Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2006 - 05h00

Unidos da Tijuca impressiona público com alegorias humanas

Publicidade

da Folha Online

As alegorias que ganham vida com movimentos humanos foram a principal atração da Unidos da Tijuca, que apresentou na Marquês da Sapucaí o samba-enredo "Ouvindo tudo que vejo, vou vendo tudo que ouço". A apresentação misturou elementos da música e também cinema, em referência às trilhas sonoras de filmes famosos.

Bruno Domingos/Reuters
Integrantes seguram placas para formar um LP --na imagem, o disco contém nomes de diversos gêneros musicais
Integrantes seguram placas para formar um LP --na imagem, o disco contém nomes de diversos gêneros musicais
O grande destaque ficou por conta do carro abre-alas, que imitava um toca-discos. Ao segurar diferentes placas, cerca de 80 integrantes formavam a imagem de LPs que se alternavam no tocador. Enquanto um deles trazia as palavras "Unidos da Tijuca", outro mostrava uma bolacha com o nome de diversos gêneros musicais. O terceiro LP, por sua vez, tinha o rosto de intérpretes famosos.

Bruno Domingos/Reuters
Integrantes do carro abre-alas seguraram placas que formavam imagem de LPS
Integrantes do carro abre-alas seguraram placas que formavam imagem de LPS
As alegorias humanas também estiveram presentes no carro "A Ópera do Carnaval", que homenageou as 14 escolas do Grupo Especial. Organizados em forma de escada, os integrantes subiam e desciam bandeiras de todas essas agremiações.

Outro ponto forte desta característica foi a comissão de frente, quando diversos "Mozarts" formavam as teclas de um piano --enquanto isso, um integrante com a mesma fantasia fingia tocar o instrumento.

Sergio Moraes/Reuters
Carro do "E.T." foi o mais caro da escola
Carro do "E.T." foi o mais caro da escola
Em relação ao cinema, o destaque ficou por conta do carro alegórico que trazia bicicletas voadoras como aquela do filme "E.T. - O Extraterrestre". O investimento nesta alegoria foi um dos mais altos da escola.

Como o tema era música, a Unidos não se esqueceu de ídolos, como Elvis Presley, Michael Jackson, Rita Lee, entre outros. O apresentador de TV Chacrinha também foi homenageado --ele apareceu no topo de um carro alegórico formado por diversos fuscas pretos.

"Esta é uma apresentação que veio para emocionar. Faremos um desfile leve, descontraído, com imagens de fácil reconhecimento", afirmou o carnavalesco Paulo Barros pouco antes do desfile.

Acostumado a inovar como fez no ano passado ao falar de lugares imaginários e trazer cerca de 50 vampiros para a Sapucaí, desta vez a Unidos traz uma comissão de frente especial --apesar do mistério, sabe-se que ela terá alegorias humanas e passará por transformações durante o desfile. "Ela vem coreografadas e com uma série de efeitos, mas quero manter o encanto do segredo", diz o diretor de Carnaval.

A escola conta com 4.000 componentes e 27 alas.

Desfiles

Antes da Unidos da Tijuca, Porto da Pedra, Mangueira, Viradouro e Mocidade Independente se apresentaram na segunda noite de desfiles do Grupo Especial. Depois desfilam Império Serrano e Portela.

Ontem, passaram pelo sambódromo Salgueiro, Rocinha, Imperatriz Leopoldinense, Caprichosos de Pilares, Vila Isabel, Grande Rio e Beija-Flor.

Leia mais
  • Mocidade faz caos e luz acabarem em brasilidade
  • Viradouro mostra carros alegóricos "duas caras" no Rio
  • Mangueira comemora Carnaval com carrancas e procissão

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página