Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2005 - 10h00

Tripulação do Discovery se prepara para terceira caminhada

Publicidade

da Folha Online

A tripulação do ônibus espacial Discovery se prepara, nesta terça-feira, para a terceira caminhada espacial, que está agendada para quarta-feira. Na ocasião, o astronauta norte-americano Stephen Robinson será preso à ponta do braço robótico da ISS (Estação Espacial Internacional), onde o Discovery está atracado.

"Jamais fizemos isso: enviar astronautas ao lado da 'barriga' da nave para que façam consertos", disse Cindy Begley, encarregada das atividades extraveiculares da Nasa (agência espacial norte-americana).

A missão de Robinson será cortar arestas do material usado para preencher o vão entre as telhas térmicas da barriga do ônibus. "É uma tarefa muito delicada", afirmou o astronauta.

Segundo especialistas, as protuberâncias não estão relacionadas ao desprendimento de um fragmento de espuma isolante durante a decolagem do ônibus, há uma semana. Esse mesmo problema [desprendimento] causou a destruição do Columbia, em 2003.

Saliência

Os especialistas temem que as saliências --com cerca de 2,3 cm e 2,7 cm-- possam alterar o fluxo aerodinâmico da nave e aumentar ainda mais o aquecimento que ocorre na entrada na atmosfera terrestre.

"Existe incerteza, porque ninguém tem um conhecimento muito profundo a respeito da aerodinâmica da nave na altura e na velocidade que ela adquire para voltar à Terra", disse aos jornalistas Wayne Hale, subdiretor de programas da nave.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Nasa manda astronauta reparar ônibus espacial Discovery
  • Plano para o resgate do Discovery é muito perigoso
  • Tripulantes do Discovery concluem caminhada com sucesso
  • Nasa reconhece erros e estuda a volta da Discovery

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o lançamento do Discovery
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página