Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2007 - 09h26

MST promove novas invasões em PE e sem-terra é baleado no RS

Publicidade

da Agência Folha
da Agência Folha, em Porto Alegre

Cem famílias ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram ontem o engenho Xixaim, em Moreno (30 km de Recife, PE). Os sem-terra querem a vistoria e desapropriação da propriedade, de 480 hectares.

Desde o início do mês, Pernambuco teve nove fazendas invadidas --três pelo MST e seis pela Fetraf (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pernambuco), no chamado "abril vermelho".

A superintendente estadual do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Maria de Oliveira, disse que os proprietários das fazendas invadidas ainda não pediram reintegração de posse.

No Rio Grande do Sul, um integrante do MST foi baleado em confronto com a Brigada Militar anteontem, em Coqueiros do Sul (314 km de Porto Alegre). Daniel Mafalda Chavez, 32, foi atingido na nádega. O incidente ocorreu próximo à fazenda Guerra, invadida na quarta-feira por 800 sem-terra.

Segundo a Brigada Militar, o conflito começou porque quatro policiais foram cercados por manifestantes. Já os sem-terra disseram que estavam sendo provocados pela polícia.

Chavez foi atendido no Hospital de Palmeira das Missões mas foi transferido ontem para Porto Alegre pois os médicos não conseguiram retirar a bala alojada na coluna do sem-terra. A polícia investiga se o disparo foi efetuado por um PM.

Duas das três fazendas invadidas no Estado continuam ocupadas por sem-terra. Os proprietários da Fazenda Palma, em Pedro Osório, conseguiram uma liminar, mas as 200 famílias só pretendem sair da área quando o governo federal sinalizar favoravelmente à desapropriação de terras.

Leia mais
  • MST e sem-teto negam agir em conjunto pelo país
  • Justiça mantém desapropriação de fazenda da Igreja Católica em Goiás
  • Trabalhadores sem-terra promovem invasões em SP e AL
  • Rainha contradiz MST e defende governo Lula
  • MST decide fazer ataques diretos a Lula
  • MST diz que invasões continuam até o fim do mês

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o MST
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página