Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2006 - 21h42

Bono não desfila em trio e frustra multidão em Salvador

Publicidade

AFRA BALAZINA
enviada especial da Folha de S.Paulo a Salvador
LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador

O medo de perder o controle da situação e de uma histeria coletiva levou os dirigentes da gravadora Universal a tomar uma decisão que frustrou milhares de pessoas que participam do Carnaval de Salvador --impedir o cantor Bono, do grupo irlandês U2, de desfilar em cima do trio elétrico Expresso 2222, do ministro Gilberto Gil (Cultura).

Convidados para a festa baiana pelo ministro, Bono e os outros integrantes da banda já tinham se comprometido a desfilar nos quatro quilômetros do circuito Barra/Ondina.

O veto da gravadora, de acordo com informações de funcionários do camarote de Gil, aconteceu após a primeira participação pública do vocalista na festa --na sacada do camarote de Gil, na quinta-feira, Bono cantou a música "Vertigo" e improvisou com Ivete Sangalo, que estava em cima do trio elétrico Cerveja & Cia.

O cantor ficou aproximadamente duas horas no camarote. Apesar da presença de cerca de 30 policiais da Tropa de Choque para cuidar da segurança do U2, houve confusão na chegada e na saída da banda do circuito nesse dia. As duas vans que trouxeram os integrantes do grupo e seus assessores foram cercadas pelo público e, depois, espremeram os curiosos para poder passar.

Na sexta-feira, a única aparição pública do U2 foi para fãs e jornalistas que estavam em frente da casa onde os irlandeses estão hospedados, por volta das 15h, na praia de Busca Vida (litoral norte de Salvador).

Bono, o baterista Larry e o guitarrista The Edge deram autógrafos e conversaram com os admiradores em troca de um pouco de privacidade depois. Ficou combinado com seus assessores que, após a aparição do grupo, os fãs e a imprensa sairiam do local.

Pouco antes de aparecerem na sexta, o ministro chegou à casa da praia para conversar com a banda. Ele seguiu direto para dentro da residência e não conversou com a imprensa.

Nos dois dias em que foi visto, apesar do calor, Bono vestia camisa preta com vários botões abertos --deixando à mostra as correntes que usa. Também estava com seu inseparável chapéu estilo cowboy e seus óculos escuros vermelhos.

A reportagem tentou falar com a assessoria da Universal, não conseguiu e deixou recado no celular de uma das assessoras. No início da tarde, em entrevista a emissoras de TV, em Salvador, o ministro Gil disse que, por razões de segurança, Bono não subiu no trio elétrico.

O U2 faz um show neste domingo no Chile, no estádio Nacional.

Camarotes

Neste sábado, foi a abertura oficial dos camarotes em Salvador. Os mais badalados eram os de Daniela Mercury e o Expresso 2222. Passaram pelo camarote de Gil o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), Luiza Brunet, a atriz Adriana Esteves e o deputado Nelson Pellegrino (PT-BA).

No de Daniela, podiam ser vistos o publicitário Nizan Guanaes, a atriz Ingrid Guimarães, a cantora Sandra de Sá, a jogadora de vôlei Virna, entre outros.

Mais de 50 blocos e trios desfilaram pelo circuito Barra/Ondina na sexta e, neste domingo, começam os desfiles no circuito oficial da festa (Campo Grande/Praça da Sé), no centro da cidade.

Leia mais
  • Galo da Madrugada leva multidão às ruas em Recife
  • Desfile deste sábado concentra escolas sem tradição em SP
  • Diversidade de temas marca primeira noite de desfiles em SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o U2
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página