Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2006 - 07h51

Águia de Ouro tem samba acelerado; X-9 encerra desfiles em SP

Publicidade

da Folha Online

A escola de samba X-9 encerrou na manhã deste domingo o segundo dia de desfiles em São Paulo. Ao contrário do dia anterior --quando a rainha da bateria da Mocidade Alegre se queimou e os integrantes da Gaviões da Fiel correram para encerrar o desfile--, não houve qualquer incidente no sambódromo entre a noite de sábado e a manhã de domingo.

A escola Águia de Ouro, quarta a desfilar, respondeu pelo momento de maior agitação entre o público do Anhembi. Com o samba-enredo mais acelerado que passou pelo sambódromo, a Águia conseguiu tratar com leveza um tema bastante polêmico: a violência contra as crianças. Além de inovar em relação ao tema abordado, a escola também apresentou novidades durante o recuo da bateria --quando os integrantes, apresentando uma coreografia elaborada, ajoelharam para o público.

Tuca Vieira/Folha Imagem
Crianças vestidas de fadas se apresentaram pela Águia
Crianças vestidas de fadas se apresentaram pela Águia
Outras surpresas da quarta agremiação ficaram por conta de bailarinas que se apresentaram com sapatilhas de ponta, além da porta-bandeiras e mestre-sala, fantasiados de Chapeuzinho Vermelho e Lobo Mau. Um dos carros alegóricos se referia à criança recém-nascida que foi abandonada na lagoa da Pampulha (MG) --ele mostrava uma sereia salvando um bebê.

A primeira apresentação da noite ficou por conta da Unidos do Peruche, que homenageou Santos Dumont --na primeira noite de desfiles, o samba-enredo da Gaviões da Fiel também falou sobre o aviador, ao comemorar o centenário do 14 Bis.

Em seguida, a Tom Maior ocupou o sambódromo para contar a história do Estado do Piauí. A apresentação dividiu seu foco entre aspectos científicos da região --como os fósseis de dinossauros-- e também os musicais. O cantor Frank Aguiar foi o destaque no último carro da apresentação, que abusou da palha e fibra de babaçu nas fantasias (dois itens bastante comuns no Piauí).

A Acadêmicos do Tucuruvi inovou no sambódromo com uma homenagem aos deficientes auditivos --os refrões do samba-enredo foram cantados pela comissão de frente na língua dos sinais. Além disso, a terceira escola a se apresentar utilizou triciclos diferentes em sua comissão de frente para apresentar "A Fé do Homem do Campo em Cultivar, Ensinar e Aprender".

Depois da Águia de Ouro, a Unidos de Vila Maria impressionou o público com seu carro abre-alas, com cerca de 100 metros de comprimento. A escola abordou em seu enredo os transportadores rodoviários, o excesso de pedágios e a má condição das estradas.

Um dos principais destaques da Leandro de Itaquera foi uma chuva de pétalas de rosas --elas caíram de um helicóptero que sobrevoou o Anhembi. Também chamaram a atenção os bonecos gigantes do prefeito José Serra, governador Geraldo Alckmin e Mário Covas, governador tucano morto em 2001. As esculturas vieram logo atrás de um carro que representava a parada do orgulho gay.

O dia estava clareando quando a Mancha Verde ocupou o sambódromo com um panorama da intolerância ao longo da história da humanidade. A escola foi incluída na programação do Grupo Especial conforme acordo entre a Liga e as agremiações, mas não disputou o título por este grupo. Neste contexto, o samba-enredo fez uma crítica ao imperialismo norte-americano e às ações do presidente George W. Bush. Além disso, levou à avenida personagens que foram vítimas de injustiça, como Jesus Cristo.

A escola de samba X-9 Paulistana encerrou os desfiles do Carnaval de São Paulo sob o sol já forte de domingo. A escola optou por um tema ousado ao falar sobre o "X da Questão" em seu samba-enredo. Para desenvolver o assunto, os 3.500 integrantes se dividiram em alas que tratavam da história do "X" na matemática. O primeiro carro alegórico, por exemplo, mostrava um cenário típico da pré-história. Em meio a dinossauros, a escola mostrou que, naquela época, este símbolo já era usado para controlar a quantidade de animais.

Leia mais
  • Leandro de Itaquera mostra festas tradicionais e políticos de SP
  • Unidos de Vila Maria impressiona público com carro abre-alas
  • Com samba animado, Águia de Ouro dá leveza a tema polêmico

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página