Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2006 - 06h13

Grande Rio acelera ritmo, mas estoura tempo do desfile

Publicidade

da Folha Online

A Grande Rio surpreendeu o público da Marquês de Sapucaí ao realizar diversas transformações durante o desfile --para isso contou com carros grandes e novidades que acabaram comprometendo o tempo da apresentação. Apesar de os integrantes das últimas alas terem acelerado o passo, a agremiação ultrapassou em um minuto o limite de tempo (80 minutos) do desfile.

A principal novidade ficou por conta de mudanças vistas na comissão de frente e carro abre-alas, que representaram a cultura índigena e também a lenda de Eldorado, como propunha o samba-enredo "Amazonas, o Eldorado é aqui".

Em poucos segundos, as dez ocas que formavam a comissão de frente viravam portais dourados. Da mesma forma, a roupa dos integrantes mudava daquela utilizada por índios para o que seriam as vestes dos habitantes de Eldorado. O processo de transformação impressionou, mas também apresentou problemas durante o desfile --quando uma única alegoria se mantinha como oca no momento de Eldorado, e vice-versa.

Outra fantasia que ganhou destaque foi a das baianas, toda feita em palha. Entre os carros alegóricos que mais chamaram atenção do público estava um que representava uma aranha e outra que imitava uma floresta.

O desfile mostrou a invasão espanhola e a corrida pelo ouro. Além disso, a Grande Rio prestou tributo às plantas medicinais da região, ao antigo Teatro Amazonas e também à indústria de celulares, instalada no Estado. A escola recebeu ajuda financeira do governo do Amazonas, mas não divulgou quanto. "Talvez seja o maior Carnaval de todos os tempos na história da Grande Rio", disse o diretor-geral de Carnaval da escola, Milton Peracio.

A agremiação reuniu diversos integrantes famosos, como a rainha de bateria Susana Vieira --ela vestiu collant transparente com aplicações em preto e prata. Entre eles, Zeca Pagodinho, Mônica Carvalho, José Wilker, Gilberto Barros e Isabel Fillardis.

Desfiles

Antes da Grande Rio, desfilaram Salgueiro, Rocinha, Imperatriz, Caprichosos e Vila Isabel. Depois, Beija-Flor encerra a noite.

Na segunda-feira é a vez de Porto da Pedra, Mangueira, Viradouro, Mocidade Independente, Unidos da Tijuca, Império Serrano e Portela.

Leia mais
  • Samba em "portunhol" da Vila Isabel homenageia América Latina
  • Caprichosos põe índios no sambódromo para homenagear ES
  • Rocinha polemiza ao falar de dinheiro e felicidade no Rio

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página