Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2010 - 17h10

Jornalista italiano Carlo Petrini fala sobre nova gastronomia em SP

Publicidade

da Folha Online

Divulgação
Carlo Petrini (foto), fundador do Slow Food, realiza duas palestras na capital paulista
Carlo Petrini (foto), fundador do Slow Food, realiza duas palestras na capital paulista

Após passar pelo evento Terra Madre Brasil no último fim de semana, em Brasília, o jornalista italiano Carlo Petrini realiza duas palestras gratuitas na cidade de São Paulo, na quarta-feira (24). Os encontros ocorrem no Centro Universidade Senac (11h) e na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (18h30).

O fundador da associação internacional Slow Food fala sobre os conceitos da filosofia que prega a prática de uma alimentação mais natural, além de propor a diminuição do ritmo de vida. Na ocasião, Petrini também autografa seu livro "Slow Food" (Editora Senac São Paulo).

Considerado uma das 50 pessoas que podem salvar o mundo --de acordo com lista publicada pelo jornal "The Guardian", em 2008--, o jornalista acredita que, para conseguir um mundo mais justo e mais sustentável, o coprodutor precisa conhecer a agricultura e a pecuária, as condições dos trabalhadores no campo e a procedência dos produtos.

Que o gastrônomo deve rejeitar alimentos provenientes de exploração humana e de empresas que arruínam culturas locais. E que todas as pessoas estejam dispostas a pagar mais por estes alimentos selecionados. Somente com atitudes assim podemos "sentar à mesa de um restaurante e ter a consciência tranquila de que o prato diante de nós não seja fruto de exploração humana ou ambiental", alerta Petrini, em trecho do livro.

*

Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro - av. Engenheiro Eusébio Steveaux, 823, Santo Amaro, região sul, São Paulo, SP. Qua. (24): 10h30 (credenciamento) e 11h (início da palestra). Grátis. Inscrições: www.sp.senac.br e 0/xx/11/5682-7300.

Livraria Cultura - Conjunto Nacional - av. Paulista, 2.073, Bela Vista, região central, São Paulo, SP. Qua. (24): 18h30 (conversa com o autor) e 20h (sessão de autógrafo). Grátis.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página