Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Regulamentação de fretados

Regulamentação da prefeitura estabelece a restrição de circulação dos ônibus fretados em São Paulo.


Mais resultados: Anteriores 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Próximos
Comentários dos leitores
Guilherme Nakata (1) 29/07/2009 10h33
Guilherme Nakata (1) 29/07/2009 10h33
Ao Sr. Sérgio Gonga,
Não é bem assim que as coisas funcionam. Em planejamento urbano, cada ação deve ser estudada cuidadosamente antes de se levar ao executivo. Eu CONCORDO com a regulamentação dos onibus fretados, assim como creio que todos na cidade concordam, mas discordo da maneira que isso foi feito. Essa atitude do governo foi de tal irresponsabilidade que eles se quer calcularam o fluxo de pessoas/estação de metro, ou, no caso da LC Berrini, rotas alternativas para essa população.
Não adianta proibir esse modal se o transporte público não suporta a demanda, está em completo COLAPSO. Eu não sou usuário de fretados, uso carro, mas dou CARONAS para amigos. Tenho certeza de que você anda sozinho no seu carro, não? Que tal ajudar o transito tomando medidas assim?
Ah! Achei totalmente preconceituosa esse seu comentario sobre quem mora fora de São paulo. Isso tudo não é culpa dessas pessoas, mas da PORCARIA de política pública existente que faz projetos de habitação em partes periféricas da metropole...tem muita gente que não tem opção, o Sr. já pensou nisso? É muito fácil analisar tudo de longe, né? É fácil ser a favor dos fretados quando é o SEU carro que vai andar mais...enquanto muita gente passa a levar, 2 ou 3hs para ir ao trabalho (e antes levava 1hr...)
Acho egoísta um ponto de vista assim....desculpas e não leve isso pessoalmente, ok?
2 opiniões
avalie fechar
Carlos Cobo (1) 29/07/2009 10h32
Carlos Cobo (1) 29/07/2009 10h32
Como sempre no Brasil, tudo se faz de traz para frente. Primeiro tiram os ônibus de circulação. Depois pensam no que será feito. Ora. Por que não foi feito um estudo melhor ? Por que não foi mapeado ? Como ficarão os passageiros na utilização do transporte público se o mesmo já é caótico ? O que São Paulo necessita é de um planejamento de mais ônibus e menos carros que estão em maior quantidade. Necessita de um processo de incentivo a utilização de meio de transporte saudável ao meio ambiente, ao transito, com fluxo melhor dimensionado. Mas assinar regulamentos e leis, é mais simples, eles andam de carro zero, de helicópteros, de aviões e não sabem o que fazem Lamentável. 2 opiniões
avalie fechar
Junior pineli (2) 29/07/2009 10h29
Junior pineli (2) 29/07/2009 10h29
Sabe porque a prefeitura amarelou quanto a liberação dos fretados na Berrini? Óbvio, receio de perca dos votos dos moradores/eleitores de São Paulo que organizaram o protesto naquela região, e não dos supostos baderneiros/usuários dos fretados, que na sua maioria, residem e votam e outro município, Eita respeito ao princípio da isonomia, dignidade da pessoa humana, finalidade pública, impessoalidade, bla bla bla. 4 opiniões
avalie fechar
MARLENE PRIETO (2) 29/07/2009 10h27
MARLENE PRIETO (2) 29/07/2009 10h27
Na tv e no rádio vejo que várias pessoas foram entrevistadas na rua e, claro, mencionam que o trânsito melhorou 2a. e 3a. Não digam?! É óbvio! Se tirássemos os onibus públicos melhoraria ainda mais!! Só privilegiaríamos os automóveis, não seria uma beleza esta cidade? Um modelo para o mundo, em plena era da consciência ambiental!
Não é assim. Todos os cidadãos, usuários de fretados ou de serviço público merecem respeito. Não existe o slogan: "Transporte: um direito do cidadão, um dever do Estado"? O que se vê não é isso no serviço público: o fretamento só existe pela deficiëncia do transporte público. Os trabalhadores do serviço público só não vão para o fretado ou porque o transporte não vai até onde ele trabalha ou porque ele não tem condições financeiras para pagar pelo serviço.
Ah, e confirmo que não foram as empresas de fizeram as manifestações, foram os usuários mesmo. Não ouvi nada a respeito desta conversa com os usuários que o Prefeito menciona, a decisão foi arbitrária. Pelo que vejo, os interesses estão na maior arrecadação, já que milhares de pessoas foram obrigadas, sem alternativa, a se utilizarem do serviço público. Principalmente o metrô, que, se já não era terrível, agora está o caos.
Eu não vi nenhuma cena do metrô na TV. Não pode?
2 opiniões
avalie fechar
Ernesto Phelps (37) 29/07/2009 10h14
Ernesto Phelps (37) 29/07/2009 10h14
Toda mudança de grande porte é assim. Por mais que se medissem os destinos, só mesmo a experiência concreta permitirá ajustes. Sabiamente foi feita em férias escolares.
Será que não caberia às empresas de fretados, já quem têm o máximo interesse em permanecer, oferecer todas as informações possíveis aos planejadores.
Além disso custa o quê aos passageiros dos fretados seguirem por uma semana o que foi proposto pela Prefeitura? Assim os técnicos podem avaliar o que aconteceu. Com bloqueios de avenidas não dá para saber nada e ainda favorece a Prefeitura!
Mais ainda, pelo que vejo nas empresas de grande porte da Paulista, por exemplo, a minoria absoluta vem de fretado ou de carro próprio. A maioria chega aos prédios por transporte público.
Finalmente, um ônibus não substitui 30 carros. Ele sozinho vale por 3 e pelo atravancamento vale por 6. De carro a pessoa vai até o destino e pára. Os ônibus ficam circulando pra cá e pra lá.
25 opiniões
avalie fechar
Ed Araujo (29) 29/07/2009 10h13
Ed Araujo (29) 29/07/2009 10h13
Esse processo de mudanças dos fretados em SP foi realmente uma pataguada da prefeitura, realizado de forma evidentemente amadora, e não podemos comparar isso generalizando com serviços públicos em geral, o problema é de SP e foi pessimamente executado e planejado de forma amadora. 7 opiniões
avalie fechar
Marcela Cosentino (1) 29/07/2009 10h07
Marcela Cosentino (1) 29/07/2009 10h07
Diminuir o trânisto? Tentem trafegar pela Ricardo Jaffet após as 18h... Dimunuir a poluição? Na Ricardo Jaffet só aumentou...
Mais sofrimento para os trabalhadores, sejam usuários de metrô ou não. E não seria prioridade privilegiar o transporte público? Essa medida só privilegiou (se privilegiou) alguns poucos que andam sozinho em seus carros...
Um absurdo!!
4 opiniões
avalie fechar
Saulo Guimaraes (1) 29/07/2009 10h07
Saulo Guimaraes (1) 29/07/2009 10h07
Bom dia, sou usuário de fretado Guarulhos/ Pinheiros - SP, estou inconformado como nosso amigo secretário dos transportes da capital, que insiste em dizer que os protestos contra a restrição é incitado pelos empresários. Somos nós os usuários que não estamos nada satisfeitos com as novas rotas e locais de parada. Além de que os usuários do metro e coletivos, tambem estão muito insatisfeitos com a chegada de mais usuarios para superlotar o precário sistema de transporte coletivo.
Faltou planejamento para regulamentar os fretados..
1 opinião
avalie fechar
Leda Oliveira (1) 29/07/2009 10h04
Leda Oliveira (1) 29/07/2009 10h04
Nunca me senti tão insignificante, as poucas mudanças que ocorreram foram por conta das reclamações do moradores da região e não para ajudar os usuários. Continuo andando 30 minutos até a estação da Cidade Jardim para ficar esperando em um bolsão que na verdade é um morro cheio de lama e sem a menor estrutura e não consegui entender o porque de não poder embarcar na Vila Olimpia já que no cruzamento com a JK existe um espaço muito melhor do que o bolsão barranco. 1 opinião
avalie fechar
Roberto Dimitrio (10) 29/07/2009 10h04
Roberto Dimitrio (10) 29/07/2009 10h04
Me pergunto se, de acordo com a coerência da prefeitura, não seria conveniente multar qualquer motoristas que saissem sozinhos com carros SUV ou picapes cabine dupla, uma vez que estas, dependendo do ponto de vista, ocupam grande espaço e pioram o trânsito. Porque não forçar os donos de carros, mesmo os mais abastados, a comprarem Hatches pequenos e que não ocupem espaço? Se a prefeitura está realmente preocupada em melhorar o trânsito e não tem mais qualquer pudor na aprovação de medidas restritivas, é algo a se pensar Contudo, considerando o foco dessa administração, duvido que o executivo criaria alguma normativa que ofendesse a essa determinada casta. Então, um srº pode pegar a sua F250 e ir, sozinho no carro, comprar pão, porque ele não causa nenhum transtorno ao trânsito. 2 opiniões
avalie fechar
Daniela Foti (10) 29/07/2009 09h59
Daniela Foti (10) 29/07/2009 09h59
É um absurdo o que estes dois insanos, criadores deste absurdo, fizeram com a cidade, com os trabalhadores usuários de fretados. É obvio que ele aliviou os fretados dos funcionários da prefeitura, e claro, acredito que com uma graninha extra de algumas outras empresas. Alguém já parou para ver a volta e o tempo que se perde nos bolsões? Alguém já reparou que a SPTrans e a CET instalados nestes locais não ajudam o trânsito, só multam? Pois é! O bolsão da estação Hebraica é um absurdo, pega entrada e saída de veículos do shopping Eldorado, do Centro Empresarial Eldorado, da Marginal Pinheiros e da Rebouças. À tarde, para se dar a volta neste quarteirão o fretado leva de 25 a 30 minutos, depois tem que dar uma volta enorme para chegar na Estação Sumaré, porque não pode subir a Teodoro Sampaio. Quando chega na estação Sumaré é uma zona, porque além dos carros tem policiais fortemente armados (aqueles que só são machos e agem como polícia contra cidadões que não oferecem nenhum tipo de perigo, sabem do que estou falando não é? Afinal, quando se tem confronto, assalto, entre outros, eles ou estão participando ou chegam bem depois). Tem também a Barra Funda, é uma loucura, nem merece comentários. Os dois idiotizados que fizeram isso não estudaram em nada benefícios e prejuízos de sua ação e aproveitaram de recesso e mais uma outra série de coisas para fazer isso de forma tão rápida, suja e arbitrária. 7 opiniões
avalie fechar
DANIEL RANIERI (1) 29/07/2009 09h56
DANIEL RANIERI (1) 29/07/2009 09h56
Se todos repararem , tudo foi arquitetado a toque de caixa pela prefeitura : implantação nas férias, sem um planejamento adequado, sem consultar e mapear as vias e os impactos e com requinte de suposições.
O Kassab e o seu secretário, pegam metrô e lotação ?
Eles conseguiram com isso, perder as eleições, só isso.
Não se preocupem Kassab e secretário, se isso acontecer, nós lhe daremos um BILHETE ÚNICO.
4 opiniões
avalie fechar
nfsilva bol.com.br (4) 29/07/2009 09h56
nfsilva bol.com.br (4) 29/07/2009 09h56
Sr. SERGIO GONGA, vou lhe ensinar a fazer contas: um fretado carrega, em média, 48 pessoas; logo, não são todas que irão de carro - afinal nem todas suportarão o custo - são APENAS 20 pessoas!
Bom, mas o Sr. não usa fretado. Seria legal impedirem os carros de circularem o dia todo na mesma área de restrição! Assim, quem quer impedir os trabalhadores de chegarem ao trabalho, também veriam como o transporte público é 'bão' de usar!
4 opiniões
avalie fechar
Jorge Paiva Abrantes (1) 29/07/2009 09h55
Jorge Paiva Abrantes (1) 29/07/2009 09h55
Fui usuário de fretado, coordenei linha por diversos anos de Campinas a SP. Sou tetemunha que 40 veiculos diários deixavam de circular no centro de São Paulo. É só calcular a área ocupada por um ônibus e por 40 automóveis para ver a insanidade desta medida. Foi uma medida atabalhoada, mal planejada e é emblemática da administração Kassab.É também pagamento de "dívida" de campanha com as empresas de transporte coletivo e não foge a regra do político médio oportunista brasileiro. Quanto aos transtornos devido a paradas sucessivas é só a secretaria de transporte trabalhar um pouquinho e determinar pontos e trajetos obrigatórios para este tipo de transporte coletivo que uma cidade com esta não pode prescindir. E também, que tal também começar a organizar os motociclistas, que descumprem sistematicamente as leis de trânsito e morrem as pencas. Se compararmos os transtornos que os acidentes de motos causam a cidade, os dos fretados são infímos. Na próxima eleição, fora Kassab.... 4 opiniões
avalie fechar
Annita Clayton (2) 29/07/2009 09h53
Annita Clayton (2) 29/07/2009 09h53
Em tempo: na semana passada, somente na avenida Santo Amaro, no trecho entre Av São Gabriel e Av. Portugal havia 3 ônibus biarticulados quebrados no corredor, às 18:00. Ônibus imundos por dentro e por fora e, pelo jeito, sem manutenção preventiva. É esse o tal transporte público que tal mente brilhante diz estar atendendo plenamente à população e pode receber mais passageiros.
Também é a mesma mente brilhante e saudosa dos anos 70 que resolveu fazer um teste e reservar uma faixa na 23 de maio aos motoboys. Até minha avó de 92 anos quando soube disso, não acreditou em tamanho despautério.
E tem ainda o tunel de 2,2 bilhões que ligará a av. Roberto Marinho à Imigrantes para agradecer o apoio das empreiteiras. Essa história é velha... é o modelo Maluf e Pitta de gerir o erário público: 2,2 bilhões é só para o cafezinho.
Em vez de enfiar nosso rico dinheirinho nesse tunel, tente, senhor Kassab, pelo menos tente executar uma medida inteligente, bem planejada, sem circo, que atenda estritamente à população de São Paulo e não aos seus aliados políticos e econômicos. Uma cidade como a nossa e cidadãos como nós estamos muito acima de suas vis vaidades pessoais.
5 opiniões
avalie fechar
Jasson C. Barros (25) 29/07/2009 09h52
Jasson C. Barros (25) 29/07/2009 09h52
MORO AQUI NA REGIÃO CENTRAL E TRABALHO NA AV. RIO BRANCO, PARA MIM QUE JÁ TIVE UM ONIBUS FRETADO SEMPRE OBSERVO A PASSAGEM DE FRETADOS DE VÁRIAS EMPRESAS, E APÓS A RESTRIÇÃO VEJO QUE NÃO ESTÁ TENDO MAIS ENGARRAFAMENTO NA RIO BRANCO E IPIRANGA EX.
SÓ FICO SOLIDÁRIO DAS PESSOAS QUE PRECISAM USAR O TRANSPORTE PUBLICO QUE É UM SOFRIMENTO TOTAL NA HORA DE PICO.
2 opiniões
avalie fechar
nfsilva bol.com.br (4) 29/07/2009 09h49
nfsilva bol.com.br (4) 29/07/2009 09h49
Mais uma vez a prefeitura demonstra sua INCOMPETÊNCIA. Seria melhor definir pontos de parada durante TODO o trajeto dos fretados do que restringir a usa circulação. Mas... não é o Kassab que usa fretado; é o trabalhador, então... o trabalhador que se dane! 1 opinião
avalie fechar
BENEDITO VICENTE (20) 29/07/2009 09h49
BENEDITO VICENTE (20) 29/07/2009 09h49
A LIBERAÇÃO DOS FRETADOS NA BERRINI FOI MERITO EXCLUSIVO DO PODER DE FOGO DA REDE GLOBO CUJOS FUNCIONÁRIOS USAM OS FRETADOS. ESSE PREFEITINHO E SEU SECRETARIOZINHO, COMO DEMAGOGOS, TEMEM MAIS A GLOBO QUE O PAPEL RIDICULO QUE FAZEM EM SÃO PAULO... 3 opiniões
avalie fechar
William Douglas (7) 29/07/2009 09h46
William Douglas (7) 29/07/2009 09h46
A Prefeitura de São Paulo mostra mais uma vez a sua ineficiência tecnica, toma uma atitude arbitraria, sem qualquer estudo tecnico provoca um caos maior do que ja estava com os fretados transitando em São Paulo, acho que deveria ter um tempo maior até a restrição, verificar onde os passageiros desembarcam, será que ninguem na prefeitura utiliza este sistema? Alguem teve a "incrivel idéia" de achar que o povo da zona leste que utiliza os fretados isiram descer na estação Brás? Este sistema já é utilizado para não continuar na zona leste e ficar cada vez mais proximo do seu trabalho, senão, iriam utilizar o inefeciente transporte público, como trens da CPTM lotadissimos ou ônibus com um trânsito caótico de nossa megalope.
Vamos torcer para que alguem da prefeitura da maior capital do país utilize a inteligência e consiga acabar com mais um garaglo em nosso sistema de transporte
2 opiniões
avalie fechar
JOEL NUNES (5) 29/07/2009 09h46
JOEL NUNES (5) 29/07/2009 09h46
No ano passado quando teve eleição para prefeito, um candidato disse que a solução para o transito estava nos corredores de ônibus.
Talvez por teimosia em ser humilde para seguir conselhos de adversarios ou por burrice mesmo nada foi feito.
Agora querem inventar formulas magicas.
Ainda esta em tempo , a partir de 2010 dependendo do desempenho que está muito fraco dos políticos que estão nesta cidade, pode significar uma mudança em tudo que está aí.
São Paulo é o coração do Brasil . O melhor nos vamos escolher desta vez sem errar de novo.
Repudiamos aqueles que nos prejudicam direta ou indiretamente.
Vamos escolher para São Paulo um governo popular e participativo de todos os problemas do nosso povo.
Para dar sequencia a política do nosso País , como não podemos arriscar mais seguiremos na mesma trilha , com a certeza de que serão passos firmes rumo ao futuro promissor que nos espera , graças ao atual governo.
E a oposição mais uma vez vai ver a Esperança vencer o mêdo.
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (785)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página