Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2005 - 15h25

Lançamento do Discovery lota centro espacial da Nasa

Publicidade

da France Presse, em Cabo Canaveral

Com a expectativa de receber 25 mil visitantes e 2.800 jornalistas para o lançamento do ônibus espacial Discovery nesta quarta-feira, o centro espacial Kennedy ganhou aspecto de parque de diversões, apesar do rígido esquema de segurança.

Cursos rápidos de tecnologia espacial para jornalistas, estacionamentos a 15 km do centro espacial, ônibus dia e noite e caminhos sinalizados dão ao local um ar de Disneyworld --que, aliás, está a apenas 60 km do centro espacial.

"A organização é similar às operações de trânsito em grande escala", confirma Mike Rein, responsável pela comunicação do centro, em Cabo Canaveral (Flórida). Centenas de voluntários foram chamados para auxiliar os visitantes. Para ajudar na comunicação, cem funcionários da Nasa também foram chamados.

A última vez em que o centro Kennedy recebeu tantos visitantes foi em 1998, para o vôo do ex-astronauta e senador John Glenn, pioneiro do programa Apolo, que regressou ao espaço aos 72 anos.

Japão

"Dos jornalistas credenciados, 13% são japoneses", disse Rein. O interesse da imprensa nipônica se deve à presença do astronauta japonês Soichi Noguchi.

As medidas de segurança foram reforçadas desde os atentados de 11 de setembro de 2001. O número de veículos com permissão de ingressar ao centro espacial, por exemplo, foi fortemente limitado.

Na hora do lançamento, será instaurada uma zona de exclusão aérea na região do centro espacial, assim como será proibido o uso do espaço marítimo até 100 km ao leste do local dez minutos após o lançamento.

Leia mais
  • Nasa é a agência espacial com maior orçamento do mundo
  • Nasa modifica ônibus espacial para aumentar segurança
  • EUA correm risco de perder liderança no setor espacial
  • Começa contagem regressiva para lançamento da Discovery

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Discovery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página