Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2006 - 04h09

Ousadia compromete desfile da Acadêmicos do Tatuapé

Publicidade

da Folha Online

A complexidade do tema cooperativismo --escolhido pela escola Acadêmicos do Tatuapé-- comprometeu o desfile realizado nesta primeira noite do Carnaval de São Paulo. Com o samba-enredo "Cooperativismo, União para o Bem Comum. Uma Grande Nação se Faz com Cooperação", a escola quis mostrar a importância do sistema de cooperativa na economia brasileira.

A letra do samba --sobre a importância do trabalho em conjunto e o desenvolvimento da nação-- não deixava claro um motivo para a existência de algumas alas. Entre elas, "A Espanha e os Eletrodomésticos", referente à pouco conhecida história do cooperativismo. A escola também homenageou setores que utilizam este tipo de sistema, como "Transportes", "Educação" e "Cultura".

Até então, as escolas que se apresentaram na primeira noite do Carnaval haviam abordado temas mais fáceis de serem representados. A Gaviões da Fiel fez uma homenagem ao centenário do 14 Bis, para mostrar o desejo e o sonho que o homem sempre teve de voar. Já a Rosas de Ouro mostrou o drama da escravidão dos negros, enquanto a Nenê de Vila Matilde usou uma "ópera-samba" para falar sobre o racismo.

O destaque da Acadêmicos ficou por conta de um carro alegórico com diversas crianças e mulheres grávidas, representando o futuro perfeito. Segundo Eduardo dos Santos, vice-presidente da Acadêmicos, as crianças estão sendo treinadas e instruídas para uma sociedade melhor na divisão de tarefas. "Elas representam essa transformação", afirmou.

Em 2005, ao falar sobre "A heróica história de nossa história, berço cultural de nosso povo, o Pará", a Acadêmicos do Tatuapé ficou em 13º lugar na classificação das escolas de São Paulo.

Desfiles

Antes da Acadêmicos, passaram pelo Anhembi a Gaviões da Fiel, a Rosas de Ouro e a Nenê de Vila Matilde. Depois, desfilam Império de Casa Verde, Camisa Verde, Vai-Vai e Mocidade Alegre.

Na noite de sábado, desfilam Unidos do Peruche, Tom Maior, Acadêmicos do Tucuruvi, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria, Leandro de Itaquera, Mancha Verde e X-9 Paulistana.

Pertencente ao Grupo das Escolas Esportivas, a Mancha foi incluída na programação do Grupo Especial conforme acordo entre a Liga e as agremiações.

O tempo mínimo de cada desfile é de 55 minutos, e o máximo de 65 minutos.

Leia mais
  • Carros da Nenê de Vila Matilde apresentam problemas no sambódromo
  • Gaviões pode perder até 6 pontos por irregularidades no desfile
  • Com mensagem forte, Rosas de Ouro encerra desfile no Anhembi

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página