT no Senado, que estuda uma forma de substituir Waldir Pires no comando do Ministério da Defesa. O presidente considera que Pires já fez o que podia para tentar contornar a crise no setor aéreo.

Sergio Lima/Folha Imagem
Em encontro com senadores, Lula sinalizou intenção de criar o PAC das Forças Armadas
Em encontro com senadores, Lula sinalizou intenção de criar o PAC das Forças Armadas
Segundo os senadores, Lula entende que Pires está de mãos atadas porque há erros na estrutura do próprio Ministério da Defesa que fazem com que as Forças Armadas não se sintam subordinadas à pasta nem parte dela.

No entanto, Lula disse à bancada que tem duas dificuldades para efetuar a substituição do ministro: encontrar uma saída honrosa para que ele não deixe o governo desgastado e um substituto que tenha respeito dos militares para tocar a reestruturação da pasta. "Preciso construir uma forma para que ele saia", disse Lula aos senadores segundo relato de um dos participantes do jantar.

A Folha Online apurou que o presidente vai tentar adiar ao máximo a troca porque pretende que o ministro tome a decisão de deixar a Defesa por conta própria. Esse cuidado está sendo tomado em respeito à idade do ministro (78 anos) e ao apreço pessoal de Lula por Pires.

No entanto, o Planalto já começou a "fritar" Pires. A primeira manobra ocorreu ontem quando Lula repassou para um subordinado de Pires a tarefa de discutir com os controladores de vôo as mudanças no setor. As negociações vinham sendo feitas pelo ministro.

Ao comentar a intenção de trocar Pires num jantar com senadores --informação que certamente seria vazada para a imprensa--, o presidente deu outro passo para acelerar a saída de Pires. O presidente teria afirmado que faz parte da conclusão da reforma ministerial a mudança na Defesa.

Lula ainda demonstrou que não tem um substituto para Pires contrariando as especulações de que teria decidido indicar o ex-presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP) para o posto. "Quais são os nomes?", questionou à bancada, que respondeu com silencio à indagação. Lula teria sondado o senador José Sarney (PMDB-AP), que recusou o convite.

O novo ministro terá como função mudar o Ministério da Defesa de forma a agregar as Forças Armadas. Lula afirmou aos senadores que ainda não sabe como isso será feito.

Leia mais
  • Diplomata vai substituir Singer como porta-voz de Lula
  • Bancada do PT no Senado pede a Lula mais atenção do governo
  • Ministro do STF sinaliza acelerar votação da CPI do Apagão, diz oposição
  • Kassab desconversa sobre reeleição e diz que foco é a prefeitura
  • Oposição vai pedir para STF apressar julgamento da CPI do Apagão
  • Deputado quer revogar resolução de Serra sobre alíquota de produtos

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página