Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2007 - 15h42

CPI do Apagão Aéreo começa a tomar depoimentos na terça

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

A CPI do Apagão Aéreo começa na próxima semana a colher depoimentos para investigar o acidente entre o Boeing da Gol e o jato Legacy. Os deputados também decidiram visitar na segunda-feira o Cindacta-1, que abriga os controladores de vôo que atuam em Brasília. O presidente da CPI, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), disse que a idéia é tomar uma 'aula' para deslanchar nas investigações.

Na terça-feira, os deputados começam a tomar os depoimentos. O primeiro deve ser o delegado da Polícia Federal Renato Sayão, responsável pelo inquérito do acidente. Ontem, a PF divulgou trechos do relatório produzido por Sayão no qual ele aponta os dois pilotos do Legacy, os norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, como responsáveis pela colisão entre o Boeing da Gol e o jato que matou 154 pessoas em setembro do ano passado. Os pilotos também serão chamados, mas ainda não há data definida.

Na quinta-feira, a CPI pretende ouvir os depoimentos do chefe da Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), Jorge Kersul Filho, e o presidente da comissão de investigação da Aeronáutica do acidente com o avião da Gol. Na quarta-feira, o dia será de votação de requerimentos.

Hoje a CPI aprovou todos os requerimentos que constavam na pauta. Além das convocações, os deputados também concordaram em requisitar documentos que podem ajudar a desvendar o acidente. O clima voltou a ficar tenso. Sem acordo, os deputados demoraram quase duas horas para decidir a ordem dos requerimentos que seriam votados.

Leia mais
  • PF responsabiliza pilotos do Legacy por colisão com Boeing
  • Base governista questiona legalidade para criar CPI do Apagão no Senado
  • Oposição quer usar CPI do Apagão para atacar Lula
  • 1ª reunião da CPI do Apagão dura 4 horas e não aprova nenhum requerimento
  • Relator da CPI quer priorizar investigação sobre acidente da Gol

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI do Apagão Aéreo
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes aéreos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página