Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Febre amarela

Desde o início de janeiro, a confirmação de casos de febre amarela e a suspeita de outros casos no país causou uma corrida nos postos em busca de vacinação.


Mais resultados: 1 2 3 4 5
Comentários dos leitores
BELO HORIZONTE / MG
Penso que na matéria, duas coisas se encontram: uma reação até desmedita de quem a acusa de alarmismo mal intencionado, e a matéria que suplantando a informação tangencia sim - mas apenas tangencia - o alarmismo.
Vejo nisto exacerbação política de um e de outro lado.
Escaramuças.
Penso elas coisas acontecem porque jornalistas e grandes jornais alinharam-se com bastante clareza ao pensamento do PSDB e os adeptos do PT reagem de modo virulento a este alinhamento. Em resposta os jornalistas e grandes jornais tornam-se ainda mais virulentos.
Tudo me parece apenas luta pelo poder que uns querem manter e outros querem tomar.
PT e PSDB, tornaram-se espécies de times de futebol empolgando seus torcedores, tudo ficou emocional, inclusive o noticiário que os cerca.
6 opiniões
avalie fechar
Renan Pena (1) 21/01/2008 01h45
Renan Pena (1) 21/01/2008 01h45
Espero sinceramente, minha cara senhora, que sua opinião seja mantida e reforçada, para que no futuro possamos olhar para trás e sabermos claramente quem provocou o pânico na população e todos os casos de pessoas que tiveram reação após tomar a vacina contra a Febre Amarela. Já que tem jornalista por aí que começou a mudar de opinião... por que será?? E o pior, além de causar toda essa bagunça, tem jornalista que ainda tem a capacidade de culpar o governo pela bagunça que ele e membros (ruins) de sua classe causaram... é simplesmente um absurdo o Brasil depender de uma imprensa tão parcial... 8 opiniões
avalie fechar
REGINALDO SANTOS (1) 21/01/2008 01h08
REGINALDO SANTOS (1) 21/01/2008 01h08
Concordo que a colunista tem discurso ofensivo ao governo atual e que evita ao máximo discordâncias com a gestão tucana de FHC, não só nesta pensata, como em várias outras.
O fato é que o governo não está negando informações à população, muito pelo contrário, outro dia até mesmo o ministro fez um pronunciamento em rede nacional sobre a febre amarela. O fato é que, num país com 190 milhões de habitantes, não há como fazer, de repente, uma campanha nacional de vacinação da febre amarela. Para tanto, seria preciso um planejamento maior, pois os postos não dariam conta, não haveria vacinas suficientes e não há no momento necessidade para tanto, pois os postos precisam dar prioridade às pessoas em zonas de risco ou em viagem.
É uma questão de bom senso: para que alarmar a população, causando um caos ainda maior nos postos do país inteiro e prejudicar aqueles que realmente precisam da vacina com urgência??
9 opiniões
avalie fechar
Helena Ozolins (109) 20/01/2008 22h53
Helena Ozolins (109) 20/01/2008 22h53
SAO PAULO / SP
Os números anuais de casos de febre amarela não me impressionam nem prá menos nem prá mais.
O que me impressiona é saber que ano passado (em 365 dias)ocorreram 5 mortes por febre amarela e esse ano (em menos de um mês) estamos chegando a 10 casos.
Como eu não posso assegurar que a média mensal permanecerá a mesma, e a progressão (de 5 casos prá 365 dias contra 10 casos em apenas 20 dias) foi muito rápida, esses dados me dizem mais que há que se ter cuidado.
Se eu acrescentar a informação de que o atualmente epidêmico aedes (outro possível transmissor do flavivírus) já causa campanha nacional para conter a epidemia de dengue, os números iniciais passam a me assustar muito. O aedes circula à vontade por nosso país.
A febre amarela silvestre é controlável. Não é opinião minha, é fato (veja surto de febre amarela no século XIX durante a construção do canal do Panamá) . Se no século XIX em 6 meses os americanos conseguiram dominar um surto que chegou a dizimar cerca de 300 pessoas/DIA, por que eu devo acreditar que em pleno sec XXI os métodos de combate são mais complicados?
Que não há HOJE uma epidemia, todos sabemos. Porém há as "melhores" condições para que de um momento para outro o problema fique grave.
E como seria bem mais fácil e barato combater uma simples ameaça que uma epidemia, seria bem mais produtivo que as autoridades FIZESSEM MAIS E DESMENTISSEM MENOS.
As "mesmas" autoridades não disseram um dia que não existia apagão aéreo? ...e até cabeças rolaram
15 opiniões
avalie fechar
Élcio Vaz (1) 20/01/2008 11h56
Élcio Vaz (1) 20/01/2008 11h56
SAO PAULO / SP
Cara jornalista, com todo respeito, a senhora não precisa voltar para o governo Geisel para a analogia que faz em sua coluna, basta voltar ao fim dos anos 90.
Já que a senhora é colunista da Folha de São Paulo desde 1997, como anuncia em sua própria coluna, gostaria de saber porque não teve a mesma preocupação com os 76 casos de febre amarela registrados em 1999 e os 85 casos (com mais de 60 mortes) registrados em 2000, por exemplo ?
Quem sou eu para um julgamento, mas se não foi por força de uma afinidade política com o governo da época, afinal de contas era o governo FHC, foi no mínimo por negligência jornalística não apenas da senhora, mas de toda a mídia.
Segue em anexo, quadro de incidência de febre amarela extraído do site do ministério da saúde de 1994 a 2005. Obs: Em 2003, primeiro ano do Governo Lula, houveram 60 casos de febre amarela no Brasil, mas não houve nenhum alarde. Por que ? Será que é porque os casos ocorrem no verão, começo do ano, e refletem na verdade as ações do ano anterior ? (no ano anterior, 2002, foi o último ano do governo FHC). Acho que não, imagino que tenha sido apenas mais uma pequena falha da nossa mídia, sempre tão atenta.
Nem todos são burros, nem todos se esquecem.

D.1.6 Incidência de febre amarela

Casos confirmados segundo Ano

Período: 1994-2005

Ano Casos confirmados

1994 19

1995 4

1996 15

1997 3

1998 34

1999 76

2000 85

2001 36

2002 13

2003 60

2004 5

2005 4

Fonte: MS/SVS - Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN Notas: Dados apresentados segundo local de infecção. Todos os casos são de febre amarela silvestre. Não há casos confirmados de febre amarela urbana desde 1942. Situação da base de dados em setembro/2006 para os dados de 2001 a 2005; para os demais anos, situação em agosto/2004.
http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?idb2006/d0106.def
54 opiniões
avalie fechar
José Marcio Tavares (16) 20/01/2008 10h47
José Marcio Tavares (16) 20/01/2008 10h47
Estou torcendo pra que uma família de pessoas que adoeceram por causa do pânico que a senhora criou entre com um processo. Se alguma falecer, a senhora pode entrar em cana, sabia? 23 opiniões
avalie fechar
Pascoal Rabelo (580) 20/01/2008 02h53
Pascoal Rabelo (580) 20/01/2008 02h53
VACINE-SE!

Você também está assustado com o "surto" de febre amarela anunciado diariamente pela imprensa?

Então acompanhe a evolução da doença nos últimos anos. Pense a respeito, descubra exatamente contra o que você deve se vacinar.

Alerte seus amigos, pois se a doença pega poderá ser fatal para todos os brasileiros.

Ano 2000; 85 casos; 42 mortes; Governo FHC (a imprensa não falou em surto).
Ano 2001; 41 casos; 22 mortes; Governo FHC (a imprensa não falou em surto).
Ano 2002; 15 casos; 6 mortes; Governo FHC (a imprensa não falou em surto).
Ano 2007; 12 casos, 8 mortes; Governo Lula (a imprensa fala em surto).
Pelo exposto acima, melhor nos vacinarmos contra a imprensa, pois, lembrem-se: estamos em ano eleitoral.
Sds,
Pascoal Rabelo
Salvador - BA.
71 opiniões
avalie fechar
Alex aparecido hermini (23) 20/01/2008 02h50
Alex aparecido hermini (23) 20/01/2008 02h50
Já fiz uma reclamação até para o ombusdman e até agora nada: li um estudo da UFRJ sobre choque anafilático em 1 a cada 200.000 doses da vacina e dessas, 50% evoluindo para a morte.
Queria saber se isso é verdade. E a Folha novamente solta uma matéria que pouco esclarece...
Continua a dúvida...
E uma imensa e triste certeza: o Jornalismo nesse país não é investigativo. É uma mera repetição de blábláblás. Basta ler todos os jornais e perceber a quantidade de notícias repetidas...
Será que um único jornalista vai escrever uma matéria realmente esclarecedora sobre febre amarela??? Sobre formas de contágio... riscos PRECISOS da vacinação em massa, etc?
2 opiniões
avalie fechar
Maria Campos (10) 20/01/2008 01h59
Maria Campos (10) 20/01/2008 01h59
Inacreditável que as Secretarias de Saúde de cada Estado não possua o CPF e o nome de cada pessoa que tomou uma vacina e recebeu o cartão de vacinação. Não perdoam nosso CPF no Imposto de Renda mas esquecem que uma população aterrozida não se lembra de que tomou a vacina. País desorganizado. Só se organiza quando quer "levar" vantagem. Providenciem o CADASTRO DE PESSOA FISICA VACINADA por cada Estado. Pouparão muitas vidas e conseguirão continuar a arrecadar mto imposto de renda. Cada morto significa menos arrecadação. Acorda Pais da Alice no País das Maravilhas... 7 opiniões
avalie fechar
Manoel Gutierrez (97) 19/01/2008 23h08
Manoel Gutierrez (97) 19/01/2008 23h08
Sr. Renato Pazotto ... Não. Uma pessoa vacinada nunca será "veículo intermediário ou hospedeiro" do Flavivirus (virus da febre amarela)... pelo simples fato de ser vacinada, oras! Vacina é isso: deixa o organismo preparado para se defender daquele tipo de virus específico! Se vc foi vacinado contra rubéola, não estará protegido contra sarampo.... mas contra a rubéoloa, com certeza!
Tranquilizem-se .... o inferno não é tão quente quanto falam ......
9 opiniões
avalie fechar
Manoel Gutierrez (97) 19/01/2008 21h27
Manoel Gutierrez (97) 19/01/2008 21h27
Sr. A.Custódio fique tranquilo! Nesse momento o risco de uma pandemia é próximo de zero! Haverá risco sempre que "doentes" ou pessoas contaminadas deixarem as áreas de alto risco e vierem para os centros de alta densidade populacional onde não houver o devido tratamento de seus "lixos", ou controle do Aedes Egypt ou Albopictus. Todo esse alarde serviu para chamar a atenção de "quanto" nós, relés mortais, ignoramos fatos básicos da preservação da nossa saúde. Por exemplo, ignoramos que nos centros de saúde há vacinas disponíveis todos os dias .... e só descobrimos isso depois de uma situação dessa !!! Por exemplo, a vacina contra gripe, está disponível. Voces só a procurarão depois que houver casos em família....ou se a mídia fizer alarde !!! Com calma! vão aos postos de saúde, procurem se informar do seu estado vacinal ... e o atualize. Não espere que alguém do governo venha lhe dar o alerta "pessoalmente" como um "anjo" ou a TV alardeie como novamente fêz! 18 opiniões
avalie fechar
Renato da Silveira Pazotto (1) 19/01/2008 20h52
Renato da Silveira Pazotto (1) 19/01/2008 20h52
Fica a dúvida se uma pessoa vacinada em contato com a doença possa se tornar um vetor de transmissão....alguém pode confirmar? 5 opiniões
avalie fechar
Antonio Custodio (50) 19/01/2008 19h57
Antonio Custodio (50) 19/01/2008 19h57
Concordo plenamente com os comentarios abaixo que somos desinformados de maneira generalizada a respeito da estrategia do Ministerio da Saude quanto a eliminar epidemias. Pergunto, quantas vezes o ministro da saude foi a TV ( melhor meio de comunicação de massa no momento ) e falou abertamente e de maneira clara para que todos o compreendessem, qual era ou é o plano existente para debandar com essa premissa de epidemia? Não fez e ao contrario veio a TV e culpou os mortos e contaminados por não ter se precavidos contra a doença uqe ele já sabia da existencia e talvez até prevendo um epidemia. Esse é o governo que trata as coisa de forma puramente politica deixando a culpa sempre para alguem neste caso o povo. Agora, depois de culpar o povo pela possivel epidemia, o que o governo ou o ministro esta fazendo com a situação? Se esta por que não divulga e se não esta fazendo algo, o que esta esperando? A Epidemia generalizada? Sera tarde para alguns que já morreram e para os que ainda morrerão pela incompetencia administrativa mas, sairão vitoriosos politicamente, com que preço? será que esse pessoal consegue dormir com a conciencia tranquila? Sera que eles não tem qualquer resquicios de espiritualidade? Só Deus pra ajudar.......... 17 opiniões
avalie fechar
Fernanda Santos (1) 19/01/2008 18h46
Fernanda Santos (1) 19/01/2008 18h46
SAO PAULO / SP
Agora estão tentandocolocar medo na população, dizendo que a vacina contra a febre amarela pode levar a morte, esta é mais uma t ática para fazer as pessoas a não tomarem a vacina "a toa", quem me garante, que não estão tentando encobrir casos aqui em SP?
Se fosse tão perigoso, nosso Presidente e seu Ministro não teriam tomado a Dose!
6 opiniões
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (1392) 19/01/2008 16h50
AGUINALDO VENANCIO (1392) 19/01/2008 16h50
VIRAM?
O MINISTRO DA SAÚDE, ACABOU DE RESPONSABILIZAR OS DOENTES ACOMETIDOS POR FEBRE AMARELA...
OS PACIENTES DEVERIAM FAZER COMO ELE:
VIAJARIAM PARA CUBA PRA FICAR LONGE DOS MOSQUITOS... QUE PIADA...CADA DIA A PTZADA SE SUPERA EM SUAS BARBARIDADES E ABERRAÇÕES!
13 opiniões
avalie fechar
Helena Ozolins (109) 19/01/2008 16h39
Helena Ozolins (109) 19/01/2008 16h39
SAO PAULO / SP
Não vou apostar.
Vou me imunizar para conseguir ter tanta tranquilidade como Lula e o ministro.
8 opiniões
avalie fechar
RONALDO EWALD MARTINS (5) 19/01/2008 15h35
RONALDO EWALD MARTINS (5) 19/01/2008 15h35
A única possibilidade concreta (embora difícil) é de eliminar ou reduzir ao extremo a incidência do Aedes aegypti - dever de casa que o país TODO teria que ter feito há pelo menos 20 anos. 1 opinião
avalie fechar
Manoel Gutierrez (97) 19/01/2008 15h14
Manoel Gutierrez (97) 19/01/2008 15h14
A pior coisa que aconteceu nesse momento foi um pesquisador epidemiologista em férias meter-se em assuntos de "epidemia" de febre amarela. Mas não dá para se omitir .... seria covardia e omissão de cidadania ! Descobre-se quanto nosso povo ignora coisas básicas de saúde. É demais! Se se trata de problemas de divulgação das informações básicas ou falta de interesse da população, são aspectos que teremos que reavaliar ! ... o importante é que tivemos a certeza que, de um modo geral, não se está divulgando convenientemente conceitos de saúde muito básicos, ou a leitura de cada um, está se fazendo de forma enviezada por aspectos político partidário indesejáveis ! Vejam ... há décadas que "todas" as vacinas estão disponíveis nas UBS'S, e ainda em um momento como esse ocorre uma verdadeira "debandada" em busca de vacinas! .... e ainda muitos que participam desse espaço, não sabiam que o MS previa essa situação!! ... Imaginem o resto! 8 opiniões
avalie fechar
Rômulo Sabóia (1) 19/01/2008 10h33
Rômulo Sabóia (1) 19/01/2008 10h33
FORTALEZA / CE
Epidemia de febre amarela silvestre no Brasil é um evento cíclico, previsível, que tende a ocorrer a cada 7 anos. A última epidemia foi em 2000, já era de se esperar nova epidemia em 2007 / 2008.
Toda a população brasileira está sob o risco de febre amarela urbana há mais de 20 anos, desde que o Aedes aegypti, vetor da dengue e da febre amarela urbana, se alastrou por todo o país. Basta que o Aedes aegypti pique uma pessoa com febre amarela silvestre, para que ocorra uma epidemia de febre amarela urbana, que é sempre explosiva e tem alta letalidade.
Isto não aconteceu até agora por pura sorte. As autoridades brasileiras foram intensamente alertadas para este perigo iminente e para a necessidade de vacinar TODA a população nacional. Portanto, houve muito tempo para produzir vacinas e evitar o que ocorre hoje.
A maioria das pessoas infectadas pelo vírus da febre amarela silvestre desenvolve formas frustras ou inaparentes da doença, e podem infectar o Aedes aegypti, sem que ninguém perceba.
Portanto, há mais de 20 anos, está indicada a vacinação contra a febre amarela de TODA A POPULAÇÃO, pelo menos, dos municípios infestados pelo Aedes aegypti.
A população tem razão em estar preocupada e procurar a vacina, que de uso exclusivo do sistema público de saúde, e as clínicas privadas não têm autorização para importá-la.
A POPULAÇÃO TEM O DIREITO À VACINA E O GOVERNO A OBRIGAÇÃO DE DISPONIBILIZÁ-LA A TODOS
33 opiniões
avalie fechar
jonathan teixeira (324) 18/01/2008 22h43
jonathan teixeira (324) 18/01/2008 22h43
Muito bom, Sr. Manoel Gutierrez! Didático, simples e claro. Esta atitude irresponsável da mídia, de fazer crer que os casos de febre amarela que estão sendo notificados fogem ao padrão histórico de incidência da doença, não ajuda em nada e causa uma desnecessária preocupação na população. Até mesmo um dos nossos maiores médicos, o Dr. Dráuzio Varella, oncologista e infectologista, foi infectado por descuidar-se da providência básica de vacinar-se antes de ir às áreas de risco. 24 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (99)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página