Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2006 - 10h58

Deputados da CPI do Tráfico de Armas ouvem Marcola nesta quinta-feira

Publicidade

da Folha Online

Nove deputados federais integrantes de CPI do Tráfico de Armas vão ouvir nesta quinta-feira o depoimento do líder do PCC (Primeiro Comando da Capital) Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, em Presidente Bernardes (589 km a oeste de São Paulo).

Por questões de segurança, o líder da facção será ouvido na penitenciária em que está preso, onde vigora o RDD (Regime Disciplinar Diferenciado). A CPI chegou a cogitar a realização do depoimento na própria Câmara e no fórum da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, hipóteses logo descartadas.

Reuters
Marcola, líder do PCC
Marcola, líder do PCC
Além de questionar o Marcola sobre o tráfico de armas, os deputados devem abordar a onda de ataques ocorrida em São Paulo entre 12 e 19 de maio e o suposto acordo feito entre ele e o governo de São Paulo.

Marcola também deve responder sobre o vazamento da gravação dos depoimentos de dois delegados do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado) à CPI. Advogados do PCC teriam subornado um técnico da Câmara para conseguir as gravações.

Os deputados chegaram a São Paulo na manhã desta quinta, de onde seguem para Presidente Prudente (565 km a oeste de São Paulo), de avião. De lá, os membros da CPI vão para Presidente Bernardes, onde a Polícia Militar isola o entorno da penitenciária em raio de cem metros.

Toda a viagem é acompanhada de um esquema especial de segurança da Polícia Federal. Desde que a CPI decidiu ouvir Marcola, várias ameaças de morte foram recebidas na Câmara.

Leia mais
  • Marcola confirmou rota do tráfico de armas à CPI, diz relator
  • Marcola deixou de responder perguntas em depoimento à CPI
  • Deputados ouvem Marcola na penitenciária de Presidente Bernardes

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o PCC
  • Leia a cobertura completa sobre os ataques em São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página