Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Charles Darwin

Há 200 anos, no dia 12 de fevereiro de 1809, nascia em Shrewsbury, no Condado de Shropshire (Inglaterra), o homem que iria revolucionar o estudo da ciência: Charles Robert Darwin. O trabalho dele, com a teoria da evolução das espécies por meio da seleção natural, não só lançou as bases da biologia moderna, mas também influenciou outras áreas do conhecimento, como a antropologia, psicologia, política e economia.

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9
Comentários dos leitores
Fabio Pellim (2) 28/08/2009 13h36
O homem precisa perceber sua grandeza e sua insignificância, sua eternidade na continuidade como raça e espécie e como a sua existência é finita e breve, quem sabe se esqueça do Deus que nunca existiu e valorize mais a vida em todo seu sentido ou falta dele, o meio ambiente, o planeta tão singular que vive, as relações humanas. 6 opiniões
Donatre Santos Júnior (1) 28/08/2009 12h16
Parece-me que o título da reportagem está equivocado. Escrevo isso porque as explicações dadas no Noah's Ark (Arca de Noé), de fato, não refutam a teoria de Charles Darwin, elas apenas contrariam tal teoria, o que não é o mesmo que refutar. Refutar é argumentar contrariamente através de razões de peso. Refutar é provar o absurdo da tese contrária, com argumentos embasados na lógica e/ou ciência. Portanto, o que é feito no zoológico inglês relativamente à teoria de Darwin não se trata de uma refutação, mas de uma querela bastante comum (mais nos EUA e menos na Europa) entre “Criacionistas” e “Evolucionistas”... 4 opiniões
avalie fechar
Analisando os comentários é mais fácil acreditar que ainda existam seres humanos que se iludem com extelionatários como RR Soares e Edir Macedo.
Ninguém precisa se tornar um completo idiota, imbecil e ignorante para crer na existência de um Deus criador. A bíblia não é um livro mágico ou místico, infalível ou protegido por uma espécie de campo de força divino que impede modificações.
No ano 300 D.C a religião virou arma política e os textos antigos foram manipulados para controlar o povo.
Incrível como as pessoas simplesmente não se questionam sobre absurdos bíblicos para assustar e manter a pessoa totalmente cativa de um líder.
O Apocalipse é uma obra prima da maniupação pelo medo.
Eles mesmos não sabem se amam mais a Deus ou O temem mais que tudo!
Esse tipo de "mansidão" é visto diariamente quando um assassino covarde e cruel é apresentado preso em uma delegacia: "cabeça baixa, calmo, "não senhor e sim senhor", parece um santo!"
Hipócritas, Cretinos e Fariseus, a ciência está desmascarando vocês e rolo comprossor do progresso os levarão ao ridículo na sociedade da informação.
Escravizem-se e se mudem para as cavernas, mas não esqueçam de levar um lampião.
Nos vemos em janeiro de 2013, mais uma vez, para tristeza de vocês, o mundo não acabou!
3 opiniões
Jane Mara Jarschel (2) 28/08/2009 11h03
Baleias suicidas; Adão e Eva como fato e tantas sandices que eu não sei o que é mais ridículo. O pessoal do zoológico ou a maioria dos comentários.
Quem mal sabe o que é uma molécula, que se abstenha de falar sobre evolução e seleção natural.
7 opiniões
Alexandre Haguiar (2) 27/08/2009 19h44
Por que diariamente a folha lança falsas noticias sobre o Charles Darwin e sobre a teoria das raças? Enganam o leitor com o intuito de vender seus livros? 3 opiniões
Kaíque Ladeia (3) 27/08/2009 19h32
Acho difícil acreditar que moléculas formaram partículas de ligações absurdamente estranhas formando moléculas de bases nitrogenadas (DNA). Acho absurdo que, mesmo a probabilidade disso tendendo a 0 em trilhões, persistam completamente céticos sobre o criacionismo.
Lembrando também que não acaba aí, o mais ilógico: essa molécula começar a formar estruturas à sua volta e, numa perversão multiplicativa inexplicável, se reproduzisse.
Nisso acho que as chances já são 0. E especialmente se a matéria não existisse - afinal o princípio fundamental da química de Lavousier diz que matéria não se cria, se transforma: e mesmo havendo um bigbang, alguém - imaterial, já que existia antes mesmo do tempo espaço - o criou.
Considerando que os físicos mais renomados dos últimos 500 anos - Einsten, Newton... - declararam que, após seus estudos, concluíram que é "impossível que tudo surgira sem um criador", creio que seja um despropósito negar o criacionismo como se fosse uma teoria fantasiosa.
Afinal, é mais fácil a vida surgir do nada num mundo inexistente (já que não fora criado), ou surgir por um moderador acima dessa realidade passageira?
Apenas secos de coração, cegos e incapazes de compreender o que o amor - a essência do próprio Deus - é incompreensível, persistiriam no ceticismo Darwinista da era do Imperialismo (onde as ideias de Darwin eram muito lucrativas pois ajudavam muito subjugar ideologicamente outros povos...).
3 opiniões
José Sampaio (8) 27/08/2009 18h56
Dinossauro de 97 milhões de anos é descoberto na Austrália.... é uma pena que esse dinossaura não estava na arca de noé (rsrsrsrs).... lamentável como as pessoas preferem enficar a cabeça na terra, como os avestruzes, do que raciocinar.... 1 opinião
R. C. (15) 27/08/2009 17h20
Nóóóóóó!
Fui ler mensagens antigas nesta thread, e vi uma que me fez rir muito! É antiga, mas tive que comentar a respeito!
Senhor Armando Pereira disse que as baleias se encalham nas praias como forma de protesto contra a teoria da evolução! HAHAHA! Quem ensinou a teoria às baleias? Ensinaram a elas em português, inglês, ou na língua das baleias?
HAHAHA!
sem opinião
Rodrigo Vieira de Morais (175) 27/08/2009 16h53
É mais fácil aceitar a teoria criacionista do que a teoria evolucionista, haja vista que se estamos em constante evolução e se a evolução dura longos períodos, então onde estão as espécies intermediárias a cada escala evolutiva? Coincidentemente desapareceram todas.
Criacionismo é acreditar ou não em um Deus criador.
14 opiniões
Pablo Cardoso (1) 27/08/2009 16h36
Os criacionistas estão usando uma tábua para postar os comentários?
Não entendo porque não deixam o problema dos Vírus para criacionistas resolverem, seria muito mais simples se eles não EVOLUÍSSEM.
sem opinião
MARCO PACHECO (2) 27/08/2009 16h13
O que parece que as pessoas não entendem é que são dois relógios completamente diferentes. Enquanto a humanidade conta minutos, dias, anos o universo conta séculos. Uma simples mutação pode demorar 4 ou 5 séculos e este tempo é irrisório para o universo.
Nós somos muito, muito transitórios e nossa presença é basicamente insignificante, quase nula. Proporcionalmente, se o universo existe a 24 horas, os humanos existem a apenas TRES SEGUNDOS!!!
E deve desaparecer em curto período de tempo (universal, não nosso) junto com suas religiões e deuses...
1 opinião
Paulo R Soares (5) 28/06/2009 23h42
Paulo Paiva
O ser humano nem de longe é o ser mais evoluído, e está em constante mudança. Mas isso é um processo lento, muito aquém da nossa noção de tempo.
9 opiniões
Gilmar Nery (17) 18/06/2009 13h59
Vcs estão confundindo "SELEÇÃO NATURAL" que é fato... com "TEORIA DA EVULUÇÃO" que é apenas uma teoria...
Seleção natural é o processo pelo qual mutações genéticas que melhoram a reprodução tornam-se, ou permanecem, mais comuns em gerações sucessivas de uma população. Este mecanismo tem sido muitas vezes chamado de "auto-evidente" porque segue forçosamente a partir de três simples fatos:Variação hereditária existe em populações de organismos. Os organismos produzem mais descendentes do que podem sobreviver.
Estes descendentes tem capacidade variável para sobreviver e reproduzirem-se.
Estas condições geram competição entre organismos para a sua sobrevivência e reprodução.
O Darwinismo é uma teoria elaborada pelo naturalista inglês Charles Robert Darwin, publicada em 1859 no livro On the origin of species (A origem das espécies), explicando a evolução dos seres vivos por meio da selecção natural.
O Darwinismo é utilizado por biólogos, filósofos, matemáticos e cientistas para descrever processos evolucionários semelhantes à evolução da vida, como o desenvolvimento de software com algoritmos genéticos.
Limitado pela ideia de que a Terra era relativamente recente, Darwin teve dificuldade em explicar a evolução dos seres vivos de forma lenta e gradual.
Foi então que Darwin fez a transposição dos príncipios de Charles Lyell da geologia para a Biologia.
É sempre bom lembrar que não são todos os cientistas que aceitam a teoria da evolução.
32 opiniões
Paulo Paiva (2) 11/06/2009 08h46
Há algo errado com a teoria da evolução, no que se refere ao ser humano: após tantos anos creio que já deveria ter evoluido. Talvez, a evolução moral, espiritual e social sejam proporcionalmente inversas a evolução fisica, intelectual e economica. 19 opiniões
Alex Peres (47) 15/05/2009 17h33
Caro Leandro, boa tarde!
Muito ingênua sua análise. Procure em "A escalada do Monte improvável" de Richard Dawkins e perceba que não é nada disso. As espécies (todas, incluindo plantas) nasceram de uma unidade básica que surgiu mto tempo atrás através da combinação de elementos químicos inseridos em um ambiente propício, qdo a Terra era jovem ainda. A partir daí a Evolução separou, eliminou ou premiou os individuos mais aptos, que se desenvolveram separadamente por motivos diversos. A tartaruga era outra coisa no passado e será outra coisa no futuro pois a evolução não para. Todos estamos em transição de alguma coisa para outra coisa, o que precisa ser entendido é que o processo demora muito, um tempo além da nossa capacidade temporal finita de entender. A tartaruga não vai ser a mesma criatura daqui ha milhões de anos. Em algum momento ela vai precisar mudar para sobreviver, assim como todos os seres vivos. O organismo que não se adaptar, desaparece. Essa é a única lei da natureza e não está escrita em lugar algum, está na frente dos nossos olhos o tempo todo! Mais uma vez, precisamos nos libertar da explicação mais fácil e preguiçosa que a Bíblia fornece. Precisamos estudar e usar a lógica observando a natureza. Veja o vírus da gripe suína. Ele se adaptou para sobreviver e se tornou mais agressivo atingindo humanos...qdo o ambinete muda, ele se adápta e se multiplica mais forte. Evolution my friend, Evolution....
31 opiniões
Leandro Lobato (3) 11/05/2009 21h19
Falhas básicas da teoria de Darwin:
Ao passo que Darwin considerou animais tais como os tentilhões e as tartarugas como exemplos principais da evolução, seu raciocínio era grandemente falho. Ele concluíra que crer na criação significaria que a pessoa tinha de crer que todas as espécies foram criadas e em certas localidades; também que as variações menores significavam que alguma coisa estava evoluindo.
Nenhuma dessas idéias são certas. Em parte alguma diz o relato da Bíblia sobre a criação que todas as espécies foram criadas separadamente. Em parte alguma diz que cada espécie foi criada em certo local. E em parte alguma diz que não poderia haver variedade no mesmo tipo de coisa vivente.
A Bíblia mostra que, em cada caso, os animais, as plantas e os humanos se reproduzem "segundo as suas espécies". (Gên. 1:11, 21, 24, 25) Esta "espécie" bíblica dá margem a grande variedade dentro dela, mas não pode misturar-se com outras "espécies". Por exemplo poderia haver muitas variedades de tartarugas e tentilhões, sendo esses animais criados com a capacidade de tais variações, mas permaneceriam para sempre tartarugas e tentilhões.
21 opiniões
carlos tomasini (1) 08/05/2009 07h36
Acho engraçado opiniões contrárias e favoráveis ao criacionismo, tal qual ele consta na Bíblia. Logicamente que Deus não fez o mundo em 6 dias e descansou no sétimo, ao menos não da forma como nós conhecemos o dia de 24 horas. É preciso entender que o mundo foi feito em diversas, e vem evoluindo constantemente. Pode-se dizer, inclusive, que a vida originou-se a partir do caos absoluto, o queequivaleria dizer que, se desmontarmos um rádio e o colocarmos em uma caixa, e a pusermos em movimento contínuo, algum dia o rádio será totalmente montado. Com certeza, Deus não fez o mundo em 6 dias, e nem a vida originou-se do nada. 11 opiniões
Luiz Castro (1) 02/05/2009 17h53
O homem inventou Deus para dizer que Deus inventou o homem. 16 opiniões
avalie fechar
A fé é a incapacidade do homem em ser racional sobre o desconhecido! Surge da necessidade do homem de se posicionar frente as dificuldades inerentes do seu percurso, uma maneira pueril de garantir sucesso na empreitada!
Os primeiros humanóides cultuavam deuses como fogo e trovão! Surgia o temor a um suposto ser mágico responsável pelo acontecimento inexplicável, pensavam! É como diz o velho: Se não se pode com ele, junte-se!
Simples assim, mas aceitável apenas para aquelas mentes primitivas de épocas tão remotas!
O que me espanta de verdade é deparar-me com mentes assim em 2009! Francamente, apenas buscam confirmação de suas crenças em si mesmo, atacando o que questiona!
Darwin era um homem comum, com necessidades como as nossas, sonhos também, mas com uma mente brilhante e inserido numa atmosfera próspera a aquilo que anos depois desenvolveria.
Onde quero chegar com esse comentário? Façam como Darwin: mexam-se, estudem, evoluam com pessoas e exercitem suas mentes não menos brilhantes. Libertem-se dessa doença chamada "fé cega" e adapte seu sigficado, transforme-o em uma vontande soberana de ser e querer,
materialize em esforços que o levarão ao resultado. Muito provavelmente inexperado, como quase tudo, mas bem mais além do que o imaginado. Se acreditam mesmo que a fé move montanhas, acreditem em vocês, atualizem-se para que no fim da vida não haja decepções.
17 opiniões
Alan Ferreira (6) 21/04/2009 22h43
Não gostei do título da matéria. Vocês dão importância demais aos religionistas, incentivando o delírio deles de que haja um cabo de guerra entre darwinismo e criacionismo. Enquanto o darwinismo é um fato científico sólido aceito em todo o mundo, o criacionismo é apenas o mito semita de criação, uma loucura provinciana conhecida por menos de 30% da humanidade. Mesmo entre esses, a maioria (inclusive católicos e a quase totalidade dos protestantes) considera o criacionismo apenas uma fábula bonita.
O criacionismo como fato histórico, em oposição ao darwinismo, só é defendido por meia dúzia de igrejas fundamentalistas, representando menos de 5% da população mundial. Criacionismo não passa de magia, feitiçaria, hoccus pocus: um velho mago de barba branca disse ABRACADABRA e o mundo se fez. Francamente! Prefiro a barba branca de Darwin, que nos apresenta provas do que diz.
24 opiniões