Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Crise na PM do Rio

Insatisfeito com uma passeata realizada por PMs que reivindicavam melhores salários, o secretário da Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, decidiu exonerar o comando da corporação. Em apoio ao coronel Ubiratan Angelo, oficiais pediram exoneração.


Mais resultados: 1 2 3
Comentários dos leitores
Carlos Santos (1) 31/01/2008 00h11
Carlos Santos (1) 31/01/2008 00h11
SALVADOR / BA
O policial militar não tem outro meio de reivindicar melhores salários, vive dependente da vontade dos governos. Quando uma organização policial militar protesta dessa forma é porque já passou do limite e não dá pra aguentar mais! Dizer que existem meios para brigar por melhores salários (que não em forma de protestos e passeatas) é balela. 12 opiniões
avalie fechar
Renato Serra (4) 31/01/2008 00h02
Renato Serra (4) 31/01/2008 00h02
As pessoas estão levando muito em consideração a exoneração do ex-comandante pelo fato de ele ter ficado ao lado dos "insurbodinados" que reclamavam justamente por melhores salários e condições de trabalho, se ele apoio mesmo isso, parabéns fez muito bem, mas se não tudo bem também porque o atual governador não quer que suas feridas fiquem expostas, mas temos que nos recordar infelizmente o sr.coronel ubiratan angelo nunca puniu ninguém mesmo tendo evidências, caramba tivemos diversos casos absurdos na época dele, políciais matando uma oficial da aeronáutica em campo grande enquanto ela e o marido tabmém oficial da aeronáutica se caminhavam para a delegacia, João Hélio sendo arrastado por 7km sem que nenhum policial visse isso, repito em 7km não havia um policial, pelo amor de deus, quantos João Hélios tem que morrer para mudar a política de segurança nesse estado? Agora estão todos defendendo ele, tudo bem, não defendo o secretário de segurança também não porque ele parece estar trabalhando em outro país, ele não sobe em morro, não troca tiros, tem lugar no rio que a polícia não entra, tem lugar que tem tiroteio entre facções por mais de 8 horas e aonde está a polícia nessa hora? Já foi tarde mesmo 6 opiniões
avalie fechar
Renato Serra (4) 30/01/2008 23h44
Renato Serra (4) 30/01/2008 23h44
A verdade é que o ex-comandante da pm também pagou um pouco por sua omissão, quem mora aqui no Rio sabe disso, porque ele não fez nenhum esforço para limpar um pouco a corporação, aí vejo nesse espaço pessoas dizendo que os salários baixos estimulam a corrupção, sim concordo que isso contribui mesmo porque o custo de vida aqui está cada vez mais alto, mas uma pergunta fica na cabeça porque sempre que abre o concurso da pm com todos os riscos e salários de fome como estão dizendo tem milhares de candidatos sabem que vai encontrar pela frente um exército de mais 30 mil bandidos armados até os dentes com fuzis e granadas ou ninguém sabe que temos mais de 750 favelas só na cidade do rio e cada uma delas tem em média uns 50 bandidos? a corrupção na pm é altissima e para a sociedade fluminense como um todo sabe que a maior parte da polícia é corrupta sim, vão dizer que os caras saqueando um caminhão tem a ver com salário baixo? A polícia na verdade precisa tomar outro rumo, no mínimo a expulsão imediata desse corruptos e a injeção de pessoas novas. 7 opiniões
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (322) 30/01/2008 23h35
Saulo Mundim Lenza (322) 30/01/2008 23h35
Realmente os policiais em todo o Brasil ganham muito pouco, não têm condições dignas de trabalho, e nem meios para proporcionar um nível de conforto no minimo aceitável aos seus familiares.
Isto não pode continuar assim.
Mas, temos que considerar também que a policia está contaminada pela corrupção, em todos os seus níveis hierárquicos (minha visão), e, é preciso acabar com isso imediatamente.
Acredito que a maioria dos policiais são pesoas dignas e confiáveis, mas repetindo, é preciso banir da policia os maus elementos que lá estão aboletados, sejam eles praças ou oficiais.
Agora, o que não pode acontecer de jeito nenhum, é os oficiais fazerem este tipo de manifestação.
Eles devem ser punidos e exonerados de acordo com os regulamentos da policia militar.
Mas cá entre nós, o proprio presidente desse pais passou por cima do Ministro da Defesa e do Comandante da Aeronautica no episódio dos controladores de vôo, lembram-se?
Pois é, o exemplo vem e cima.
4 opiniões
avalie fechar
Leonardo S. (101) 30/01/2008 23h22
Leonardo S. (101) 30/01/2008 23h22
Só uma correção ao jornalista que escreveu esta matéria. Os PMs não pediram demissão, eles pediram desligamento dos cargos que ocupam atualmente, mas continuam na polícia. Vale lembrar também que o Estado não pode mandar funcionário público concursado embora sem um processo e toda aquela burocracia que conhecemos.
Sobre a crise da PM do Rio, que é reconhecida como a mais corrupta do Brasil, eu creio que foi um erro de estratégia de governos passados. Optou-se por ter um grande contingente de policiais mal treinado e mal remunerado, do que uma tropa menor, ganhando mais, menos corruptível e mais eficiente. Agora o Estado não pode mandar embora os PMs, e não pode aumentar o salário deles pq um aumento pequeno no salário significa um grande rombo na folha de pagamento. Realmente a situação é muito delicada. O RJ tem cerca de 38 mil PMs para uma população de 15 milhoes. O PR tem 17 mil PMs para 10 milhões de habitantes.
7 opiniões
avalie fechar
EDU FHORTES (1) 30/01/2008 23h01
EDU FHORTES (1) 30/01/2008 23h01
É uma pena que em pleno século XXI ainda se vê um movimento de reinvindicação pacífica ser tratado com tamanha falta de sensibilidade.Entendo que são mães , pais e filhos reinvindicando o melhor para sua famíla. Quando estes governantes montam seus palanques é só promessas, e agora mandam usar o chicote... será que o governo também não se articula para conseguir verbas e outros? Quero apenas fazer um alerta, são 10 anos de governo do mesmo PARTIDO no RJ, e o que fizeram para mudar o caus deste Estado. Um funcionário público bem pago tende a uma ótima prestação de serviços. Porque ameaçar essas pessoas que apenas buscam os seus direitos com prisões... essa técnica talvez desse certo na assembléia, na Câmara, porque estes não recebem ordens mas as fazem. Parabéns aos policiais que colocaram seus ideais acima dos cargos, porque com atitudes como estas voces carregam os fracos parasitas e que têm fontes financeiras extras nas costas. 2 opiniões
avalie fechar
vanderlei rocha (5) 30/01/2008 21h55
vanderlei rocha (5) 30/01/2008 21h55
Como cidadão acho que a PM do Rio está muito distante do nível de qualidade, de postura, que se deseja de uma autoridade. Acho que há muita desqualificação, falta de educação, falta de cidadania, falta de solidariedade. Na minha opinião não merecem nada. A propósito, por que não procuram outro emprego ? 9 opiniões
avalie fechar
É lamentável passar na rua e ver o PM pegar dinheiro de condutores de veículos e motos sem se importar se está sendo visto ou não 15 opiniões
avalie fechar
Lincoln André de Lima Lima (8) 30/01/2008 21h37
Lincoln André de Lima Lima (8) 30/01/2008 21h37
SAO PAULO / SP
O problema não é o salário, mas sim a mudança na estrutura da PM do RJ. A diferença salarial entre um soldado e um Coronel é enorme. Cópia do Exército, a Polícia Militar deveria ser modificada, ou seja, reduzir-se a distância entre soldado e coronel, eliminando-se algumas graduações e patentes. Com isso os salários ficariam mais próximos e mais valorizados. Poderia-se, até se pensar na extinção da Justiça Militar Estadual, se fosse o caso,dando lugar à Justiça Comum, mas isso teria que ser através de uma emenda à Constituição Federal que desvincularia da União as Polícias Militares dos Estados, dando autonomia aos governadores no atinente à estrutura e organização das PMS nas respectivas unidades da federação. sem opinião
avalie fechar
wilson p. de souza souza (22) 30/01/2008 20h48
wilson p. de souza souza (22) 30/01/2008 20h48
Com esse salário de fome que os PMs do Brasil recebe (exceção de Brasilia), todos tendem a ser corruptos pq se não passam até fome, moram em favelas etc... 15 opiniões
avalie fechar
sérgio carneiro (236) 30/01/2008 20h25
sérgio carneiro (236) 30/01/2008 20h25
"INSUBORDINAÇÃO?"
Esta palavra significa revolta, rebelião, insurreição. Parece-me inadequado este termo para expressar uma passeata que reivindica melhores condições de trabalho: inclusive de salários. Como o militar poderia expressar suas necessidades ou levar suas reivindicações. Preenchendo um formulário ao chefe imediato e este encaminharia ao comandante do Batalhão este por sua vez ao Comandante da Zona e este despacharia ao Comandante Geral da PM e este enviaria ao Secretário de Segurança que por sua vez ao Governador, correndo o risco deste ultimo dizer: " Tenha pulso, controle sua tropa".
A maneira mais fácil que administrar ou governar não é esta Sr. Governador, Se fosse buscar apoio na Assembléia, com certeza iria negociar, montar sua base de governo, acordos, alianças e composições seriam as palavra de ordem. Usar a caneta nestas situações demonstra falta de liderança. Aconselho ao Sr. Governador a ler Sun Tzu e talvez ache uma luz para resolver a crise. Uma coisa não pode acontecer: "Seus eleitores não podem ficar ainda mais exposto a falta de segurança"
28 opiniões
avalie fechar
Carlos Gonçalves (175) 30/01/2008 20h06
Carlos Gonçalves (175) 30/01/2008 20h06
O corporativismo funciona bem para policiais militares e civis, juízes, médicos, nos parlamentos, que nunca respondem pelas arbitrariedades. Um comandante é exonerado, todos policiais se revoltam. Um juíz comete abusos, prevarica... e nada responde por isso. Um médico comete erros e nada lhes acontece. Senadores, deputados federais, estaduais e vereadores participam de abusos contra o país (Estado, municípios), e nada lhes acontece. Crimes como os dos auditores do trabalhos em Unaí, ao mandante, nada. É como se estivessem acima da lei. O pobre nem tem direito a receber sua bolsa família, melhor seria um trabalho, educação, oportunidade para crescer e se desenvolver, porque tem larápios por aí espreitando e tirando deles esses benefícios, e nada lhes acontecem. É lastimável ver tudo isso e ainda ter de encontrar muitos desses elementos, meliantes, pela rua e ter que ser palhaço e cumprimentá-los, ou responder a um cumprimento, porque se não o fizer, pode ser marcado para morrer , ou quem sabe, minimamente, sofrer um atentado. 12 opiniões
avalie fechar
Maria do Rosario Freitas (100) 30/01/2008 19h53
Maria do Rosario Freitas (100) 30/01/2008 19h53
Não há maior insubordinação do que os baixos salarios que este segmento recebe por prestação de serviço de tão alto risco. Se não aceitam manifestações deveriam respeitar a carreira deles e fazer dispositivos legais para que eles tenham correção sem ter que pedir ou manifestar para isto. Esse processo demonstra o descaso com prestações de serviços públicos no país, só que segurança é de interesse nacional portanto,jamais deveriam ser tão mal pagos. 35 opiniões
avalie fechar
valdir de jesus (1) 30/01/2008 19h21
valdir de jesus (1) 30/01/2008 19h21
JACAREI / SP
mais uma vez oRio de Janeiro nos da mostra de que maneira nao deve ser tratada a questao da segurança publica la no rio segurança publica e sinonimo de enfrentamento com bandido nao existe uma unica açao preventiva o estado nao percebe ou nao quer pertceber que existe um poder paralelo que parece estar muito mais organizado que o estado legal enquanto secretario de segurança publica e cupula da pm medem força os marginais programam e executam açoes criminosas cada vez mais ousadas e primordial que o estado assuma seu papel de gestor de cidadania nas favelas com açoes de carater sociais fazer a populaçao acreditar que o estado ainda e o meio legal atraves do qual se exercita a cidadania e nao se deve e nem se pode recorrer ao traficante de plantao para comprar o remedio do filho isto e muitas outras coisas e dever do estado. o dia que o morro deixar de ser ocupado so pela policia mas tambem ser ocupado por medicos, engenheiros, professores e outros tantos profissionais que levem aquelas comunidades a sensaçao de que o estado esta presente ai as coisas vao mudar por hora so veemos isto policia sobeo o morro morre policia morre bandido morre inocente logo depois o crime desce op morro e ai de novo morre bandido morre policia e morre inocente e o ciclo de violencia que esta cansando a todos nos brasileiros cariocas ou nao mas para os politicos as coisas vao bem muito bem so nao podemos dizer obrigado 3 opiniões
avalie fechar
luiz dias (364) 30/01/2008 19h06
luiz dias (364) 30/01/2008 19h06
A ESMAGADORA MAIORIA DOS POLICIAIS, RIO, SÃO PAULO, BRASIL, GRAÇAS A DEUS, SÃO HONESTOS E A SOCIEDADE PODE SIM CONFIAR.
ENTRETANTO, A FALTA DE POLÍTICA NACIONAL, E, PELOS PRÓPRIOS ESTADOS FEDERADOS, PARA A ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA, VEM DESTRUINDO AOS POUCOS, OS BONS POLICIAIS QUE AINDA RESTAM.
ISTO, TANTO NA POLÍCIA CIVIL QUANTO NA PM. TODOS, DO CARCEREIRO AO DELEGADO, DO SOLDADO AO CORONEL.
RIO E SÃO PAULO, TEM OS PIORES SALÁRIOS DO BRASIL. SÃO POLICIAIS MORANDO EM MORROS, TROCANDO FARDAS PARA VOLTAREM OU SAIREM DE CASA, ANDANDO DE ÔNIBUS, À PÉ, OU MORANDO DE ALGUEL NOS PIORES LUGARES DAS CIDADES.
COMO PODE UM SOLDADO VIVER COM MAIS DE HUM MIL REAIS ? INVESTIGADORES NAO É DIFERENTE.
E UM DELEGADO , ESPECIALMENTE EM S.PAULO, COM MENOS DE TRÊS MIL REAIS? SALÁRIO A METADE DO QUE GANHA UM TÉCNICO DO MINISTÉRIO PÚBLICO.
EVIDENTE QUEA QUESTÃO SALARIAL CORROE QUALQUER INSTITUIÇÃO E ACABA SIM, CONTRIBUINDO PARA A CORRUPÇÃO E ENVOLVIMENTO CADA VEZ MAIS DE POLICIAIS COM O CRIME.
ENQUANTO NÃO HOUVER UMA POLÍTICA NACIONAL, SALÁRIOS DIGNOS, AUXÍLIO MORADIA, TRANSPORTE, PODEM ESPERAR ISTO QUE OCORREU NO RIO, ESPÍRITO SANTO, ALAGOAS, PARÁ, BAHIA, ETC, E INCLUSIVE AQUI EM S. PAULO MUITO RECENTEMENTE UMA TENTATIVA DE MOVIMENTO PAREDISTA.
QUE OS GOVERNOS, AUTORIDADES RESPONSÁVEIS, REPENSEM ESTE MOMENTO CRÍTICO QUE VIVEM AS POLÍCIAS NO BRASIL.
9 opiniões
avalie fechar
Rosangela Germani (1) 30/01/2008 18h51
Rosangela Germani (1) 30/01/2008 18h51
CAMPO LARGO / PR
Não deveria haver revanchismo como é o que parece estar acontecendo na PM do Rio. Deveria sim haver uma valiação muito criteriosa da situação financeira da corporação, para depois serem tomadas as medidas cabíveis. 5 opiniões
avalie fechar
Afonso José Ferreira (2) 30/01/2008 18h37
Afonso José Ferreira (2) 30/01/2008 18h37
O secretário Beltrame alega falta de pulso do cel. Ubiratan mas eu acho falta de coerência do Governador deixar esse secretário destruir o que sobrou da Policia Militar do RJ. Acorde Governador antes que a crise c hegue até V.Ecia. 3 opiniões
avalie fechar
Ubiratan Rodrigues (69) 30/01/2008 18h33
Ubiratan Rodrigues (69) 30/01/2008 18h33
ITAJUBA / MG
.
Quando o caso é sério nem na mídia aparece.
.
PM não paga aluguel, água, luz, telefone?
PM não tem filhos?
PM não precisa de farmácia?
.
PM não tem coragem?
.
Que mudem o estatuto, a lei ou o que necessáro for.
.
4 opiniões
avalie fechar
SILVA MATTA (5) 30/01/2008 18h30
SILVA MATTA (5) 30/01/2008 18h30
É lamentável que, deputados, governadores e secretários estaduais ganhem rios de dinheiro sem nenhum risco e com muito pouco trabalho, enquanto os policiais são colocados em áreas de riscos, onde muitos acabam mortos, a troco de míseros trocados. No mínimo é desumano. Acorda Governador, se o estado não pode pagar salários dignos aos policiais como consegue verba para pagar altos salários a secretários e assessores que nada fazem... 5 opiniões
avalie fechar
Há algum tempo, conversando com amigos sobre a PM, chegamos à conclusão ser uma tropa desgastada e inútil, principalmente a do RJ. Chegamos à conclusão também de que o melhor seria a extinção da corporação, passando o policiamento ostensivo de investigação e combate ao crime para a polícia civil a cargo do Estado e o de prevenção e trânsito para uma Guarda Municipal bem treinada e equipada. O Corpo de Bombeiros seria terceirizado, já que pagamos taxa de incêndio e esta supriria a sua manutenção. Seria mantida uma Guarda Nacional Permanente, com sede em Brasília, que seria deslocada para atender casos emergenciais que não pudessem ser atendidos pela Polícia local.
Cremos que assim poderiam ser evitados casos de corrupção em massa que vem acontecendo em todos o escalões da PM. Quanto à alegação de estarem ganhando pouco, concordo que façam sua reinvidicação, porém, de maneira ordeira e disciplinada. Ou não existem comandantes capazes de defender os direitos de seus subordinados, necessitando chegar a compactuar com eles em passeatas para atingir seus objetivos? Por estas e outras razões que as PM não devem ostentar postos e graduações semelhantes aos das Forças Armadas. A propósito, estas também estão com os salários defasados e nem por isto seus OFICIAIS e PRAÇAS desrespeitam seus Chefes ou participam de tumultos que só prejudicam a população e a faz descreditar em seus órgaos de segurança. O Secretário Beltrame tem razão: A sociedade não pode pagar por estes erros.
8 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (48)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página